Sua Viagem num Cruzeiro Marítimo !

Postado em agosto 18, 2011

 

 

 

                      

                                                    

                                                                        Uma escolha acertada !

 

 

 

                Para quem gosta de conhecer novos horizontes e pessoas,  participar tanto de atividades mais descontraídas quanto de eventos, de muita mordomia, boa comida, boa bebida, piscina, paisagens, novas amizades, tranquilidade, tempo para ler e descansar  os cruzeiros marítimos, oferecem diversas oportunidades de entretenimento.

             E ainda, por possuírem esta variedade de atrativos, estes cruzeiros agradam pessoas de todas as idades, desde crianças a idosos, sendo um passeio ideal para quem viaja sozinho, em  casal ou com toda a família.

           Recomendado ainda, para quem não dispensa lazer e diversão, com um toque de sofisticação. Os cruzeiros marítimos, que são considerados verdadeiros resorts flutuantes, proporcionam tudo isto. Afinal, são navios modernos, muito bem equipados e altamente confortáveis, para oferecer o que há de melhor para quem estiver a bordo.

         São alvo de pessoas que buscam férias relaxantes, longe do estresse da vida contemporânea.   Viajar pelo oceano, não há tráfego, poluição, monotonia e é excelente para renovar as energias para começar uma nova jornada.

         Para quem deseja se livrar das tensões e pressões da vida moderna, buscando férias que proporcionem momentos de descanso e lazer, com direito a sol, mar e vento, não há dúvidas de que fazer uma viagem de cruzeiro é uma excelente opção.

        Fazendo um cruzeiro marítimo é possível conhecer várias cidades, sem ter que ficar mudando de hotel toda hora e nem ter que arrumar e desarrumar as malas, típico de outras viagens.

        No entanto, a escolha do cruzeiro é primordial. Hoje em dia há cruzeiros para todos os gostos, públicos, faixas etárias e com saídas temáticas. Por isso, procure escolher um cruzeiro que combine com seu perfil e gostos, pois, na maior parte do tempo você ficará dentro do navio Se quiser fugir do estresse, junto com a família, com a namorada, ou sozinho, há cruzeiros para todos os tipos e também para todos os bolsos.

 

 

                                                               Informações Importantes :

 

                                                      

 

Como escolher um cruzeiro marítimo?

 

     Há cruzeiros marítimos no mundo todo. Para escolher um cruzeiro você tem que levar em conta algumas variáveis. Uma delas é: o que você espera de seu cruzeiro marítimo? Que tipo de paisagem você aprecia? Quer praias tropicais, cidades históricas ou montanhas nevadas? Outra variável é: quanto você está disposto a gastar para participar de um cruzeiro marítimo? O preço cobrado varia, naturalmente, segundo o tipo de cabine que você escolhe,mas também do tempo de duração do cruzeiro: quanto mais longo um cruzeiro marítimo, mais caro ele é. Finalmente, cruzeiros que saem de portos fora do Brasil têm o custo adicional das passagens aéreas até o porto de embarque. Coloque tudo na balança antes de se decidir. Lembre-se que os cruzeiros marítimos de ou para portos norte-americanos exigem visto dos Estados Unidos, que podem ser demorados.

     Um cruzeiro marítimo constitui uma experiência inesquecível e, considerando-se que estão incluídas no preço despesas de transporte, hospedagem e alimentação (você  geralmente só paga as bebidas), acaba saindo mais barato do que  se imagina.

     As grandes embarcações modernas, possuem estabilizadores que atenuam sensivelmente aquele balanço que acabava por deixar mareadas as pessoas que efetuavam viagens marítimas há algumas décadas.

 

• Como escolher sua cabine ?

              

     Quanto mais cedo você fizer sua reserva, mais chances tem de escolher a cabine que mais lhe interessa. Independentemente do tipo de cabine que você escolher para seu cruzeiro marítimo, saiba que as melhores, onde se sente menos o balanço do mar, ficam no centro do navio. 

