Bons motivos para viajar pelo Brasil :
Turistas que buscam diversidade, belezas naturais, história, cultura, alegria, diversão e aventura encontram, nas cinco regiões brasileiras, lugares que superam todas as expectativas…
O brasileiro resulta da miscigenação de dezenas de etnias indígenas das Américas com os muitos povos que imigraram em grandes fluxos vindos da Europa , Ásia e da África. Todos esses povos mantém vivos seus costumes e suas tradições e os adaptaram à condições encontradas nas diferentes regiões do país, criando múltiplos matizes culturais.
O Brasil é um país vasto não só em extensão territorial, mas, sobretudo, na sua diversidade cultural. Dividido em estados, o país adquiriu vários formatos típicos. Cada região apresenta linguagem específica, com gírias, sotaques e expressões características, pratos diferenciados e festividades diversificadas. Desse encontro de crenças, tradições, costumes e valores, nasce o brasileiro e toda a sua diversidade, apesar de pertencer a um mesmo país, de falar um mesmo idioma e viver sob o mesmo regime de governo.
É fascinante conhecer a pluralidade cultural do país.
A diversidade da natureza é bela e tem grande valor ecológico. Uma impressionante variedade de paisagens e ecossistemas – Amazônia, Pantanal,Bonito, Jalapão,Ilha de Marajó, Cerrado, praias, Cânions, serras, planícies e campos – e a abundância de espécies da fauna e da flora favorecem o crescimento em larga escala de atividades ligadas ao ecoturismo e ao turismo de aventura, como mergulho, observação de aves e baleias, pesca esportiva, vôo livre, surfe, vela , cavalgadas, rafting e práticas radicais variadas.
Os encantos da natureza brasileira, se multiplicam em dezenas de parques e reservas por todas as regiões do país. Além da contemplação das belezas naturais , a diversidade geográfica e ambiental brasileira permite a prática de uma variedade de modalidades desportivas ao ar livre em todas as regiões, em qualquer época do ano.
A Amazônia, o Pantanal, as Cataratas do Iguaçu, a Ilha de Fernando de Noronha e os Lençóis Maranhenses são ícones do ecoturismo , num país em que a diversidade geográfica favorece os esportes de aventura.
Ressaltando ainda as Chapadas do Coração do Brasil, região central do país, caracterizado pela vegetação de cerrado e pela presença de grandes formações rochosas em arenito. Tais como , Chapada Diamantina, ( Bahia) Chapada dos Veadeiros ( Goiás ) Chapada dos Guimarães ( Mato Grosso )
O patrimônio cultural brasileiro é rico e variado. Dezenas de cidades conservam os casarios de época, construídos em diferentes tempos e estilos arquitetônicos como os períodos do Brasil-Colônia e do Império. Além do marco do modernismo, a capital Brasília.
Das grandes metrópoles aos pequenos e charmosos municípios, há cidades que se destacam pela preservação do patrimônio histórico e manifestações culturais.
A gastronomia brasileira , é um diferencial na escolha do roteiro. Simples e tradicional ou sofisticada, de Norte a Sul a comida tem sabores e temperos marcantes.
Restaurantes requintados oferecem o melhor da gastronomia internacional. Cantinas e bistrôs seduzem os paladares com pratos típicos de culturas diversas. Mas nada se compara à variedade das culinárias regionais. Pratos típicos de cada região , como as moquecas de peixe da Bahia e as do Espírito Santo, pratos de camarão do nordeste e os de Santa Catarina, e a feijoada mineira e carioca. Além dos pratos típicos e deliciosos da cozinha mineira : leitão a Pururuca, frango caipira, doces variados, e principalmente feitos em fogões a lenha. Pato no tucupi, tacacá e maniçoba, delícias do Norte, com origem na cultura Indígena.
Pratos símbolo da fartura da mesa brasileira : a feijoada e o churrasco, bastante conhecidos e cultuados no país e, mais especificamente, nas suas regiões de origem.
