TURQUIA

Postado em julho 13, 2012

 

 

 

           Quando viajamos para um outro país, devemos ter em mente que algumas coisas podem ser diferentes.  Normas, padrões de segurança, hábitos, cultura, alimentação.
É fundamental para a VerinhaTour, que você saia daqui com muita informação sobre o  País e também sobre as cidades que vai visitar para que você aproveite todos os momentos da sua viagem e que os torne especiais.

                          

          Hoje, falaremos da Turquia, um país com muita história, informação, cultura  e um vasto território. É  preciso compreender que o tráfego  e outros ruídos fazem parte do dia a dia das grandes cidades. Mas, na Turquia, mesmo no interior, as atividades começam cedo, às vezes com o cantar do galo, com a chamada para as orações vindas das mesquitas  que são parte da cultura.

                         

                A Turquia situa-se na fronteira entre a Europa e a Ásia,  está banhada ao sul pelo Mediterrâneo, a Oeste pelo Mar Egeu, a Noroeste pelo Mar de Mármara e  ao Norte pelo Mar Negro. Possui um vasto território, sendo um país com cultura e geografia bastante diversas.

                  

         Devido ao seu vasto território, a Turquia possui um clima bem variado . Nas regiões do mediterrâneo, Egeu e do Mármara, os verões são quentes e secos e os invernos amenos. A maior parte das chuvas cai entre novembro e fevereiro.  Já, no Mar Negro, o clima é mais frio e chuvoso, o clima é ameno. E no sudeste do país, está influenciado pelo clima continental  e mediterrâneo. Verões longos e quentes e invernos curtos e chuvosos.

                        

       A paisagem turca oferece grandes contrastes: praias com palmeiras, montanhas nevadas, rios, lagos , barragens e estepes , montanhas e planícies.

   Um verdadeiro paraíso de belezas naturais, incontáveis oportunidades para muitas aventuras e atividades esportivas tais como: caminhadas, escaladas, cavalgadas, esqui, balão de ar quente, muitos esportes aquáticos.

                

 

A Turquia possui uma herança cultural, e importantes locais arqueológiocos que aliados à linda paisagem local fazem desse país um fascinante e exótico destino que você vai descobrir nesta sua viagem.

                  

        Os lados europeu e asiático da Turquia, são separados pelo canal de Bósforo em Istambul e o estreito de Dardaneos que liga o Mar Egeu ao Mar Negro.

 

            

         A  Anatólia, (pedaço asiático da Turquia )  é um vasto e elevado planalto que ergue-se em direção ao este, interrompido por vales e cerca de 15 rios, incluindo o Tigre e Eufrates.

                         

        Anatólia, tem sido chamada de berço da civilização, pois foi a primeira cidade do mundo conhecida como Catalhyuk, pertencente à era neolítica (6500AC)localizada nesta região. Desde então até os dias de hoje a Turquia com sua rica diversidade cultural tem contribuído para o surgimento de uma civilização moderna.

 

             

        A Religião :

            

      Na Turquia  embora 98% da população seja mulçumana, a forma secular do Estado, garante completa liberdade no exercício de diferentes religiões.

 

         Costumes e Tradições

                  
A cultura turca é muito antiga, tal como se pode constatar pelos seus costumes. Os turcos são muito educados. No campo as pessoas cumprimentam-se e mantêm respeitosamente os seus nomes. Tratam-se pelos seus nomes próprios acrescentando, no caso do homem Bey e no caso de uma mulher Hanim até que exista mais alguma confiança. Se desejar  ser muito educado pode dizer Beyefendi ou Hanimefendi, respectivamente homem e mulher.

Os turcos são especialmente atenciosos com as pessoas idosas que são muito respeitadas independentemente da sua posição socio-econômica.

  Por isso podemos dizer que a  Hospitalidade é a base do estilo de vida turco. Seguindo os preceitos do Alcorão, o turco é amável e generoso anfitrião. E o turco faz qualquer esforço para se comunicar, não importando se não fala a mesma língua do seu hóspede. Geralmente o morador de grandes centros falam pelo menos  um língua estrangeira ( principalmente o inglês,alguns alemão ou francês) e em algumas zonas turísticas também o espanhol.

        A Língua turca pertence ao grupo Ural-Altaico e possui afinidades com o Finno-Húngarol. Ela é escrita utilizando-se  o alfabeto romano e é falada por aproximadamente 150 milhões de pessoas no mundo.