 

Quais os tipos de cabines que existem em um cruzeiro marítimo?

 

     A escolha de uma cabine em um cruzeiro marítimo tem a ver em primeiro lugar com seu bolso… Há diferente tipos de cabines nos navios que fazem cruzeiros marítimos. As principais opções são:

1- Suites:  São mega-cabines sofisticadas com sala e quarto, varanda etc. Muito bem equipadas.

2- Cabines internas:  (sem janela), porém aconchegantes sempre com quadros enfeitando a parede.

3- Cabines externas:  Possuem uma janelinha. Escotilha. São mais caras do que as internas, mas a  janelinha geralmente não pode ser aberta.

4 – Cabines externas com varanda :  Uma ótima opção. A cabine tem um tamanho razoável, é bem equipadinha e possui uma delícia varanda com cadeira de armar do lado de fora. Para quem quer fotografar é ótimo! Ela é, obviamente mais cara do que a cabines externas e internas.

                                             

 

 

Arrumando a mala:

                          

     Na hora de preparar a mala, lembre-se de levar roupas adequadas para as atividades dentro do navio e para as atividades fora. Protetor solar, boné, saída de praia e chinelos são fundamentais para o dia, enquanto roupas e sapatos mais arrumados combinam com a programação noturna. Também é bom levar pilhas ou baterias extras e outros ítens simples, mas que podem custar caro dentro do navio (ou simplesmente serem impossíveis de achar). O mesmo vale para xampus, sabonetes e outros itens de higiene pessoal.

 

• Antes de sair de casa :

 

1. Verifique a documentação de embarque (Voucher de Viagem );

2. Verifique os dados da sua reserva : nome do navio, número da cabine, horário.

3. Verifique ainda a sua documentação pessoal, seu cartão de crédito internacional e  dinheiro( dólares).

 

 

• Embarque:

 

      Ao chegar ao porto, procure pelo píer onde seu navio está ancorado.

      O embarque normalmente começa 4 horas antes do horário de partida do navio.

     Todos os passageiros deverão estar a bordo com antecedência mínima de 30 minutos do horário de partida.

      Lembre-se que o check-in, encerra 2 horas antes da partida do navio.

    O tempo para que sua documentação de viagem seja conferida, sua conta para gastos no cruzeiro seja aberta e você esteja pronto para entrar no navio é de aproximadamente uma hora.

     No check-in, dirija-se ao setor de bagagens.

    Verifique se suas bagagens a serem despachadas estão devidamente etiquetadas e identificadas, conforme a documentação recebida da companhia marítima.

     Um funcionário devidamente identificado irá ajudá-lo a despachar suas malas. Depois, dirija-se ao balcão onde será feito seu registro de entrada no navio.

    Funcionários da companhia estarão sempre prontos a lhe fornecer todas as orientações necessárias para que seu embarque ocorra sem problemas.

     O passageiro tem a responsabilidade de atender às exigências legais quanto à apresentação de documentos nas viagens nacionais e/ou internacionais, sendo, em qualquer caso, indispensável os originais destes documentos, em bom estado. Não será permitido o embarque dos hóspedes que estiverem portando apenas cópias/xerox (ainda que autenticadas) de seus documentos.

     O limite de bagagem é de 90 kg por hóspede. Para trechos aéreos os hóspedes devem respeitar os limites de peso estabelecidos pelas Cias. Aéreas. As malas devem ser etiquetadas: o bilhete de passagem contém etiquetas auto-adesivas, com número de cabine e nome do hóspede, que deverão ser fixadas no espaço determinado na etiqueta de bagagem. Devido à semelhança entre malas, recomendamos identificar a bagagem com algum ítem pessoal como fitas, etiquetas próprias etc., facilitando sua visualização no desembarque. Valores, medicamentos, aparelhos fotográficos ou artigos delicados devem ser portados na bagagem de mão.