A feijoada é um prato típico brasileiro, de origem africana. Entre lenda e história, a feijoada transformou-se em um prato bastante valorizado na gastronomia brasileira e mundial.
Já o churrasco, tem sua origem na região sul do país. Os melhores churrascos são tradicionalmente feitos por gaúchos, naturais do sul do país. Faz parte da tradição desta região assar a carne na brasa.
O Brasil é conhecido pela alegria e pela criatividade do povo, que ganham ritmos, cores e significados diferentes em cada região do país. Os carnavais do Rio de Janeiro, de Salvador, de Recife e de Olinda, exemplificam bem essa diversidade. As baterias das escolas de samba, os trios elétricos e tambores baianos, os maracatus e blocos de frevo pernambucanos têm sons distintos, mas contagiam multidões.
Há muitas outras manifestações culturais, festivais folclóricos ou celebrações religiosas que atraem milhões de visitantes, durante todo o ano, a todas as regiões do Brasil.
Em plena Floresta Amazônica, o Festival de Parintins é espetáculo único promovido pelos povos ribeirinhos. As raízes culturais e religiosas mantêm-se vivas na tradição do bumba meu boi, no Maranhão, nas festas de São João, em junho, nos estados do Nordeste; na procissão do Círio de Nazaré, no Pará, e na Octoberfest de Blumenau, em Santa Catarina, em outubro, entre tantas outras festas populares , como Carnaval e Parintins nos meses de início do ano.
Enfim, o calendário das Festas que animam o País de Norte a Sul, é extenso e diferenciado, ocupando as 52 semanas do ano.
Algumas festas populares de destaque : Reveillon, no Rio de Janeiro; Carnaval no Rio de Janeiro, Salvador, Recife, Olinda; Festival Folclórico de Parintins; Festas de São João em Campina Grande , e Cauraru; Festa do Peão de Boiadeiro em Barretos, Círio de Nazaré, em Belém; Nossa Senhora Aparecida, destino de peregrinação religiosa, e Festas de Outubro em Santa Catarina : Octoberfest, em Brusque a Fenarreco ( atração é o repolho roxo com marreco) e Timbó faz a Festa do Imigrante. No litoral , festeja-se a cultura Açoriana, com a Fenadoce; a cidade de Itajaí, realiza a Marejada ( festa portuguesa), na capital catarinense , acontece a Fenaostra, festival gastronômico onde a ostra é o ingrediente principal.
O artesanato brasileiro caracteriza-se pelo uso de elementos e materiais da natureza e reflete as influências de cada região, com espaço para acessórios que evidenciam a presença da moda e toques urbanos.
No Norte, destaca-se o uso de matérias-primas extraídas da Floresta Amazônica , como látex e outras fibras vegetais, e para a pré-histórica cerâmica marajoara, que mantém até hoje as características passadas de geração para geração por vários séculos. Vem do Centro-Oeste o capim-dourado, que enche os olhos dos visitantes e ganha espaço nas grandes joalherias do mundo. No Nordeste, a cultura do agreste e a religiosidade impregnam todas as manifestações artísticas e folclóricas. Muito artesanato em cerâmica. No Sudeste e no Sul, a influência européia é mais visível, especialmente nos trabalhos com madeira, tecelagem, bonecos, velas, cristais e couro.
Em qualquer região do Brasil, em todas as épocas do ano, há opções para todos os perfis de turista.
As praias do Nordeste, podem ser visitadas nas quatro estações, pois a estaçõa predominante no Nordeste, é o verão.
A Amazônia e o Pantanal oferecem paisagens e experiências distintas tanto na temporada das cheias ( de novembro a abril) quanto na das vazantes ( de maio a outubro).
As Cataratas do Iguaçu, encantam olhos incrédulos em qualquer dia do ano.