 

         As Casas de Café :

                

      Mesmo na menor das vilas turcas terá com certeza a sua casa de Café ou Kahvehane, onde os homens conversam, tomam café, chá e jogam o gamão ou Tavia em turco. Em Istambul eles ainda podem ser vistos fumando seus narguillês nas casas de café.

 

       Banho Turco

                      

        Dada a importância da limpeza na sociedade turca, os banhos turcos existem desde os tempos medievais. Há banhos separados para homens e mulheres ou no caso da cidade ser muito pequena, o mesmo banho oferece dias diferentes para atender ambos os sexos. Entrando no “Hamam “, você encontrará pequenas salas privativas onde deverá deixar suas roupas e pertences e então deverá enrolar-se  em uma toalha própria para esse banho conhecida como “Pestemal”. A seguir você deverá encaminhar-se para o “Gobek Tasi”, uma sala aquecida com uma larga pedra de mármore no centro onde você irá relaxar e transpirar. Em  seguida, um dos atendentes esfoliará seu corpo com uma luva áspera e ensaboada. Depois da limpeza , se você quiser uma massagem também é possível. Você se sentirá completamente revigorado depois desse verdadeiro ritual. Muitos dos banhos turcos são localizados em antigos edifícios  muito interessantes e atraentes do ponto de vista arquitetônico.

        

                Compras

    Ir às compras, é um dos grandes prazeres de uma viagem à Turquia, pois é grande e rica a variedade de produtos oferecidos. Objetos modernos, artesanato tradicional confeccionado em pequenas vilas e províncias.

            

                      

         Podem comprar tapeçarias ou Kilims, jóias , roupas e especiarias a bons preços. No bazar coberto em Istambul, existem aproximadamente 4000 lojas, onde você poderá adquirir quase tudo.

                           

         Nestes bazares e mercados é quase obrigatório regatear, mas nas lojas normais os preços geralmente são fixos.  Na verdade, a grande maioria dos visitantes não consegue resistir em comprar alguma coisa.

 Dentre as mais populares opções estão o tapete turco, reconhecido mundialmente por sua qualidade e beleza, vários artigos em couro, cobre , bronze, prata, lindas peças em cerâmica, cristal e ônix, bijouterias, jóias e artesanato em geral.

                  

         Na Turquia os artigos em couro são importantes. O couro é usado na confecção de roupas e demais artigos tais como bolsas , cintos e calçados a preços que surpreende o visitante.

                       

          Para agradar ao paladar, doces deliciosos feitos com pistaches, castanhas, nozes e mel, damascos, frutas secas, ervas e temperos aromáticos de todo tipo, frutas e legumes em lindos potes de conserva.  

 

              Cozinha e restaurantes
    A comida turca é variadíssima, desde pequenos “kebabs” até pratos muito elaborados em excelentes restaurantes.

São sempre utilizados ingredientes frescos: vegetais e carne, frango e cordeiro, bem como ervas e especiarias frescas ou secas. Na comida turca usam-se muitas especiarias mas não é picante. Como bebida, a água mineral é perfeita para acompanhar a comida, embora exista também uma boa variedade de vinhos e cervejas locais. As bebidas importadas são mais caras.

                        

Ir à Turquia significa também fazer uma viagem gastronômica, onde cada cidade tem as suas próprias especialidades  

                 

 

              A música, e a dança  Folclórica :

       A Turquia continua profundamente ligada às suas tradições. Todos os acontecimentos da vida familiar, religiosa e laica , são pretextos para danças, música e festejos.

               A música  é muito importante na vida cotidiana dos turcos. Nas pequenas aldeias da Anatólia, a população gosta de se reunir à noite , após o jantar para tocar “saz” ( uma espécie de bandolim) , cantar e dançar.

  A animada música folclórica turca, originária da Ásia,  é um forte contraste à refinada música clássica turca oriunda da côrte otomana. Até recentemente , a música folclórica ,nunca tinha sido escrita e mantida viva somente graças as asklar ( trovadores).que iam de aldeia em aldeia, fazendo se acompanhar pelo”  saz “.

 Diferente da música folclórica é a música otomana militar,  atualmente executada pela Mehter Takimi (janízaros ) que acompanhavam o sultão em batalhas e tocavam canções sobre os ancestrais heróis e as grandes vitórias. A banda se apresenta no museu militar em Istambul, e é tocada com timbas, clarinetes, pratos e sinos.

