Viajando para Domingos Martins no Espírito Santo
O Espírito Santo não é destino exclusivo de sol e praias. A região serrana do Estado também é repleta de atrativos, como a pequena e bucólica cidade de Domingos Martins. Colonizada por imigrantes alemães e italianos, preserva a cultura européia através das construções típicas, das festas folclóricas e da gastronomia – o distrito de Aracê, a cerca de 50 quilômetros do Centro, é repleto de bons e agradáveis restaurantes.
Domingos Martins é emoldurada pelo cartão-postal da região, a Pedra Azul.
As belezas naturais que envolvem Domingos Martins fazem da cidade um dos mais interessantes destinos da serra capixaba. Para desbravá-las, siga para o Parque Estadual da Pedra Azul, repleto de trilhas que levam a cachoeiras e piscinas naturais.
As mais belas cachoeiras da região ficam nos arredores da BR-262, a cerca de 40 quilômetros do Centro da cidadezinha. Entre as mais freqüentadas estão São Floriano e Matilde, com piscinas naturais de águas cristalinas.
A reserva é a principal atração da região. Além das trilhas que levam a cachoeiras e piscinas naturais, o parque abriga o cartão-postal da serra capixaba – a Pedra Azul. O nome da formação rochosa de quase dois mil metros de altura se deve à coloração, que varia ao longo do dia, de acordo com a incidência da luz solar. As visitas à área são feitas somente com o acompanhamento de guias e é preciso agendar com antecedência. O parque fica a 50 quilômetros do Centro de Domingos Martins.
Esportes de aventura, como trekking, rapel e rafting são praticados em Domingos Martins.
A viagem de trem, começa em Viana e termina em Araguaia, com parada na estação de Domingos Martins e de Marechal Floriano. O percurso total é de 46 quilômetros em meio à Serra do Mar, passando por pontes, túneis e cachoeiras. O tour completo dura duas horas e meia e se eleva de 15 metros acima do nível do mar para uma altitude de 530 metros. É possível embarcar em Domingos Martins rumo a Viana, Marechal Floriano e Araguaia.
Como chegar
O aeroporto mais próximo é o de Vitória, a 64 quilômetros de Domingos
Martins
Saindo do Rio, acesso pela BR-101 (até Vitória) e BR-262
Onde Comer
Boa parte dos restaurantes de Domingos Martins está reunida no distrito de Aracê, repleto de sítios e muito verde, tendo a Pedra Azul como paisagem. A lareira tem lugar garantido na maioria dos aconchegantes estabelecimentos, assim como as fondues e os pratos à base de massa caseira.
Ao contrário do litoral, as temperaturas médias na serra ficam em torno dos 12 graus e baixam ainda mais nos meses de inverno. O frio, agregado ao charme da arquitetura local, das pousadas aconchegantes, das lojinhas de artesanato e da boa mesa, faz da região uma das preferidas dos casais em busca de um clima de lua-de-mel.