O sul do Brasil, também oferece experiências distintas, onde no inverno, muitas vezes em algumas cidades você pode até brincar na neve , curtir um gostoso frio, saborear deliciosos vinhos, e em outras estações, lindas paisagens floridas e com temperatura agradável, praias encantadoras.
A modernidade do País, não está restrita apenas a sua infraestrutura . Nas grandes cidades, o turista tem contato com um Brasil jovem, moderno e rico em manifestações culturais contemporâneas: exposições de artes pláticas, espetáculos de dança e teatro, feiras literárias, grandes shows e festivais de cinema.
O viajante que percorre os 9,2mil km de litoral, encontra uma ampla e qualificada rede hoteleira. Pousadas, hotéis turísticos e de primeira além de muitos resorts de luxo. Enfim, sempre há opções variadas de hospitalidade.
As operadoras e Agências de Viagens, são extremamente profissionalizadas e podem oferecer ao turista uma assessoria personalizada para atender às expectativas, lhe oferecendo diferentes roteiros, e pacotes turísticos dos variados segmentos em todo o território nacional.
Ao viajar pelo Brasil, e pelo mundo, é importante consultar o seu Agente de Viagem.
Fonte : Revista Turismo & cia
Uma escolha acertada !
Para quem gosta de conhecer novos horizontes e pessoas, participar tanto de atividades mais descontraídas quanto de eventos, de muita mordomia, boa comida, boa bebida, piscina, paisagens, novas amizades, tranquilidade, tempo para ler e descansar os cruzeiros marítimos, oferecem diversas oportunidades de entretenimento.
E ainda, por possuírem esta variedade de atrativos, estes cruzeiros agradam pessoas de todas as idades, desde crianças a idosos, sendo um passeio ideal para quem viaja sozinho, em casal ou com toda a família.
Recomendado ainda, para quem não dispensa lazer e diversão, com um toque de sofisticação. Os cruzeiros marítimos, que são considerados verdadeiros resorts flutuantes, proporcionam tudo isto. Afinal, são navios modernos, muito bem equipados e altamente confortáveis, para oferecer o que há de melhor para quem estiver a bordo.
São alvo de pessoas que buscam férias relaxantes, longe do estresse da vida contemporânea. Viajar pelo oceano, não há tráfego, poluição, monotonia e é excelente para renovar as energias para começar uma nova jornada.
Para quem deseja se livrar das tensões e pressões da vida moderna, buscando férias que proporcionem momentos de descanso e lazer, com direito a sol, mar e vento, não há dúvidas de que fazer uma viagem de cruzeiro é uma excelente opção.
Fazendo um cruzeiro marítimo é possível conhecer várias cidades, sem ter que ficar mudando de hotel toda hora e nem ter que arrumar e desarrumar as malas, típico de outras viagens.
No entanto, a escolha do cruzeiro é primordial. Hoje em dia há cruzeiros para todos os gostos, públicos, faixas etárias e com saídas temáticas. Por isso, procure escolher um cruzeiro que combine com seu perfil e gostos, pois, na maior parte do tempo você ficará dentro do navio Se quiser fugir do estresse, junto com a família, com a namorada, ou sozinho, há cruzeiros para todos os tipos e também para todos os bolsos.
Informações Importantes :
• Como escolher um cruzeiro marítimo?
Há cruzeiros marítimos no mundo todo. Para escolher um cruzeiro você tem que levar em conta algumas variáveis. Uma delas é: o que você espera de seu cruzeiro marítimo? Que tipo de paisagem você aprecia? Quer praias tropicais, cidades históricas ou montanhas nevadas? Outra variável é: quanto você está disposto a gastar para participar de um cruzeiro marítimo? O preço cobrado varia, naturalmente, segundo o tipo de cabine que você escolhe,mas também do tempo de duração do cruzeiro: quanto mais longo um cruzeiro marítimo, mais caro ele é. Finalmente, cruzeiros que saem de portos fora do Brasil têm o custo adicional das passagens aéreas até o porto de embarque. Coloque tudo na balança antes de se decidir. Lembre-se que os cruzeiros marítimos de ou para portos norte-americanos exigem visto dos Estados Unidos, que podem ser demorados.