           A música dos Dervixes Rodopiantes ( Mevleviler,) a flauta predomina e pode ser ouvida na cidade de Konia, durante o Festival de Mevlana em dezembro.

        

          Em cada região da Turquia , tem a sua dança folclórica, cada uma com suas roupas e adereços exclusivos da região a que pertencem., algumas das mais conhecidas são :

            

         –   Horon , Dança da região do Mar Negro, que é executada somene por homens vestidos em preto com ornamentos na cor prata. Os dançarinos dão-se os braços e dançam com movimentos muito rápidos ,seguindo os acordes do Kemence ( tipo primitivo de violino)   

                           

 

        – Kasik Oyunu:  A Dança da Colher, é executada de Konya à Silifke e consiste em homens e mulheres vestidos com trajes coloridos, batendo as colheres de pau que tem em cada mão, próprias para a dança, e que são usadas como as castanholas espanholas, batendo umas contra as outras, criando uma música ritmada ,acompanhada por passos de dança executados de acordo com a batida dos objetos, seguindo o ritmo da música

 

       

 Kilic Kalkan : A Dança da Espada e do Escudo, representa a conquista da cidade pelos otomanos. É executada somente por homens vestidos em trajes de guerra, os quais dançam ao som das batidas das espadas e dos escudos , sem música., apenas ritimada pelo som do ferro contra o ferro.

 

            Zeybek : Dança de ritmo lento da região do Egeu, executada pelos homens., que trajam vestimentas coloridas, e cada um  representa um “efe”personagem que significa bravura, coragem, e heroísmo.

 

         Os Esportes Tradicionais :

 

           Yagli Gures : A luta do óleo. É um esporte nacional que acontece todo ano no mês de julho. Os campeonatos são organizados em Kirkpinar, Edirne. A luta requer muita força física e é dificultada porque os participantes  etm seus corpos busuntados com óleo de oliva.

                    

        Cirit Oyunu  : O jogo de dardos. Dardos de madeira são lançados por intrépidos cavaleiros para o time oposto para obter pontos.

        

         Festas Religiosas :

               

              O Ramadan , para os mulçumanos consiste em respeitar uma vez por ano a abstenção durante um mês de comida , bebida , tabaco, , entre o nascer e o pôr do sol. Determinada em função do calendário religioso a data do Ramadan  muda todos os anos. O Ramadan    é respeitado de diversas formas, mais rigorosamente no campo que na cidade.

                 

           Ramadan é mais do que somente um mês de jejum. A intenção é trazer os muçulmanos mais perto de Deus e ensiná-los sobre a paciência, humildade, espiritualidade.Também ensina os muçulmanos a prática de auto-disciplina, auto-controle, sacrifício, e empatia para com os menos afortunados incentivando ações de generosidade e caridade.

                  

         Depois do por do sol, com a quarta chamada para a oração, o imã (pastor) vai dar o sinal verde para quebrar o jejum (iftar).Luzes verdes aparecem nas mesquitas.As pessoas esperam pacientemente pelo sinal para começar esta refeição cerimonial. É uma refeição leve, composta pelo pão pide quentinho assado na hora, legumes em conserva, azeitonas e outros comestíveis de fácil preparo. Jantares mais elaborados, normalmente são realizados mais tarde, dependendo do horário do por do sol.

                 

       Se você estiver visitando a Turquia durante o período do Ramadan :

                  

     Durante o dia, é educado se abster de comer, beber e fumar nas ruas ou em lugares públicos. Mas, você poderá fazê-lo nos restaurantes e cafés. O pessoal em jejum entende  que você não é mulçumano e terão prazer em atendê-lo.Alguns restaurantes podem não servir bebidas alcoólicas.As piscinas serão menos movimentadas também. Mas, prepare-se porque depois do por do sol as cidade recebem de volta a alegria como se fosse um carnaval. Luzes festivas e coloridas são ligadas e mesquitas iluminadas. Restaurantes lotados .Turistas e não mulçumanos são convidados a participar.

        O único incômodo que você pode enfrentar como turista são os bateristas que vão de rua em rua no meio da noite, com seus grandes tambores, para acorda as pessoas para o preparo da refeição da manhã antes do grande jejum começar ao nascer do sol.

.

