Neuschwanstein

Postado em outubro 8, 2011

Visitamos o Schloss  Neuschwanstein   (Castelo Neuschwanstein )  e podemos afirmar que é o protótipo de todos os castelos de  conto  de  fadas. A arquitetura  do castelo possui um estilo fantástico, o qual serviu de inspiração ao “Castelo da Bela Adormecida”, símbolo dos estúdios  Disney.

 

A visão romântica da idade média, disseminada por Ludovico II, o Rei Sonhador, ainda desperta a imaginação.

O   Castelo Neuschwanstein (Schloss Newchwanstein, em alemão)  , que significa Castelo novo cisne de pedra, uma referência ao “cavaleiro do Cisne”, Lohengin, da ópera com o mesmo nome, está localizado no cume de um penhasco, acima do desfiladeiro Pöllat.

Você ainda pode apreciar, na vila de Hohenschwangau,  um outro Castelo, o ”Schloss Hohenschwangau”. Uma construção de 4 andares, erguida sobre fundações medievais .

Caminhe até Marienbrücke, uma ponte sobre a queda 100m abaixo. Ludovico, visitava  esse local à noite para contemplar seu castelo, após ordenar que suas luzes fossem acesas e esse é o ponto de onde a construção e seu cenário podem ser melhores apreciados, é como se o castelo brotasse da rocha. ( Na foto abaixo,você poderá ter uma visão da  ponte).

O Castelo começou a ser construído em 1869.  Apesar do seu aspecto medieval , a construção do Castelo de Neuschwanstein, requereu moderna tecnologia da época, sendo o castelo uma maravilha  nos acabamentos da tecnologia estrutural. Engenhos a vapor e elétricos, ventilação moderna e canalizações de aquecimento fazem parte da estrutura. (Não se pode fotografar dentro do Castelo! )  A vista do Castelo, também é muito bonita.

.

Neuschwanstein  porém,  é um lugar melancólico, onde Ludwig, conhecido como o Rei  louco da Baviera, soberano atormentado, isolado e obcecado em transformar suas angústias em um Castelo que pudesse eternizar a beleza que ele vislumbrava na música de Wagner. Aqui, neste Castelo, que era o refúgio de Ludwig e  acabou sendo a sua lápide.

A concepção do edifício foi esboçada por  Luís II da Baviera numa carta a Richard Wagner, datada de 31 de maio de 1868:

“É minha intenção reconstruir a ruína do velho castelo em Hohenschwangau, próximo do Desfiladeiro de Pöllat, no verdadeiro espírito dos velhos castelos dos cavaleiros alemães (…) a localização é a mais bela que alguém pode encontrar, sagrada e inacessível, um templo digno para o divino amigo que trouxe a salvação e a verdadeira benção ao mundo.”

Nos despedimos de Neuschwanstein, encantados , embevecidos, e com belas recordações.


 

 

Gostou?!

Pagina principal