João Pessoa e lindas Praias !

Postado em dezembro 10, 2014

Uma das menores e mais antigas capitais do Nordeste, João Pessoa  nasceu longe do mar, a beira do rio Sanhauá.

Seu centro histórico é bem preservado. Os bairros da orla são recentes e obedecem a um inteligente plano diretor, que limita a altura dos prédios das quadras próximas ao mar.

Uma reserva de mata atlântica em plena área urbana, a Mata do Buraquinho, proporciona um excelente índice de área verde por habitante.

Com um rico acervo histórico-arquitetônico, João Pessoa guarda imponentes construções barrocas datadas do século 16.

Centro Cultural São Francisco

Um dos mais importantes complexos barrocos do país, o conjunto arquitetônico de São Francisco atrai estudiosos e turistas do Brasil e também de outros países.

Composta pelo Convento de Santo Antônio e pela Igreja de São Francisco, a obra foi concluída em 1770 e causa impacto pela grandiosidade e pela beleza do acabamento.

Igreja Nossa Senhora das Neves :

A  igreja matriz da cidade de João Pessoa. Sua origem é antiga, remontando ao início da colonização, sendo, desde então, destinada ao culto de Nossa Senhora das Neves, padroeira da cidade (Rodriguez, 1992).

A primeira igreja, neste local, foi construída por volta de 1586 (Nóbrega, 1982). Entretanto, a mesma foi demolida e reconstruída três vezes, por se encontrar em ruínas (Octávio, 1989), mas permaneceu no mesmo local inicial (Rodriguez, 1992), sendo a atual a sua quarta reconstrução, realizada pelo vigário Francisco Melo Cavalcanti (Nóbrega, 1982).

Não é considerada um monumento artístico, mas sua importância está no fato de ser a Catedral das Neves, remontando ao nascer da cidade. Por isso, é tombada pelo Patrimônio Histórico (Nóbrega, 1982). A Igreja das Neves localiza-se à av. General Osório e, ainda hoje, nela são celebrados todos os ofícios católicos.

Parque Solon de Lucena

Cartão-postal de João Pessoa, o Parque Solon de Lucena é uma das mais belas expressões paisagísticas da capital. Com traçado original do paisagista Burle Marx, os jardins preservam exemplares de pau-d’arco, bambus e belas palmeiras imperiais que acompanham o desenho do lago central.

Os turistas se concentram nas praias urbanas de Tambaú,  Manaíra  e Cabo Branco, com barracas, bares e restaurantes.

Boa orla para fazer caminhadas ou pedalar com uma bicicleta.

A Paraíba tem 138 km de litoral, premiados com falésias singulares, praias tranqüilas e piscinas naturais de águas cristalinas. Repleto de surpresas os arredores de João Pessoa, convidam a passeios emocionantes.

Uma visita à Barra de Mamanguape,a pouco mais de 80km da capital, a vila abriga o Projeto Peixe-Boi que , além de cuidar da preservação da espécie, permite ao visitante ver de perto os dóceis animais . Podendo esticar a visita até a Baía da Traição , que é uma área bastante preservada e com aldeias indígenas que oferecem artesanato de madeira e corda.

Para o Norte, você poderá circular pelas praias urbanas da capital de Cabedelo e de Lucena, sendo possível esticar até a reserva indígena de Barra de Camaratuba.

Já para o sul, segue para o município de Conde, passando pelas praias de Barra do Gramame, Praia do Amor, Jacumã, Tabatinga, Coqueirinho e Tambaba.

 

 

Passeios de barco para as piscinas naturais de Picãozinho:

A menos de dois quilômetros da costa, em frente à praia de Tambaú, as piscinas naturais de Picãozinho surgem na maré baixa, apresentando formações de corais. Um dos passeios náuticos mais apreciados da região, atrai adultos e crianças que se revezam nos deliciosos mergulhos em meio aos peixes. O tour dura quatro horas e barcos-restaurantes garantem bebidas geladas…

Passeio de Barco para Ilha de Areia Vermelha:

Quando a maré está baixa, barcos, lanchas e jet-skis seguem em direção à Ilha de Areia Vermelha, acessível a partir da praia de Camboinha, em Cabedelo. O banco formado por areias avermelhadas é cercado por piscinas naturais repletas de peixes. Para lá seguem também os barcos com serviços de bar que servem, entre outros petiscos.

As paisagens mais rústicas e bonitas, entretanto, encontram-se no litoral Sul, na direção de Pernambuco. É lá que está Tambaba, o mais consagrado endereço naturista do Brasil.  A primeira praia de naturismo oficializada do nordeste. Para quem não é adepto do naturismo, não se preocupe, existe a Tambaba, com roupa e sem roupa. Uma informação importante,  na praia naturista , existem algumas normas, e uma delas , segundo o código de ética da praia o homem só entra em Tambaba, sem roupa, acompanhado do sexo feminino. A mulher pode entrar sozinha.