                 Seker Bayrami :  A Festa do Açúcar após o Ramdan.,Três dias de festa simbolizam o fim do período de jejum do Ramadan. Os grandes centros de comércio, tal como o grande bazar em Istambul e as repartições públicas, encontram-se fechadas. Tal como no Natal , as famílias vestem-se bem, visitam-se ,se presenteiam com lokum, delícias turcas que são os doces.

 

          

     

    O café e o chá são bebidas da hospitalidade

                                                

              Eles fazem parte dos ritos fundamentais da cortesia a qualquer hora e em qualquer ocasião. O café turco é servido pouco açucarado (“az”) meio açucarado (“orta” ) açucarado (“seker”) ou sem açúcar (“Sade” ), e acompanhado de um copo de água.

                                 

              É um momento solene e cerimonial que estabelece algum recolhimento, é da tradição beber este genuíno café turco em pequenos goles, sorvê-lo e aspirá-lo. Este é o Devf, a arte de colher o instante que passa.

                       

              Grandes consumidores de café , converteram-se ao chá que consomem abundantemente. Bebem-no em pequenos copos. O chá que lhes será  oferecido nos locais turísticos , muitas vezes terá o aroma de maçã.  O chá tradicional , utiliza-se fatias de maçãs secas.

                         

            O chá de maçã ou Elma cav (em turco), é docinho, sempre quente e é perfeito para acompanhar as sobremesas como a delícia turca ( doce de gelatina colorido) e a Baklva ( doce feito com massa folhada, calda de açúcar e recheios deliciosos.

                        

         O charme está em consumir o chá que é servido em um copinho todo decorado em forma de tulipa, que é o símbolo da Turquia, com um pires também decorado e uma colher.

 

              Passaportes e Vistos

                     

. Informe-se  sobre o procedimento correto no consulado turco no seu país , ou com a sua agência de viagens.

           É de sua responsabilidade estar com o seu passaporte , visto e toda a documentação necessária em ordem para sua viagem.

          O cidadão brasileiro , fica isento de obter visto prévio e poderá permanecer na Turquia por um período de até 90 dias. O visto é obtido no porto ou no aeroporto no desembarque , e seu custo é cerca de U$20,00. Mas, é necessário ter o passaporte com validade .

        Importante você saber sempre o endereço da embaixada do Brasil, para onde vai viajar.

                                               

             A Embaixada do Brasil na Turquia, fica em Ankara:

          ResiResit Galip Caddesi   Ilkadim Sokak  , 1  Gaziosmanpasa 06700 – Ankara

Tel: (90-312) 448 18 40

Fax: (90-312) 448 18 38

E-mail: brasemb@brasembancara.org  ou consular@brasembancara.org 

Horário de Atendimento ao publico: 10:00 – 12:00  / 15:00 -17:00

                                Vacinas:

             Nenhuma vacina é obrigatória ara visiar a Turquia.

 

           Voltagem :  A voltagem é de 220 volts.

    

           Água Potável :

              É aconselhável beber somente água engarrafada . A água da torneira não é indicada para beber, todavia serve para o banho, escovar dentes . Nos meses de verão não se esqueça de beber bastante água, principalmente se estiver muito calor.

    Seguro Viagem

  Seguro Viagem, Em defesa do seu interesse, recomendamos a todos os viajantes a providenciar o seu seguro de viagem pessoal, que poderá até mesmo ser feito neste próprio site : WWW.verinhatour.com.br

                                     

 

     Vocabulário Turco, para entrar no clima da viagem com algumas frases úteis.

 Olá  – Merhaba ( merabá)

 Adeus  Hosça Kalin

 Bom dia. Günaydin (gunaiden)

 Boa tarde : lYi aksamlar

 Boa noite  lyi geceler

 Por Favor : Lütfen ( Lut-fan)

 Obrigado  Tesekkür ederim, sagol ( texec cûr ederim)

 Sim  Evet

 Não Hayir (raír)

 Não entendo  Anlamiyorum

 Quero  Istiyorum

Aeroporto : Havalimani

 É longe –  Uzakmi

Um restaurante – Bir lokanta

 Conta :  hesap

Água mineral : Maden Suyu

 

 
 Algumas dicas para sua pronúncia :

 C = dk ; Cami (mesquita)  djami

Ç = tch . Cay (chá) tchai

Ö = eu  Göreme – Gueureme

S= ch  Kusadasi    Kuchadasi

Z = z  Zaman     zaman

G . prolonga a vogal precedente – dag daa

                                       

                                                       

Pagina principal