Bons motivos para viajar pelo Brasil :
Turistas que buscam diversidade, belezas naturais, história, cultura, alegria, diversão e aventura encontram, nas cinco regiões brasileiras, lugares que superam todas as expectativas…
O brasileiro resulta da miscigenação de dezenas de etnias indígenas das Américas com os muitos povos que imigraram em grandes fluxos vindos da Europa , Ásia e da África. Todos esses povos mantém vivos seus costumes e suas tradições e os adaptaram à condições encontradas nas diferentes regiões do país, criando múltiplos matizes culturais.
O Brasil é um país vasto não só em extensão territorial, mas, sobretudo, na sua diversidade cultural. Dividido em estados, o país adquiriu vários formatos típicos. Cada região apresenta linguagem específica, com gírias, sotaques e expressões características, pratos diferenciados e festividades diversificadas. Desse encontro de crenças, tradições, costumes e valores, nasce o brasileiro e toda a sua diversidade, apesar de pertencer a um mesmo país, de falar um mesmo idioma e viver sob o mesmo regime de governo.
É fascinante conhecer a pluralidade cultural do país.
A diversidade da natureza é bela e tem grande valor ecológico. Uma impressionante variedade de paisagens e ecossistemas – Amazônia, Pantanal,Bonito, Jalapão,Ilha de Marajó, Cerrado, praias, Cânions, serras, planícies e campos – e a abundância de espécies da fauna e da flora favorecem o crescimento em larga escala de atividades ligadas ao ecoturismo e ao turismo de aventura, como mergulho, observação de aves e baleias, pesca esportiva, vôo livre, surfe, vela , cavalgadas, rafting e práticas radicais variadas.
Os encantos da natureza brasileira, se multiplicam em dezenas de parques e reservas por todas as regiões do país. Além da contemplação das belezas naturais , a diversidade geográfica e ambiental brasileira permite a prática de uma variedade de modalidades desportivas ao ar livre em todas as regiões, em qualquer época do ano.
A Amazônia, o Pantanal, as Cataratas do Iguaçu, a Ilha de Fernando de Noronha e os Lençóis Maranhenses são ícones do ecoturismo , num país em que a diversidade geográfica favorece os esportes de aventura.
Ressaltando ainda as Chapadas do Coração do Brasil, região central do país, caracterizado pela vegetação de cerrado e pela presença de grandes formações rochosas em arenito. Tais como , Chapada Diamantina, ( Bahia) Chapada dos Veadeiros ( Goiás ) Chapada dos Guimarães ( Mato Grosso )
O patrimônio cultural brasileiro é rico e variado. Dezenas de cidades conservam os casarios de época, construídos em diferentes tempos e estilos arquitetônicos como os períodos do Brasil-Colônia e do Império. Além do marco do modernismo, a capital Brasília.
Das grandes metrópoles aos pequenos e charmosos municípios, há cidades que se destacam pela preservação do patrimônio histórico e manifestações culturais.
A gastronomia brasileira , é um diferencial na escolha do roteiro. Simples e tradicional ou sofisticada, de Norte a Sul a comida tem sabores e temperos marcantes.
Restaurantes requintados oferecem o melhor da gastronomia internacional. Cantinas e bistrôs seduzem os paladares com pratos típicos de culturas diversas. Mas nada se compara à variedade das culinárias regionais. Pratos típicos de cada região , como as moquecas de peixe da Bahia e as do Espírito Santo, pratos de camarão do nordeste e os de Santa Catarina, e a feijoada mineira e carioca. Além dos pratos típicos e deliciosos da cozinha mineira : leitão a Pururuca, frango caipira, doces variados, e principalmente feitos em fogões a lenha. Pato no tucupi, tacacá e maniçoba, delícias do Norte, com origem na cultura Indígena.
Pratos símbolo da fartura da mesa brasileira : a feijoada e o churrasco, bastante conhecidos e cultuados no país e, mais especificamente, nas suas regiões de origem.
A feijoada é um prato típico brasileiro, de origem africana. Entre lenda e história, a feijoada transformou-se em um prato bastante valorizado na gastronomia brasileira e mundial.
Já o churrasco, tem sua origem na região sul do país. Os melhores churrascos são tradicionalmente feitos por gaúchos, naturais do sul do país. Faz parte da tradição desta região assar a carne na brasa.