Coqueirinho:

Localiza-se a aproximadamente 35km ao sul de João Pessoa e a menos de 10Km ao norte de Tambaba.  Praia calma, de grande litoral, é conhecida como um dos refúgios da cidade. Sua beleza natural e clima agradável, é uma das boas opções para os que buscam um lugar calmo e bonito para passar um dia de férias.. De coloração verde azulado, suas águas cristalinas são muito convidativas para um mergulho. É propício também para a prática de esportes náuticos, como kitesurf  e vela. Possui vegetação nativa e coqueiros que enfeitam o lugar, fornecendo sombra para os visitantes.

Mercado de Artesanato Paraibano:

Na hora de escolher as lembranças da Paraíba,vale apostar nas peças do artesanato típico da região, grande parte produzida no interior, como redes estampadas, imagens de santos em estopa, cangaceiros em argila, jóias com conchas, bordados em renda. São 120 lojas em Tambáu. E ainda poderá encontrar castanha e rapadura, além dos doces de buriti, carolina(coco branco queimado), alfenim (massa de açúcar em forma de flores ou animais) e sorda (espécie de pão de mel feito com rapadura)

Endereço:  Av. Senador Rui Carneiro, 241 – Tambaú

Feirinha de Tambaú :

A feirinha fica montada na Praça Santo Antônio, diariamente, com artesanato e peças de algodão colorido. Nos fins de semana, ganha a companhia das barraquinhas de comidas regionais e das apresentações de maracatu.

Farol do Cabo Branco

Melhor lugar para apreciar toda a beleza do litoral de João Pessoa, o Farol do Cabo Branco representa o extremo leste do Brasil, indicando a localização da Ponta do Seixas. É ali que o sol nasce primeiro nas Américas. Inaugurado em 1972, a  40 metros acima do nível do mar.

A Ponta do Seixas

Localizada a 13 km ao sul de João Pessoa, a Ponta do Seixas é um passeio quase obrigatório.

É o ponto mais oriental do Brasil e das Américas continentais, localizado em João Pessoa.  Fica na Praia do Seixas, é o ponto mais oriental do Brasil.  Dos pontos extremos brasileiros, a Ponta do Seixas é o único que é ao mesmo tempo extremo do país e do continente.

A ponta, que é uma estreita faixa de praia de areia branca mais ao sul da barreira, é de fato o local situado mais a leste da América, e não a falésia do Cabo Branco em si, que é o ponto mais alto da região, portanto o mais ideal para um farol.

Apreciar o pôr do sol na praia do Jacaré

O pôr do sol ganhou trilha sonora em João Pessoa. Todos os dias, quando o astro-rei dá os últimos suspiros na praia fluvial do Jacaré, o saxofonista “Jurandy do Sax” entoa nada menos que o “Bolero”, de Ravel.

O espetáculo acontece por volta das 17h e atrai moradores e turistas que lotam os vários bares à beira-rio. Para pegar uma boa mesa nos decks, chegue cedo.

Para finalizar o espetáculo, você ainda vai ouvir Ave Maria.

 

A culinária em João Pessoa, também é muito especial, você poderá experimentar os quitutes na Feirinha de Tambaú, nos fins de semana. Aliás, o bairro de Tambaú, Manaíra e Cabo Branco, reúnem  bons restaurantes.  E aproveite as sobremesas, que além da rapadura, tem doces de frutas  típicas como caju, cajá, abacaxi, mamão com côco e muitos outros.

Segue algumas dicas, que foram aprovadas….

Restaurante Mangai, na sua ambientação rústica, nos remete a um armazém caipira, onde os garçons trajam roupas típicas , de lampião e as garçonetes de Maria bonita. Um completo e variado bufê de comidas nordestinas.

 

Canoa dos Camarões :

O restaurante é famoso pelo Rodízio de Camarões, mas tem outras opções, e o prato além de saboroso é muito farto.

Endereço: Av. João Maurício, 121

Um destaque para a sorveteria , Delícias do Serrado, onde você vai encontrar inúmeros sabores de sorvetes deliciosos.  Fica em Tambaú, próximo da feirinha de Tambaú. Vale a pena experiementar.

João Pessoa, vale a sua visita…. se puder aproveite e visite Campina Grande em junho, época da Grande Festa Junina.

Para fazer um bom passeio pelos arredores de João Pessoa, você pode pegar mapas e boas dicas no Centro de Informações Turisticas da Paraíba,  em Tambaú.

 

 

 

 

Se v0cê estiver com  tempo livre, poderá ir até a Praia da Pipa, no Rio Grande do Norte. É relativamente perto e a estrada é boa.

Boa Viagem !

Verinha

Gostou?!

Pagina principal