Um cruzeiro marítimo constitui uma experiência inesquecível e, considerando-se que estão incluídas no preço despesas de transporte, hospedagem e alimentação (você geralmente só paga as bebidas), acaba saindo mais barato do que se imagina.
As grandes embarcações modernas, possuem estabilizadores que atenuam sensivelmente aquele balanço que acabava por deixar mareadas as pessoas que efetuavam viagens marítimas há algumas décadas.
• Como escolher sua cabine ?
Quanto mais cedo você fizer sua reserva, mais chances tem de escolher a cabine que mais lhe interessa. Independentemente do tipo de cabine que você escolher para seu cruzeiro marítimo, saiba que as melhores, onde se sente menos o balanço do mar, ficam no centro do navio.
• Quais os tipos de cabines que existem em um cruzeiro marítimo?
A escolha de uma cabine em um cruzeiro marítimo tem a ver em primeiro lugar com seu bolso… Há diferente tipos de cabines nos navios que fazem cruzeiros marítimos. As principais opções são:
1- Suites: São mega-cabines sofisticadas com sala e quarto, varanda etc. Muito bem equipadas.
2- Cabines internas: (sem janela), porém aconchegantes sempre com quadros enfeitando a parede.
3- Cabines externas: Possuem uma janelinha. Escotilha. São mais caras do que as internas, mas a janelinha geralmente não pode ser aberta.
4 – Cabines externas com varanda : Uma ótima opção. A cabine tem um tamanho razoável, é bem equipadinha e possui uma delícia varanda com cadeira de armar do lado de fora. Para quem quer fotografar é ótimo! Ela é, obviamente mais cara do que a cabines externas e internas.
• Arrumando a mala:
Na hora de preparar a mala, lembre-se de levar roupas adequadas para as atividades dentro do navio e para as atividades fora. Protetor solar, boné, saída de praia e chinelos são fundamentais para o dia, enquanto roupas e sapatos mais arrumados combinam com a programação noturna. Também é bom levar pilhas ou baterias extras e outros ítens simples, mas que podem custar caro dentro do navio (ou simplesmente serem impossíveis de achar). O mesmo vale para xampus, sabonetes e outros itens de higiene pessoal.
• Antes de sair de casa :
1. Verifique a documentação de embarque (Voucher de Viagem );
2. Verifique os dados da sua reserva : nome do navio, número da cabine, horário.
3. Verifique ainda a sua documentação pessoal, seu cartão de crédito internacional e dinheiro( dólares).
• Embarque:
Ao chegar ao porto, procure pelo píer onde seu navio está ancorado.
O embarque normalmente começa 4 horas antes do horário de partida do navio.
Todos os passageiros deverão estar a bordo com antecedência mínima de 30 minutos do horário de partida.
Lembre-se que o check-in, encerra 2 horas antes da partida do navio.
O tempo para que sua documentação de viagem seja conferida, sua conta para gastos no cruzeiro seja aberta e você esteja pronto para entrar no navio é de aproximadamente uma hora.
No check-in, dirija-se ao setor de bagagens.
Verifique se suas bagagens a serem despachadas estão devidamente etiquetadas e identificadas, conforme a documentação recebida da companhia marítima.
Um funcionário devidamente identificado irá ajudá-lo a despachar suas malas. Depois, dirija-se ao balcão onde será feito seu registro de entrada no navio.
Funcionários da companhia estarão sempre prontos a lhe fornecer todas as orientações necessárias para que seu embarque ocorra sem problemas.
