Está situada em uma das maiores regiões vinícolas da Alemanha. É a capital do estado de Baden Würtemberg e seduz pela sua localização. Vinhedos, florestas e parques circundam a cidade e compõem a paisagem da capital. Este cinturão verde da cidade é um complexo paisagístico de oito quilômetros, construído em 1993.
A origem do nome Stuttgart, vem do haras ( Stuten-garten), estabelecido pelos duques locais no século 10 .( um garanhão negro ainda faz parte do brasão da cidade).
O centro da cidade , espalha-se ao longo de um vale. A cidade também é bastante conhecida, pela estrela da Mercedes, a Fernsehturn, a primeira torre de TV da Alemanha, pelo Palácio antigo,e Palácio Novo, e outras construções de diferentes estilos arquitetônicos..
O Palácio Novo ( Neus Schloss), é o principal ponto de encontro , onde abriga alguns departamentos do governo.
As origens do Palácio antigo ( Altes Schloss) remontam aos dias do haras, apesar do edifício atual ser da época renascentista.
Neste antigo castelo, Altes Schloss, fica o museu do estado, Landesmuseum Württemberg, que mostra a história do estado desde a Idade da Pedra, passando pelos celtas, romanos, alamanos até a Idade Média, o barroco e a Idade Moderna, além das jóias da coroa.
Na parte sudoeste da praça Schlossplatz, representando a modernidade, impressiona por sua elegância simples, um cubo de vidro iluminado, ( Kunstmuseum Stuttgart), situado entre as galerias locais.
A oeste , você vai encontrar , a principal rua de comércio da cidade, a Königstrasse.
Esta é a estação de metro que fica bem próxima da Rua Königstrasse.
Os automóveis são, para muitos, a primeira associação com o nome da cidade. Também não é para menos: Stuttgart é um capítulo à parte na história da indústria automobilística internacional, isso fica evidente pela estrela da Mercedes, e também da famosa Porche.
O Museu Mercedes Benz Welt, que mostra a história automobilística da Mercedes, onde o visitante vai encontrar momentos ilustres da história da mobilidade apresentados em uma arquitetura notável. Mais de 1.500 objetos expostos em nove andares documentam a história sem igual dessa marca . Desde os primeiros modelos até às últimas novidades. A arquitetura do museu é inovadora e original.
. O mito Porsche encontra-se no bairro de Zuffenhausen, no Museu Porsche. Todo pintado de branco, o museu causou polêmica já durante sua construção, devido à sua arquitetura arrojada, com o corpo do prédio das exposições apoiado sobre apenas três suportes, de modo que ele parece flutuar.
Em Stuttgart, fica o estádio de futebol, que está situado no bairro de Obertürkheim, que foi inaugurado em 2006, com capacidade de 53.200 espectadores. ( Fica próximo ao Museu da Mercedes).
A alegria de viver e a hospitalidade dos habitantes de Stuttgart fica evidente também em uma das diversas festas da cidade. A maior festa dos suábios e a segunda maior festa da cerveja do mundo acontece no final de setembro, no terreno conhecido como “Wasen. Grandes tendas de cerveja e vinho convidam para a Cannstatter Volksfest – diversão e lazer garantidos.