SÃO PETERSBURGO

Postado em novembro 1, 2011

São Petersburgo é frequentemente descrita como a maior cidade do Oeste Europeu Russo.

Foi fundada em 1703,  por Pedro, o Grande, para defender o território russo dos ataques da Suécia, recebeu o nome São Petersburgo em homenagem ao apóstolo Pedro, por quem o czar tinha devoção.

Em 1924, a morte do maior líder bolchevique, Vladimir Lenin, mudou mais uma vez o nome da metrópole. A cidade símbolo dos czares passou a ser chamada Leningrado.

Até que em 1991, com a queda do regime soviético, um plebiscito devolveu à cidade seu nome original: São Petersburgo.

Do esplendor do Hermitage aos monumentos do período soviético, que estão por toda parte em São Petersburgo, as fases históricas e os estilos arquitetônicos se misturam. A cidade já serviu de fonte de inspiração para grandes escritores, como Gogol e Dostoievski.

A cidade é cheia de charmosas alamedas que vão até o rio Neva. Por estar em uma região alta, São Petersburgo oferece ao visitante o mais belo crepúsculo de todo o mundo, elas são chamadas de as “Noites Brancas” de Dostoievski., dos invernos longos e gelados. Para muitos , a Veneza dos Bálticos….

Caminhar pela Nevskiy Propspekt, é viajar ao mesmo tempo pelos esplendores da era czarista e pelos cafés e butiques da moderna São Petersburgo. Imortalizada na literatura russa, esta avenida com 4,5km de extensão é o centro da vida social da cidade desde o século 18. Aqui todos os caminhos convergem para Nevskiy, ponto de partida ideal para explorar a cidade. Além das muitas surpresas que podem surgir ao longo da rota, é uma boa chance de descobrir antigos palácios, lojas, cafés, estúdios, escritórios, livrarias com mais de 60 anos e o cotidiano na cidade russa.

Você ainda encontra na Nevsky, a Biblioteca Nacional Russa, Igreja de Santa Catarina,  Palácio Stroganov, Palácio Beloselsky Belozerskiy ( abriga um museu de cera ), e a única estátua da Catarina a Grande , além da Catedral de Nossa Senhora de Kazan, um dos maiores ícnoes religiosos da tradição ortodoxa russa.

A cidade  foi construída às margens do rio Neva, e por isso foram construídas muitas pontes, não só belas obras arquitetônicas, mas também ótimos pontos de observação, e excelentes locais para lindas fotos.

A ponte mais conhecida, Ponte dos Cavalos, por estar adornada em suas quatro extremidades  por quatro diferentes  esculturas de Pyitr Klodt, representando cavalos em posições diferentes. Essas esculturas, durante a guerra foram removidas da ponte e escondidas para não serem destruídas pelo bombardeio.

Vale lembrar que para permitir a passagem das grandes embarcações, as pontes fecham para veículos e pedestres durante a madrugada. Já no inverno, como o rio congela, não há movimento, elas permanecem abertas.

O centro histórico da cidade e o grupo de monumentos constituem patrimônio mundial da UNESCO, e as maravilhas de São Petersburgo são inúmeras.

Comece pelo Museu Hermitage, imponente conjunto de edifícios à margem esquerda do Rio Neva, que abriga uma das mais importantes coleções de arte do mundo. Seu acervo hoje chega a 2,7 milhões de peças, cobrindo um período que vai do Egito antigo até a Europa do século 20. Obras de Leonardo da Vinci, Michelangelo, Rembrandt, Van Gogh, Matisse, Gaugin e Rodin.   Aqui também está o Palácio de Inverno, principal prédio deste conjunto, que foi residência dos czares na era pré revolucionária  e sede do Governo Provisório logo após a Revolução de 1917. Nele estão o Salão Malaquita, decorado com diferentes tonalidades dessa pedra ornamental e a Escadaria principal. Imperdível também é admirar as escadarias, janelas, assoalhos originais, tetos, lustres que compõem a decoração do museu. A praça que antecede a entrada principal do Hermitage, foi cenário do massacre de 1905, conhecido como Domingo Sangrento. Hoje exibe shows e eventos variados.