O passageiro tem a responsabilidade de atender às exigências legais quanto à apresentação de documentos nas viagens nacionais e/ou internacionais, sendo, em qualquer caso, indispensável os originais destes documentos, em bom estado. Não será permitido o embarque dos hóspedes que estiverem portando apenas cópias/xerox (ainda que autenticadas) de seus documentos.
O limite de bagagem é de 90 kg por hóspede. Para trechos aéreos os hóspedes devem respeitar os limites de peso estabelecidos pelas Cias. Aéreas. As malas devem ser etiquetadas: o bilhete de passagem contém etiquetas auto-adesivas, com número de cabine e nome do hóspede, que deverão ser fixadas no espaço determinado na etiqueta de bagagem. Devido à semelhança entre malas, recomendamos identificar a bagagem com algum ítem pessoal como fitas, etiquetas próprias etc., facilitando sua visualização no desembarque. Valores, medicamentos, aparelhos fotográficos ou artigos delicados devem ser portados na bagagem de mão.
• Desembarque :
Na noite anterior ao desembarque, os passageiros devem deixar as malas, devidamente identificadas, para fora da cabine, mas com certeza em sua última noite de cruzeiro, você receberá as instruções para despachar as suas bagagens.
• Classes de serviço a bordo de um cruzeiro:
Os navios de passageiros são todos de classe única. Não importa o valor pago pela cabine nem sua localização no navio. Você poderá usar todos os serviços e participar de todas as atividades a bordo do cruzeiro.
• Como pagar o que consumir dentro do navio?
O passageiro pode optar pelo pagamento através de cartão de crédito internacional ou em dinheiro (Dólar ). Se a opção for em dinheiro, o passageiro deverá efetuar um depósito que varia de US$ 200 a US$ 300 por cabine dependendo da cia de cruzeiro. Cheques pessoais e cartões eletrônicos (débito) não são aceitos.
Definido a forma de pagamento será entregue um cartão ( Card) com o nome do hóspede e o número da cabine. Esse cartão será utilizado para todo consumo a bordo (bares, restaurantes, lavanderia, serviços médicos, salão de beleza, fotografias, etc), exceto 0 cassino onde só é aceito dinheiro.
Na noite anterior ao desembarque será enviado à cabine um extrato com todas as despesas efetuadas a bordo com o Card. Se o extrato estiver correto e sua opção de pagamento foi através de cartão de crédito internacional, não é necessário se preocupar com mais nada. Se a opção foi através de depósito em dinheiro é necessário dirigir-se à recepção para acertar possíveis diferenças.
Portanto, antes do desembarque você ainda terá a oportunidade de conferir seus gastos através de um extrato e poderá pagar estas despesas da maneira como preferir: com o próprio cartão de crédito, em dinheiro (dólares ). No desembarque ainda a bordo , verifique todas as despesas, pois reclamação ou reembolso não poderão ser solicitados após o de desembarque.
• Uso da Internete e Celular :
Se você não tem um trabalho importantíssimo para terminar durante sua estada em alto-mar, deixe o computador em casa. Os navios oferecem conexão à internet, mas o preço não é atrativo. Se você tem um modem 3G não se anime: dependendo do itinerário, pode ter dificuldades para conectar.
Para usar o celular é fácil, quando o navio está atracado. Próximo às praias, o sinal só depende de sua operadora e o custo da ligação é o do DDD. Já quando o navio está em movimento, é quase impossível fazer ligações. Se você conseguir, fique atento: provavelmente seu celular identificou o sinal de uma operadora internacional e a ligação vai ser cobrada como um DDI.
• Atividades que estarão acontecendo a bordo do navio :
Seu camareiro irá colocar em sua cabine, durante a noite, um jornal informativo com a programação de todas as atividades que estarão ocorrendo no navio no dia seguinte. Este informativo irá lhe contar onde e quando todas as coisas acontecem no cruzeiro. Algumas companhias de cruzeiros oferecem este jornal informativo em diversas línguas. Informe-se com o seu camareiro a possibilidade de recebê-los no idioma de sua melhor conveniência.
