Natal e seus encantos !

Postado em março 19, 2015

Em 06 de janeiro de 1598, teve início a Construção do Forte dos Tres Reis Magos, e em 25 de dezembro de 1599, foi fundada uma pequena vila a pouco mais de 2km de distância do Forte, esta vila foi batizada de Natal. Por isso, o monumento dos Reis Magos, representados por Baltasar, Belchior e Gaspar lhe prestam homenagem. Hoje a cidade de Natal, repleta de atrativos, atrai muitos turistas. Ao norte da Praia dos artistas está situado a Fortaleza dos Reis Magos, inaugurada em 06 de janeiro de 1598.Com formato semelhante ao de uma estrela de cinco pontas, é um dos principais cartões –postais da cidade. Além de guardar canhões e muitas histórias, descortina uma bela vista das praias urbanas da capital . Os 400km de costa de Natal e arredores, emoldurados por dunas, recifes, falésias e piscinas naturais, fazem da capital do Rio Grande do Norte, um belo destino para você curtir suas férias. Junte tudo isso a passeios pelas rústicas vilas de pescadores, natureza preservada , noite agitada, comida gostosa e sol quase todos os dias do ano. Outro belíssimo cartão-postal de Natal é o Morro do Careca é uma duna no extremo da Praia de Ponta Negra, onde antigamente as pessoas praticavam o esquibunda. Atualmente está proibido subir na duna, mas observá-la de longe, tanto de dia quanto de noite, quando recebe iluminação, é interessante. A Praia de Ponta Negra,  é a mais concorrida durante o dia, em função de seus quiosques e quando o sol se põe, reúne alguns melhores bares e restaurantes locais. Quando se pensa nas comprinhas típicas, os mercados de artesanato são os escolhidos, e estão espalhados por Natal, oferecendo peças de madeira, tecido e vidro. No Centro de Turismo, um casarão onde funcionou a cadeia pública, os destaques são delicados bordados em renda de labirinto e os coloridos trabalhos em cerâmica . A Arena das Dunas, é um estádio multiuso em Natal. Além de partidas de futebol, o complexo tem a capacidade de abrigar eventos de grande porte e exposições. Foi inaugurado em 2014. Está localizado no bairro de Lagoa Nova. No  litoral Norte,  o destaque fica para  Genipabu, onde o grande atrativo são as suas Dunas. Os bugues, fazem o maior sucesso, num passeio que você poderá escolher com ou sem emoção, isto é com velocidade e manobras radicais, ou apenas um passeio pelas belas dunas, com vistas belíssimas, de praias e lagoas de água doce. Maracajaú , a 55km, é famosa por seus parrachos – formação de recifes de coral- a 7km da costa, perfeito para mergulho com máscara e snorkel. Escolha um dia de maré baixa e ensolarado, quando a visibilidade é maior.

Jacumã, que poderíamos dizer que é onde se pratica o aerobunda e esquibunda na lagoa do mesmo nome. Onde você desce uma enorme duna sentado numa cadeirinha suspensa por uma corda; A aventura termina direto na lagoa de água limpa. Ainda no litoral norte,a praia de  Pitangui tem águas calmas , areia fofa e fina, coqueirais e dunas. A lagoa do mesmo nome, tem como atração principal, a descida de tirolesa do alto das dunas. No litoral sul, Pirangi do norte, uma praia de areia fina e águas cristalinas, tem piscinas naturais procuradas para a prática de esportes náuticos e também para a pesca.  E Pirangi do sul, que tornou-se conhecida pois fica próximo ao maior cajueiro do mundo. É de lá, que partem os passeios de barco para as piscinas naturais, passando ainda pelas praias de Pirangi do Sul, Búzios e Cotovelo, com paradas para mergulho. O cajueiro , com 8500 metros quadrados de copa , num emaranhado de galhos e cipós,  é considerado o maior cajueiro do mundo. Na época da safra, de setembro a dezembro os visitantes podem saborear a fruta. A praia de Búzios , alterna pontos bons para mergulhos e outros para o surf. A praia de Cotovelo , fica a 12 km de Ponta Negra, e tem águas calmas e areia fofa e clara.  Dunas, coqueiral e falésias complementam o visual.

Ainda no Litoral Sul, a uma pequena distância de 35km de Natal, vá até a Lagoa de Arituba, além de ser muito movimentada, é cheia de encantos. Fica no município de Nísia Floresta, onde você vai encontrar outras lagoas que fazem parte de um roteiro alternativo, chamado circuito das águas. Em Arituba, a água é doce, cristalina e muito calma.  É um lugar para você relaxar, pegar um sol, uma água de côco, e se estiver com crianças, é o lugar é ideal para deixar brincar.  Experimente a cocada com leite condensado, vendida em algumas barracas. E aproveite o seu dia !

 

 

 

 

E para terminar seu passeio pelo Litoral Sul, não deixe de visitar Pipa, um lugarejo agradável, romântico e  charmoso, além de uma praia deliciosa, com  suas águas  mornas.falésias e outras lindas paisagens  .  Pipa é a mais internacional praia do RN. Muitos turistas se instalaram lá e abriram bares, restaurantes e lojas. Na sua rua principal – onde em alguns momentos é proibida a passagem de carros – você encontra desde mercadinhos a lojas de grifes, passando pelo artesanato local, e restaurantes simples e sofisticados. Natal, conhecida por seus incontáveis dias ensolarados, é também a cidade perfeita para quem quer descansar em frente ao mar. E para isso nada melhor que ficar hospedado num dos resorts da Avenida Costeira, o Serhs, por exemplo, é um excelente hotel, de frente para o mar, entre belas piscinas, palmeiras, jardins, restaurantes, lazer , diversão, um clima de paz, harmonia, alegria e descanso, com linda paisagem, muito conforto e aconchego.     Não se pode deixar de falar da gastronomia, já que estamos falando do nordeste brasileiro, e uma dica é o restaurante Camarões Potiguar. O restaurante é muito disputado e sempre tem fila de espera, por isso é bom chegar cedo. O atendimento é excelente, e os pratos são sempre bem servidos, além de deliciosos.

 

Aproveite também para ir  até o restaurante Mangai,  que tem comida nordestina, pratos variados, deliciosas sobremesas, tudo muito gostoso, e um ótimo ambiente. Escolha Natal, para passar suas próximas férias !

Gostou?!

Pagina principal