Fátima

Postado em dezembro 1, 2011

                                A     FORÇA     DA    FÉ  !

 

 

                A história de Fátima está permanentemente associada à existência de três crianças: Lúcia e seus primos, Francisco e Jacinta Marto. A doçura e fé inocente de pequenos e humildes pastores levou-os a vislumbrar a mais santa das imagens: a de Nossa Senhora. A 13 de Maio de 1917, na Cova da Iria, a poucos quilometros de Fátima, vislumbraram um clarão, onde agora se localiza a Capela das Aparições.

                  

        A Virgem pediu-lhe que rezassem muito pelo bem do mundo, e anunciou que voltaria  durante os próximos meses, todos os dias 13. A última aparição ocorreu no mês de Outubro, sendo presenciada por cerca de 70 000 peregrinos que assistiram ao Milagre do Sol. Foi construída uma Basílica, de estilo neobarroco, à qual todos os anos recebem mais de 7 milhões de visitantes, fazendo do local um dos mais importantes polos de turismo religioso.  
     

       A Capelinha das Aparições, foi o primeiro local de culto construído. É o coração do Santuário. Foi esse o lugar escolhido por Deus para, por meio de Nossa Senhora, revelar a Sua mensagem aos homens do nosso tempo. Foi aí que Nossa Senhora falou aos Pastorinhos.

 Ainda no recinto do Santuário  pode-se contemplar a azinheira grande, o monumento ao Sagrado Coração de Jesus, que se ergue no centro da praça. a Cruz Alta no topo sul do recinto. 

         O monumento ao Sagrado Coração de Jesus, foi erguido no Centro da Praça de Oração, é uma estátua de bronze dourada, e foi oferecida por um peregrino anônimo. A sua localização simboliza a centralidade de Jesus na mensagem de Fátima. Na base do monumento encontra-se um fontanário.

                             

A antiga Cruz Alta, que tinha 27 metros de altura, foi erguida para assinalar o encerramento do Ano Santo de 1950/1951 e estava situada ao fundo do recinto de oração, onde hoje se situa a Igreja da Santíssima Trindade. Foi oferecida ao Santuário de Cristo Rei, em Almada.  A Cruz alta atual, está ainda localizada no topo sul  da praça, e foi  erguida em 29 de Agosto de 2007, é da autoria do artista Robert Schad, tendo 34 metros de altura.

                       

 Além do recinto do Santuário, você poderá visitar o Centro Pastoral Paulo VI, a Casa dos Pastorinhos e o Museu Etnográfico em Aljustrel, o monumento a Nossa Senhora nos Valinhos, a Loca do Anjo, a Via Sacra, o Calvário, o Museu de Cera de Fátima, o Museu de Arte Sacra e Etnologia de Fátima, o Museu Aparições 1917 e ainda o Museu O Presépio e Aldeia de Belém Animados, e a Igreja Santíssima Trindade.

                    

        Esta igreja, dedicada à Santíssima Trindade, com  40.000 m²,é uma obra da autoria do arquiteto grego Alexandros Tombazis. Foi inaugurada em 12 de Outubro de 2007, pelo Secretário de Estado do Vaticano por ocasião do 90.º aniversário das aparições.

                         

 A decoração é inspirada na arte bizantina e ortodoxa. A planta é circular por fora e quadrangular por dentro, existindo 12 portas laterais (uma dedicada a cada um dos Apóstolos) e   uma grande porta central, a Porta de Cristo.

                         

        Fátima é hoje  um dos principais centros de peregrinação do mundo, onde milhões de peregrinos encontram conforto espiritual. A primeira peregrinação nacional a Fátima realizou-se em 1927 e a basílica começou a ser construída em 1928, tendo sido consagrada em 1953. Com uma torre de 65 metros de altura, coroada por uma grande coroa em bronze e uma cruz de cristal, a basílica encontra-se ladeada por hospitais e casas de retiro e tem à sua frente uma grandiosa praça na qual se situa a pequena Capela das Aparições,dentre outros monumentos já citados aqui.

      A Basílica do Rosário começou a ser construída em 1928, em estilo neo-barroco, segundo um projecto do arquiteto  Gerard Van Kriecken. Ergue-se no local onde os Pastorinhos brincavam a fazer uma pequena parede de pedras quando viram o clarão que os fez pensar ser uma trovoada, em 13 de Maio de 1917.

     Os vitrais da capela-mor representam os quatro evangelistas, a aparição do Anjo, uma cena da vida dos pastorinhos, e aspectos da Cova da Iria em dia de peregrinação.

                        

     As Estátuas que estão em cima das colunas,  representam santos portugueses, santos fundadores de congregações religiosas e outros apóstolos da devoção a Nossa Senhora, sendo todas da autoria de escultores portugueses.   

            

    A torre sineira tem 65 m de altura, sendo rematada por uma coroa de bronze de 7000 kg, construída na fundição do Bolhão, Porto, encimada por uma cruz, iluminada durante a noite.

                          

   Fátima, é um dos centros religiosos mais estimados do mundo, onde os 3 pastorinhos testemunharam a aparição de Nossa Senhora, em 13 de maio de 1917.

   A fama de Fátima como local de Peregrinação, transformou esta cidade num dos destinos mais procurados de Portugal, atraindo milhares de peregrinos e visitantes durante o ano todo.

                     

Gostou?!

Pagina principal