• Atividades para crianças:
A maioria das companhias de cruzeiros marítimos oferece programas supervisionados para crianças e adolescentes. Possuem recreadores e animadores na área infantil, com atividades específicas para diferentes faixas de idade.
• Desembarcar do navio quando ele parar num porto:
Não é necessário desembarcar. Você não precisa sair se não quiser. Mesmo quando o navio está visitando um porto, sua rotina de refeições e atividades permanece inalterada e você pode fazer o que desejar.
Se desejar aproveitar a parada e desembarcar, para otimizar o tempo, o jeito mais fácil é fechar pacotes para excursões nas cidades. Os navios oferecem este tipo de serviço, mas você poderá optar por contratar este serviço ou 0 aluguel de um carro, em terra. E para os mais independentes, a dica é se planejar antes de embarcar, e já trazer o seu roteiro em mãos.
• Fique atento ao esquema de segurança dos Cruzeiros Marítimos :
O esquema de segurança nos cruzeiros é muito rigoroso. Sempre que for entrar ou sair do navio, você passa por um detector de metais e sua bagagem deve ser submetida ao aparelho de raio X. Os passageiros normalmente são proibidos de ingressar no navio com bebidas e alimentos trazidos de fora. Informe-se que tipo de produtos é permitido para evitar transtorno.
• Treinamento a bordo:
Este treinamento refere-se principalmente ao uso correto dos coletes e botes salva-vidas, para os casos de emergências a bordo. O treinamento tem a duração de alguns minutos e geralmente é realizado antes ou logo após a partida do navio. Todos os passageiros deverão participar dele, de acordo com as normas internacionais de segurança.
• Corrente elétrica dos navios:
A voltagem a brodo pode ser 110V ou 220V. Verifique com seu camareiro a voltagem correta de cada ponto de energia da cabine.
• Medicamentos:
Os transatlânticos possuem médicos a bordo, mas, os preços costumam ser bastante elevados e nem sempre é possível encontrar determinado medicamento. Por isso recomendamos que faça o seu Seguro de Assistência Viagem.
Procure levar os remédios de uso freqüente em sua bagagem de mão em embalagens originais para que estejam disponíveis sempre que necessitar, pois, sua bagagem despachada poderá levar algum tempo até chegar à sua cabine. Se você estiver usando medicamentos que necessitam de receitas médicas, certifique-se de estar levando a quantidade suficiente para toda a viagem, pois, eles podem não estarem disponíveis nos portos de parada ou no serviço médico do navio.
Se preferir, poderá fazer o seu Seguro Viagem, diretamente em nosso site.
• Conceito de cabine garantida:
Se você reservou uma cabine garantida, isto significa que você pagou por uma categoria específica de cabine num deck determinado, porém, o número de sua cabine ainda não está definido. Isto só acontecerá depois do pagamento do cruzeiro. Sua cabine poderá ser qualquer uma dentro da categoria reservada. As cabines garantidas têm possibilidades de upgrades.
• Alterações nos itinerários dos cruzeiros:
Todos os itinerários de cruzeiros estão sujeitos a alterações. A segurança dos passageiros é prioridade número um para as companhias de navios. Em algumas ocasiões, as condições climáticas, podem requerer alterações de itinerário. Nestas situações, a tripulação do navio e seu comandante farão o possível para visitar outros portos alternativos.
• Veja o que NÃO está incluído no preço do cruzeiro marítimo:
Não estão incluídos na tarifa de seu cruzeiro o transporte aéreo (salvo se assim indicado), traslados (salvo se assim indicado), refeições e hospedagens em terra, (salvo se assim indicado), determinadas bebidas, jogos no cassino, fotografias, gorjetas, ligações telefônicas, restaurantes de especialidades a bordo de determinados navios, compras feitas nas lojas do navio, serviços de natureza pessoal, como: atendimento médico, lavanderia, massagens, tratamentos no spa, cabeleireiro, manicures, gastos no cassino e outros itens que podem ser comprados a bordo. Excursões opcionais que são oferecidas nos portos de parada do navio. ( Bebidas inclusas , só em casos de Cruzeiros All Inclusive, salvo assim indicado ).
