Heidelberg

Postado em outubro 13, 2011

Mundialmente famosa e charmosa. O que também significa momentos românticos e sonhadores entre a ponte Alte –Brücke e o magnífico Castelo.

Sem falar na  localização fantástica à beira do Rio Neckar e da floresta de Odenwald. Cidade que inspirou poetas, filósofos e músicos, num período rico de criação cultural, na Alemanha do século 19. Da ponte se tem uma linda vista da cidade, cruzando a outra margem, poderá escalar a Philosophenweg. O Caminho dos Filósofos, uma homenagem aos intelectuais de Heildelberg que caminhavam por essas encostas para espairecer ou refletir sobre os mistérios do tempo e da decadência.  Goethe e Mark Twain, deixaram lindos relatos sobre a cidade.

Comece sua visita pelo Schloss, (Castelo) que agora está em ruínas. Você poderá  subir pelo funicular, ou a pé, pois a subida é íngreme, mas não é longa.

Assim que chegar a área do Castelo, poderá desfrutar de uma vista da cidade.

Passando pela ponte fortificada chega-se  ao portão do pátio.Num outro pátio, o que se destaca é o barril de vinho gigante, o Grosses Fass, que possui a altura de um prédio de dois andares,

O Altstadt ( centro histórico) de Heidelberg fica entre o Rio Neckar e a encosta arborizada., aos pés do castelo e conquista seus visitantes com suas ruelas românticas.  A rua principal corre paralela ao rio a partir da Marktplatz. A praça, com belas residências e a prefeitura barroca ( Rathaus).

A  igreja Heilliggeistkirche,  Igreja do Espírito Santo, também fica na Marktplatz. Em 1398, o Eleitor Ruprecht III, iniciou as obras da nova igreja, no local da antiga, e as obras duraram até 1508. Foi construída em arenito vermelho.

Marktplatz, com seu imponente chafariz e o pitoresco calçamento de pedra, dão o ar acolhedor a esta cidade.

Outra Igreja que nos chamou a atenção pela sua beleza, foi a Jesuitenkirche,  igreja jesuíta, magnífica obra de arte, foi contruída entre 1712 e 1751 para os jesuítas que chegaram a Heidelberg em 1698. Sua fachada é grandiosa e rica em adornos.

Veja o interior desta Igreja, e o seu belo órgão:

Heidelberg, cidade  universitária por excelência a Alte Universität,criada em 1386, é considerada a mais antiga da Alemanha. Estudantes do mundo inteiro a freqüentam. O atual edifício desta antiga universidade foi consturído em 1712 a 1735.

Aqui, a foto da Biblioteca da Universidade:

Um destaque para esta construção que segue abaixo, ,o Haus zum Ritter: construído em 1592 para uma família de um rico comerciante de tecidos, Charles Bélier, este incrível prédio é uma das poucas estruturas originais ainda intacta na cidade. Entre 1693 a 1703 serviu como prefeitura da cidade de Heidelberg. Sua fachada é  do típico estilo arquitetônico germânico.

Hoje abriga um hotel e restaurante, fica na Hauptstrasse, 178

Espalhados por todo o centro histórico há cafés ao ar livre, restaurantes e bares convidativos.

Há também  muitas lojas, com preços bons, uma boa notícia, para quem não resiste a umas comprinhas.

Em Heidelber, cada canto, parece render uma bela imagem, foi feita para ser degustada, com os olhos, seja numa mesinha ao ar livre , ou nas vitrines das lojas.

Gostou?!

Pagina principal