Seja bem vindo!

Verinha Tour
Shopping Plaza Mayor,
Loja 202 - Itaipu - Niterói/RJ
 
Telefone
+55 (21) 26081721 ou
+55 (21) 99718266
 
Email
contato@verinhatour.com.br



Arquivo


Categorias


Busca

Bruges

Postado em maio 19, 2012

        Uma pequena  cidade medieval, romântica, charmosa e muito bem preservada,  que fica no nordeste da Bélgica,na região de Flandres,  cortada pelo rio Dijver.

 Famosa pelos seus canais , seus museus, suas rendas , seus chocolates e por belíssimos exemplares de arquitetura gótica .

        

   

 

 

                  Uma das maneiras de conhecer a cidade é alugar uma bicicleta, pois a cidade é plana, há trilhas demarcadas por toda a cidade, onde a bicicleta é preferencial e todos respeitam.

                         

 

 O  centro histórico de Bruges, é desde 2000, Patrimônio da Humanidade,  por ser um “excelente exemplo de assentamento medieval” tendo mantido sua característica ao longo da história .

   Além da arquitetura típica em Bruges,  você vai encontrar inúmeros monumentos de um grande valor histórico e não vai faltar restaurantes e bistrôs para você aproveitar o seu dia, entre ruelas estreitas, sob telhados vermelhos e à sombra de suas torres.

                   

 

     Sua Stadhuis (Prefeitura) é uma das mais bonitas de toda a Bélgica, fica na Praça Burg.  O prédio da Prefeitura, um dos mais antigos da cidade, construído entre 1376 e 1420, em estilo gótico, abriga valiosos tesouros.

                    

 

 Também vale a pena, dar uma olhada no Musea Brugge (Museu de Bruges) que reúne importantes coleções de arte, móveis e objetos antigos. 

     O Campanário de Bruges com a sua enorme  Torre  medieval, construída no século 13, conhecida como Halletoren, é a maior e mais importante construção de Bruges, possui no seu topo um carrilhão com 47 sinos. Situa-se em frente à praça do mercado central da cidade, o Grote Markt.

      

                               

        Além das contruções na Praça Central,   ( Mark), ficam dispostas diversas carruagens elegantes que fazem belo passeio pago, pela cidade. Os cavalos são muito bem cuidados, e você ainda conta com uma manta para cobrir o corpo em época de frio.

                              

             Imperdível mesmo é o passeio de barco pelos canais, além de charmoso você tem a oportunidade de enxergar a cidadade por outros ângulos.

                                 

Na cidade, a Igreja de Nossa Senhora,  tem uma  Madonna de mármore de autoria de Michelangelo.  Dizem ser a única escultura do artista a deixar a Itália enquanto o artista era vivo. Comprada por um patrono rico da cidade, ela foi e voltou ao longo do tempo, conforme guerras e invasões aconteciam.

                   

     A Basílica do Sagrado Sangue, na Praça Burg, considerada a mais sagrada das igrejas de Bruges, pois contém um dos mais preciosos relicários da cristandade : um frasco de cristal, que se diz ter gotas de sangue de Cristo, recolhidas em Jerusalém.  

                           

     

O museu do Diamante,  ilustra a história extraordinária de Bruges como mais antigo centro de diamante da Europa. Você poderá aprender sobre o mundo misterioso dos diamantes , um dos mais importantes artigos de exportação da Bélgica .

 

    Outro Patrimônio histórico, Jardins das Beguinas de Flandres, o Begijnhof, uma espécie de convento para mulheres não-ordenadas, construído no século 13, que se espalha por casinhas brancas em torno de um parque. Eram mulheres que queriam viver uma vida dedicada a Deus , mas se serem ordenadas formalmente.

                

     A  indústria de tecidos,  ainda existe na forma de rendas, que estão por toda a parte na cidade. Ainda hoje , é comum encontrar as mulheres rendeiras, tradição artesanal. Rendas são apreciadas como opção de presentes.

 

Existem muitas lojas de chocolate e todas com chocolates belgas deliciosos. Isso mesmo, uma loja ao lado da outra, sendo que as mais artesanais, de chocolates caseiros e as de marcas mais famosas, são bem mais caras.    Dentre tantas a Spegelaere (Ezelstraat 92,) ,a Galler (Steenstraat,5).

                       

 
A cidade  tem uma cervejaria local,
De Haalve Maan (A Meia Lua, fica na Walplein 26), Você irá encontrá-la por toda a parte, mas o melhor lugar pra tomá-la é na própria cervejaria

 Uma boa  experiência gastronômica da cidade, claro, é almoçar a dupla moules-frites (mexilhões ao vinho branco e batatas fritas) num dos restaurantes da praça principal. Ou até mesmo saborear os deliciosos waffles belgas, sorvetes e outras guloseimas que você encontra nestes carrinhos antigos.

                

    

 

Posto de oficial de turismo – informações turísticas: Bruges Tourist Office: Toerisme Brugge PO Box 744 Burg 11 B-8000 Brugge

De Paris, a maneira mais prática de ir para  Bruges é de trem.

             

Da estação ferroviária,  Gare du Nord (Paris Nord) partem os trens  de alta velocidade Thalys  ( segunda, terça, quarta, quinta e sábado tem um horário – na sexta e domingo dois horários – em que o percurso Paris/Bruges é feito direto, no mesmo trem, apenas com rápidas escalas em Bruxelas e Gent . Essa a opção mais confortável e rápida, em apenas duas horas e meia de viagem. Para maiores informações, consulte o site do Thalys – para confirmar os horários .

Se o horário direto para Bruges não lhe  atender, você terá uma segunda  opção com  a troca de trem em Bruxelas e imensa grade de horários por dia. E ainda pode, se quiser, fazer uma breve visita a esta cidade.

Da Gare du Nord partem os Thalys  para Bruxelas ( Gare , Bruxelles-Midi), uma viagem que dura uma hora e vinte minutos. Na estação Bruxelles-Midi faz-se baldeação para embarque num trem regional em direção a Bruges, Mas atenção, deve-se sempre optar por um trem regional com designação IC, inter city,que é  bem mais rápido. Ele faz o percurso Bruxelas/Bruges em uma hora de viagem com apenas uma parada em Gent.

Para maiores informações e horários dos trens regionais na Bélgica consulte  o site da empresa belga de trens, SNCB.

Se você for à Paris pela Air France, saiba que se um dos destinos da ida ou da volta for Bruxelas, a passagem de trem TGV é compulsória e está incluída no preço do bilhete aéreo. Ao comprar uma passagem Rio/Paris/Bruxelas/Rio ou Rio/Bruxelas/Paris/Rio, o percurso direto entre o aeroporto Charles de Gaulle e Bruxelas é feito de trem na primeira classe, independente de você ter voado do Brasil na econômica ou executiva, Portanto ao pensar em ir a Bruges numa viagem à Paris, faça da cidade sua primeira ou última escala e economize um dos trechos do trem .   Maiores informações no site da Air France.

 

    Poderíamos dizer que a pequena Bruges é encantadora, monumental, tranqüila, surpreendente.

              

Pagina principal