• O que está incluído no preço de seu cruzeiro:
Estão incluídos na tarifa de seu cruzeiro o transporte marítimo, as acomodações, todas as refeições, algumas bebidas e a maior parte dos entretenimentos a bordo do navio. Em alguns cruzeiros, as refeições efetuadas nos restaurantes de especialidades são cobradas. Por isso, informe-se previamente sobre esta questão.
Faça sua reserva com antecedência, para aproveitar os benefícios e promoções.
Se você procura beleza e romantismo em Roma , não pode deixar de conhecer as lendas e as belezas da Fontana di Trevi !
A história da Fontana di Trevi teve inicio na era romana. A fonte situada no cruzamento de três ruas, onde se formava um trevo, o que levou o local a ser denominado de Trebium e consequentemente Fontana di Trevi.
As águas que circulam na Fontana de Trevi tem dois nomes Águas Virgens e Trevi.
Trevi como já dissemos acima refere-se a forma de trevo do local em que ela se situa, e Águas Virgens refere-se a lenda da moça virgem que conduziu alguns soldados romanos até a fonte para beberem da água pura e limpida. Hoje existe na Fontana di Trevi uma estátua da jovem virgem e dos soldados romanos
Há uma lenda local que diz, que se você jogar uma moeda de costas para frente na Fontana di Trevi vai te assegurar o retorno a Roma sempre; e para garantir o retorno à esta cidade magnífica, vale tudo, não custa nada tentar. Mas calma que esta é apenas uma das lendas desse local mágico.
Uma das lendas, se refere ao seu projetista, Nicola Salvi. Segundo dizem a escultura no muro que circunda a fonte na esquina e encontra com a Rua Stamperia e que parece representar um simples vaso foi colocado lá por Nicola por um motivo bastante preciso; foi para que o barbeiro da rua que criticava a Fontana di Trevi e espalhava julgamentos negativos sobre a obra não mais o atormentasse. Assim o criador Salvi colocou bem a sua frente o vaso, de maneira que o barbeiro não pudesse mais ver os trabalhos e não o incomodasse mais com as críticas feitas à fonte.
Outra lenda se refere a um casal de namorados. Todas as moças que querem garantir o amor eterno, mesmo que seus amados estejam longe – viajando à trabalho ou os que foram para a guerra, tem que beber um copo de água da fonte e depois quebrá-lo; assim ele nunca mais se esquecerá de você. Romantismo ao extremo.
A outra forma de fazer juras de amor eterno é beber da fonte dos apaixonados, uma pequena fonte chamada Fontanina degli Innamorati que fica perto do vaso. É preciso que você e seu amado bebam juntos para garantir fidelidade para toda a vida.
Ainda é possível observar as características medievais do bairro que estão muito bem conservadas. A fonte tem cerca de 26 metros de altura e 20 metros de largura; certamente é a mais bela fonte que você verá em toda a sua vida, juntamente com o mais precioso estilo barroco italiano.
Na Fontana di Trevi você também poderá ver a magnífica estátua do deus Netuno, representado sobre um carro em forma de concha puxado por dois cavalos-marinhos, que foi protagonista de várias cenas da história do cinema. Entre essas cenas, a mais famosa é, indubitavelmente, a do filme La Dolce Vita, dirigida pelo cineasta italiano Frederico Fellini.
A última restauração da fonte foi feita em 1998, com as esculturas sendo limpas e polidas e foi instalado ainda bombas para a circulação de água e oxigênio. Tudo feito para preservar as características da Fontana di Trevi para que o visitante sinta e possa desvendar todas as lendas que ela proporciona.