A mais suntuosa e grandiosa catedral de São Petersburgo. Desde 1931 que a Catedral de São Isaac é um museu. Pode-se subir até à base da cúpula, de onde se desfruta de uma magnífica vista de São Petersburgo.

Pedro o Grande, mandara construir uma igreja com este mesmo nome, porém menor e mais próxima do rio. Ela foi destruída por uma enchente depois de concluída em 1710. A atual Catedral de Santo Isaac,muito maior, foi inaugurada em 1858. Usada como museu do ateísmo no período soviético, a catedral,é oficialmente um museu, com coleção de arte do século. Sua Cúpula dourada é decorada com anjos.

O seu interior, é ainda mais espetacular. Em granito trabalhado no chão e nas paredes, e o que parece pintura, na verdade são mosaicos compostos por outros minúsculos mosaicos. As naves da Catedral ,são amplas e altas, o que nos dá a sensação de muito mais amplitude. Há valiosa representação da última ceia, tudo com muito ouro. Há ainda maquetes que explicam como foi possível içar as colunas de 600 toneladas.

A Fortaleza de Pedro e Paulo, está situada no centro da parte antiga sobre uma ilha pantanosa no rio Neva, Ilha de Zaichy Ostrov. Seu desenho, que se adapta perfeitamente à forma da ilha, conta com seis muralhas. Antes feita de madeira e mais tarde reconstruída com pedras, a Fortaleza é de 1703, ano da fundação de São Petersburgo. Durante a construção muitos escravos e prisioneiros de guerra, morreram nos perigosos pântanos que a circundam. Esta cidadela, abriga uma catedral, museu , uma antiga prisão, um cais e outros prédios administrativos. O ponto de destaque é a Catedral,de São Pedro e São Paulo. Catedral barroca, tentativa de Pedro o Grande , financiar construções que tinham como base projetos que não seguiam a tradicional arquitetura russa. A torre, foi outrora o prédio mais alato da cidade, e seu interior abriga as sepulturas de todos os czares russos e seu familiares. Também a sepultura de Pedro , o Grande está na catedral da fortaleza.

Mesmo não sendo a mais grandiosa e imponente, a Igreja da Ressurreição é no mínimo deslumbrante.

Um misto de cores e forma, a Igreja do Sangue Derramado, que fica próxima da Nevskiy, destaca-se em São Petersburgo, pelo estilo russo revisitado, algo raro nesta cidade de arquitetura barroca e neoclássica. A igreja , que também é chamada de Igreja da Ressurreição, foi construída em 1881 como o memorial de Alexandre Segundo, no local que ele foi assassinado.( por isto o nome, Sangue Derramado ) Suas portas foram reabertas ao público em 1997, após 20 anos de restauração. Destaca-se suas torres coloridas decoradas com ouro, pedras preciosas e cruzes resplandecentes.

O interior da catedral, é decorado com mosaicos de mármore, cobrindo todas as suas paredes e atualmente abriga um museu.

Em vias e lugares cheios, como trens e estações de metrô, atenção nunca é demais. Principalmente, quando estiver numas das pontes, fazendo suas melhores fotos, porque uma das principais famas da cidade diz respeito aos batedores de carteira.   Por isso guarde bem os seus pertences,  em lugar seguro com você ou no cofre do hotel.

Mas, nada tira o brilho desta bela cidade, com tantos canais, avenidas amplas, monumentos suntuosos, e lindas paisagens. Cidade onde se respira cultura, história e belas emoções

.

Estando em Sao Petersburgo, reserve seu ingresso para assistir ao Balé Folclórico Russo.  Vale a pena, por tudo, pela alegria, vestuário, dança, música e o clima agradável do teatro.

O Balé é apresentado em 2 partes, e no intervalo, aproveite para visitar outras salas do teatro, que geralmente são muito bonitas. Nossa agencia reservou os lugares e no intervalo, fomos brindados com um bufet de canapés e bebidas diversas.

Outro programa cultural, que você pode aproveitar, estando em São Petersburgo, é assistir a um espetáculo com uma boa companhia de balé russa. Nós conseguimos assistir ao Lago dos Cisnes. No hotel, ou na agência que você contratou, com certeza conseguirá reservar.

Assim nos despedimos desta encantadora cidade, e no próximo post, faremos um breve relato sobre Moscou.

Da fstriétchi !

(    Até breve !  )

Pagina principal