 

• Desembarque :

 

     Na noite anterior ao desembarque, os passageiros devem deixar as malas, devidamente identificadas, para fora da cabine, mas com certeza em sua última noite de cruzeiro, você receberá as instruções para despachar as suas bagagens.

 

 

• Classes de serviço a bordo de um cruzeiro:

                                       

      Os navios de passageiros são todos de classe única. Não importa o valor pago pela cabine nem sua localização no navio. Você poderá usar todos os serviços e participar de todas as atividades a bordo do cruzeiro.

 

 

Como pagar o que consumir dentro do navio?

                          

 

       O passageiro pode optar pelo pagamento através de cartão de crédito internacional ou em dinheiro (Dólar ). Se a opção for em dinheiro, o passageiro deverá efetuar um depósito que varia de US$ 200 a US$ 300 por cabine dependendo da cia de cruzeiro. Cheques pessoais e cartões eletrônicos (débito) não são aceitos.

     Definido a forma de pagamento será entregue um cartão ( Card) com o nome do hóspede e o número da cabine. Esse cartão será utilizado para todo consumo a bordo (bares, restaurantes, lavanderia, serviços médicos, salão de beleza, fotografias, etc), exceto 0 cassino onde só é aceito dinheiro.

     Na noite anterior ao desembarque será enviado à cabine um extrato com todas as despesas efetuadas a bordo com o Card. Se o extrato estiver correto e sua opção de pagamento foi através de cartão de crédito internacional, não é necessário se preocupar com mais nada. Se a opção foi através de depósito em dinheiro é necessário dirigir-se à recepção para acertar possíveis diferenças.

     Portanto, antes do desembarque você ainda terá a oportunidade de conferir seus gastos através de um extrato e poderá pagar estas despesas da maneira como preferir: com o próprio cartão de crédito, em dinheiro (dólares ). No desembarque ainda a bordo , verifique todas as despesas, pois reclamação ou reembolso não poderão ser solicitados após o de desembarque.

 

Uso da Internete e Celular :

 

     Se você não tem um trabalho importantíssimo para terminar durante sua estada em alto-mar, deixe o computador em casa. Os navios oferecem conexão à internet, mas o preço não é atrativo. Se você tem um modem 3G não se anime: dependendo do itinerário, pode ter dificuldades para conectar.

     Para usar o celular é fácil, quando o navio está atracado. Próximo às praias, o sinal só depende de sua operadora e o custo da ligação é o do DDD. Já quando o navio está em movimento, é quase impossível fazer ligações. Se você conseguir, fique atento: provavelmente seu celular identificou o sinal de uma operadora internacional e a ligação vai ser cobrada como um DDI.

 

 

Atividades que estarão acontecendo a bordo do navio :

 

     Seu camareiro irá colocar em sua cabine, durante a noite, um jornal informativo com a programação de todas as atividades que estarão ocorrendo no navio no dia seguinte. Este informativo irá lhe contar onde e quando todas as coisas acontecem no cruzeiro. Algumas companhias de cruzeiros oferecem este jornal informativo em diversas línguas. Informe-se com o seu camareiro a possibilidade de recebê-los no idioma de sua melhor conveniência.

 

Atividades para crianças:

 

     A maioria das companhias de cruzeiros marítimos oferece programas supervisionados para crianças e adolescentes. Possuem recreadores e animadores na área infantil, com atividades específicas para diferentes faixas de idade.

 

Desembarcar do navio quando ele parar num porto:

                         

 

     Não é necessário desembarcar. Você não precisa sair se não quiser. Mesmo quando o navio está visitando um porto, sua rotina de refeições e atividades permanece inalterada e você pode fazer o que desejar.

     Se desejar aproveitar a parada e desembarcar, para otimizar o tempo, o jeito mais fácil é fechar pacotes para excursões nas cidades. Os navios oferecem este tipo de serviço, mas você poderá optar por contratar este serviço ou 0 aluguel de um carro, em terra. E para os mais independentes, a dica é se planejar antes de embarcar, e já trazer o seu roteiro em mãos.