O Brasil é conhecido pela alegria e pela criatividade do povo, que ganham ritmos, cores e significados diferentes em cada região do país. Os carnavais do Rio de Janeiro, de Salvador, de Recife e de Olinda, exemplificam bem essa diversidade. As baterias das escolas de samba, os trios elétricos e tambores baianos, os maracatus e blocos de frevo pernambucanos têm sons distintos, mas contagiam multidões.
Há muitas outras manifestações culturais, festivais folclóricos ou celebrações religiosas que atraem milhões de visitantes, durante todo o ano, a todas as regiões do Brasil.
Em plena Floresta Amazônica, o Festival de Parintins é espetáculo único promovido pelos povos ribeirinhos. As raízes culturais e religiosas mantêm-se vivas na tradição do bumba meu boi, no Maranhão, nas festas de São João, em junho, nos estados do Nordeste; na procissão do Círio de Nazaré, no Pará, e na Octoberfest de Blumenau, em Santa Catarina, em outubro, entre tantas outras festas populares , como Carnaval e Parintins nos meses de início do ano.
Enfim, o calendário das Festas que animam o País de Norte a Sul, é extenso e diferenciado, ocupando as 52 semanas do ano.
Algumas festas populares de destaque : Reveillon, no Rio de Janeiro; Carnaval no Rio de Janeiro, Salvador, Recife, Olinda; Festival Folclórico de Parintins; Festas de São João em Campina Grande , e Cauraru; Festa do Peão de Boiadeiro em Barretos, Círio de Nazaré, em Belém; Nossa Senhora Aparecida, destino de peregrinação religiosa, e Festas de Outubro em Santa Catarina : Octoberfest, em Brusque a Fenarreco ( atração é o repolho roxo com marreco) e Timbó faz a Festa do Imigrante. No litoral , festeja-se a cultura Açoriana, com a Fenadoce; a cidade de Itajaí, realiza a Marejada ( festa portuguesa), na capital catarinense , acontece a Fenaostra, festival gastronômico onde a ostra é o ingrediente principal.
O artesanato brasileiro caracteriza-se pelo uso de elementos e materiais da natureza e reflete as influências de cada região, com espaço para acessórios que evidenciam a presença da moda e toques urbanos.
No Norte, destaca-se o uso de matérias-primas extraídas da Floresta Amazônica , como látex e outras fibras vegetais, e para a pré-histórica cerâmica marajoara, que mantém até hoje as características passadas de geração para geração por vários séculos. Vem do Centro-Oeste o capim-dourado, que enche os olhos dos visitantes e ganha espaço nas grandes joalherias do mundo. No Nordeste, a cultura do agreste e a religiosidade impregnam todas as manifestações artísticas e folclóricas. Muito artesanato em cerâmica. No Sudeste e no Sul, a influência européia é mais visível, especialmente nos trabalhos com madeira, tecelagem, bonecos, velas, cristais e couro.
Em qualquer região do Brasil, em todas as épocas do ano, há opções para todos os perfis de turista.
As praias do Nordeste, podem ser visitadas nas quatro estações, pois a estaçõa predominante no Nordeste, é o verão.
A Amazônia e o Pantanal oferecem paisagens e experiências distintas tanto na temporada das cheias ( de novembro a abril) quanto na das vazantes ( de maio a outubro).
As Cataratas do Iguaçu, encantam olhos incrédulos em qualquer dia do ano.
O sul do Brasil, também oferece experiências distintas, onde no inverno, muitas vezes em algumas cidades você pode até brincar na neve , curtir um gostoso frio, saborear deliciosos vinhos, e em outras estações, lindas paisagens floridas e com temperatura agradável, praias encantadoras.
A modernidade do País, não está restrita apenas a sua infraestrutura . Nas grandes cidades, o turista tem contato com um Brasil jovem, moderno e rico em manifestações culturais contemporâneas: exposições de artes pláticas, espetáculos de dança e teatro, feiras literárias, grandes shows e festivais de cinema.
O viajante que percorre os 9,2mil km de litoral, encontra uma ampla e qualificada rede hoteleira. Pousadas, hotéis turísticos e de primeira além de muitos resorts de luxo. Enfim, sempre há opções variadas de hospitalidade.
As operadoras e Agências de Viagens, são extremamente profissionalizadas e podem oferecer ao turista uma assessoria personalizada para atender às expectativas, lhe oferecendo diferentes roteiros, e pacotes turísticos dos variados segmentos em todo o território nacional.
Ao viajar pelo Brasil, e pelo mundo, é importante consultar o seu Agente de Viagem.
Fonte : Revista Turismo & cia