Frankfurt situa-se nas margens do rio Main.(Meno). Considerada o segundo centro econômico e financeiro da Europa. Poderíamos dizer que é o coração empresarial da Alemanha. Seu apelido Mainhatan se deve ao seu conjunto de torres comerciais, enquanto Bankfurt, resume seu papel no que se refere às questões financeiras da Alemanha e da Europa.
Cerca de 400 instituições financeiras estão estabelecidas na cidade, incluindo a Börse ( Bolsa de Valores ) e o Bundesbank( Banco Central da Alemanha).
A Börse, com a sua cúpula de 43 metros de altura, que abriga as transações da bolsa da cidade, é também conhecida como Catedral dos Capitalistas. Em frente ao edifício erguem-se duas estátuas de animais, o touro e o urso, que representam respectivamente a subida e a descida das ações.
Há muito mais a fazer em Frankfurt do que simplesmente negócios. Um olhar mais atento revela uma metrópole cheia de encanto.
Frankfurt é a cidade dos contrastes, onde convivem cultura, economia e natureza.
Na idade Média, reis e imperadores vieram até aqui para serem coroados, e por isso, durante séculos foi sede da Coroação dos Imperadores e centro da Unidade alemã de 1848. Nesta cidade residiu Carlos Magno e nasceu Goethe.
Comece sua visita por Römerberg, para conhecer a parte antiga de Frankfurt. Esta praça é o coração histórico da cidade, onde os cidadãos costumam se reunir em ocasiões especiais. Um espaço livre rodeado por prédios de arquitetura germânica,que no século 12 ,foi utilizada como mercado livre. Ao longo do tempo, foi se tornando uma área importante onde se realizava o empossamento dos governantes da cidade, e outras cerimônias importantes celebrados na antiga prefeitura. O principal salão da prefeitura, o Kaisersaal, abriga estátuas de todos os reis e imperadores germânicos.
Embora os bombardeios da Segunda Guerra, não tenham afetado a fachada do Römer, os prédios de madeira situados no lado oposto da praça foram reconstruídos do zero, utilizando métodos e materiais tradicionais. Hoje o Römer, voltou a ser o centro representativo da cidade antiga de Frankfurt, devido à sua reconstrução fidedigna das suas pitorescas casas. É ainda o local onde se realizam apresentações teatrais, festas musicais e populares e um dos mercados de Natal mais bonitos da Alemanha.
Na praça, você encontrará diversos restaurantes e lojinhas oferecendo todo o tipo de lembranças de Frankfurt.
Ainda nesta praça, outra dica é uma visita ao Historiches Museum, onde a história de Frankfurt é contada, inclusive com maquetes da cidade em diversas épocas.
A Nikolaikrche ( Igreja de São Nicolau), fica ao sul da praça. Uma construção de arenito vermelho, datada do século 13. Do terraço os padres costumavam saudar as multidões.
Atravessando o Römemberg, fica a Paulskirche (Igreja de São Paulo), do século 18. Doações vindas de todas as partes da Alemanha contribuíram para a sua reconstrução pós –guerra a tempo das comemorações de seu centenário.Esta igreja é o símbolo nacional da liberdade e da democracia, já que em 1848, se reuniu ali a primeira Assembléia Nacional eleita de forma livre.
A Catedral de Arenito vermelho é apenas uma igreja paroquial, a Igreja de São Bartolomeu, mas pouquíssimas igrejas paroquiais foram palco de cerimônias de coroação de imperadores. Recebeu o título de Igreja Imperial, do Século XVIII. Sua torre gótica, de 96 metros de altura domina a paisagem da zona antiga da cidade. Se tiver disposição, ao subir 324 degraus, será contemplado com uma vista panorâmica muito bonita .
A antiga ópera, inaugurada em 1880, com a representação de Don Juan de Mozart e foi destruída nos finais da Segunda Guerra Mundial. Os trabalhos de restauração e reconstrução duraram até 1981, ano em que foi solenemente inaugurada.
O Museu e Casa Goethe, onde nasceu, em 1749, o poeta Johann Wolfgang Von Goethe, merece uma visita, não só pelo seu célebre morador, mas porque oferece uma interessante visão sobre o estilo de vida do Século XVIII . Apesar dos móveis não serem originais, tentam retratar o mais fiel possível o original.
Ao sul do Rio, na margem mais afastada do Meno, sete grandes museus compreendem a região dos Museus, dentre os quais, poderia citar :
O Städelsches Kunstinstitut, uma das maiores galerias da Alemanha.
O Liebieghaus : Museu de esculturas antigas.
O Museum für Völkerkunde , que trata da cultura dos povos do mundo.
O Deutsches Archetekturmuseum: Museu da arquitetura Alemã
Deustsches Filmmuseum : Museu do cinema alemão
Ao contrário das demais cidades alemãs, Frankfurt não tentou reconstruir sua aparência depois da Segunda Guerra. Foram construídos prédios altíssimos, e modernos.
Um dos pratos mais populares da cidade, é a Frankfurter Wurstchen, lingüiça de porco defumada, geralmente servida com salada de batats e Ebbelwoi, delicioso vinho de maçãs.
E aqui vai o nosso brinde a esta cidade, tão multicultural !
23 de outubro de 2011 às 19:59
Só assim estou relembrando os nomes de tantos lugares e visitas a marcos históricos dessas cidades. Ótimo!!!