                         

 

Fique atento ao esquema de segurança dos Cruzeiros Marítimos :

 

     O esquema de segurança nos cruzeiros é muito rigoroso. Sempre que for entrar ou sair do navio, você passa por um detector de metais e sua bagagem deve ser submetida ao aparelho de raio X. Os passageiros normalmente são proibidos de ingressar no navio com bebidas e alimentos trazidos de fora. Informe-se que tipo de produtos é permitido para evitar transtorno.

 

• Treinamento a bordo:

 

     Este treinamento refere-se principalmente ao uso correto dos coletes e botes salva-vidas, para os casos de emergências a bordo. O treinamento tem a duração de alguns minutos e geralmente é realizado antes ou logo após a partida do navio. Todos os passageiros deverão participar dele, de acordo com as normas internacionais de segurança.

 

• Corrente elétrica dos navios:

 

A voltagem a brodo pode ser 110V ou 220V. Verifique com seu camareiro a voltagem correta de cada ponto de energia da cabine.

 

Medicamentos:

 

     Os transatlânticos possuem médicos a bordo, mas, os preços costumam ser bastante elevados e nem sempre é possível encontrar determinado medicamento. Por isso recomendamos que faça o seu Seguro de Assistência Viagem.

     Procure levar os remédios de uso freqüente em sua bagagem de mão em embalagens originais para que estejam disponíveis sempre que necessitar, pois, sua bagagem despachada poderá levar algum tempo até chegar à sua cabine. Se você estiver usando medicamentos que necessitam de receitas médicas, certifique-se de estar levando a quantidade suficiente para toda a viagem, pois, eles podem não estarem disponíveis nos portos de parada ou no serviço médico do navio.

     Se preferir, poderá fazer o seu Seguro Viagem, diretamente em nosso site.

 

• Conceito de cabine garantida:

                      

 

     Se você reservou uma cabine garantida, isto significa que você pagou por uma categoria específica de cabine num deck determinado, porém, o número de sua cabine ainda não está definido. Isto só acontecerá depois do pagamento do cruzeiro. Sua cabine poderá ser qualquer uma dentro da categoria reservada. As cabines garantidas têm possibilidades de upgrades.

 

 

Alterações nos itinerários dos cruzeiros:

 

     Todos os itinerários de cruzeiros estão sujeitos a alterações. A segurança dos passageiros é prioridade número um para as companhias de navios. Em algumas ocasiões, as condições climáticas, podem requerer alterações de itinerário. Nestas situações, a tripulação do navio e seu comandante farão o possível para visitar outros portos alternativos.

 

 

Veja o que NÃO está incluído no preço do cruzeiro marítimo:

                            

     Não estão incluídos na tarifa de seu cruzeiro o transporte aéreo (salvo se assim indicado), traslados (salvo se assim indicado), refeições e hospedagens em terra, (salvo se assim indicado), determinadas bebidas, jogos no cassino, fotografias, gorjetas, ligações telefônicas, restaurantes de especialidades a bordo de determinados navios, compras feitas nas lojas do navio, serviços de natureza pessoal, como: atendimento médico, lavanderia, massagens, tratamentos no spa, cabeleireiro, manicures, gastos no cassino e outros itens que podem ser comprados a bordo. Excursões opcionais que são oferecidas nos portos de parada do navio. ( Bebidas inclusas , só em casos de Cruzeiros All Inclusive, salvo assim indicado ).

 

• O que está incluído no preço de seu cruzeiro:

                                             

 

     Estão incluídos na tarifa de seu cruzeiro o transporte marítimo, as acomodações, todas as refeições, algumas bebidas e a maior parte dos entretenimentos a bordo do navio. Em alguns cruzeiros, as refeições efetuadas nos restaurantes de especialidades são cobradas. Por isso, informe-se previamente sobre esta questão.

                                              

 

         Faça sua reserva com antecedência, para aproveitar os benefícios e promoções.

 

Gostou?!

Pagina principal