Gramado

Postado em agosto 29, 2015

A pequena cidade brasileira de Gramado, que fica a 120km de Porto Alegre, com certeza, é um refúgio pitoresco e verdejante que abriga algumas surpresas encantadoras.

DSC_0122

Muito conhecida também como cidade das hortências .

DSC_0232

Viajando a dois ou em família, Gramado oferece atrações para todos . Para os casais, as pedidas são os programas românticos como jantar a luz de velas, passeio de pedalinho no Lago Negro ou um tour pelos bosques e cascatas da vizinha Canela.

DSC_0143 [640x480]

Já quem está com as crianças, os parques temáticos – destaque para a Aldeia do Papai Noel e o Mini Mundo. Independente da idade ou da companhia, não deixe de comer os deliciosos chocolates produzidos na região , saborear sem culpa um farto café colonial  e fazer umas comprinhas nas lojas da Avenida Borges de Medeiros.

DSC_0422

DSC_0402

Localizado na entrada  de Gramado, o Pórtico de Gramado tem sua construção em estilo bávaro, visando dar boas vindas aos visitantes. Inaugurado em janeiro de 1973, além de ser uma bela construção , possui jardins bem cuidados e floridos.

 

Há muitas atrações nesta linda cidade, dentre elas poderíamos destacar:

A Igreja de São Pedro, inaugurada em 1942. A estrutura montada em pedra basáltica exibe arte nos vitrais, com imagens sacras e em perfeita harmonia arquitetônica. A Torre de 46m. de altura, inspira uma prece a São Pedro, o padroeiro ( fica na Borges de Medeiros 2659)

A Igreja do Relógio ,  é uma Igreja Evangélica de Confissão Luterana do Brasil, inaugurada em 1961, dedicada ao Apóstolo Paulo. Seu relógio faz parte do dia a dia da cidade e sua localização , sobre um buquet de hortênsias é um cartão postal. ( fica na Rua Martin Lutero, s/n)

 

Bem no Centro da cidade, o belo Parque Knorr- Aldeia do Papai Noel como é conhecido.  Um bosque repleto de trilhas, abrigam a casa do Papai Noel e sua fábrica de brinquedos. Um local repleto de encanto e magia, onde você encontra a Árvore dos Desejos, o Chalé dos Ursos, Fábrica de Brinquedos, além da primeira casa da região em estilo bávaro, datada de 1940, toda decorada com motivos natalinos. Dentro do parque está o mirante de onde pode ser apreciada a melhor vista do Vale do Quilombo. ( Fica na Rua Bela Vista, 353- a rua é bem íngreme…. se tiver calor, vale pegar um táxi).

 

 

O Palácio dos Festivais, é a sede de exibição dos filmes participantes do Festival de Cinema de Gramado – cinema latino e brasileiro. No período do evento recebe artistas consagrados dos mais diferentes lugares do mundo e lança no mercado filmes de curta, média e longa metragem que concorrem ao KiKito.

DSC_0301 [640x480]

A Rua Coberta, é uma charmosa Galeria coberta de vidro e trepadeiras,onde reúne bares, cafés, bistrôs, e lojas. O burburinho de gente é o dia todo e à noite aumenta quando chega a turma em busca de caldos e vinhos. É também cenário de eventos e apresentações. A Rua, liga a Av. Borges de Medeiros e a Rua Garibaldi, uma boa alternativa para compras e gastronomia, principalmente em dias de chuva.

 

DSC_0302

DSC_0119 [640x480]

Praça Major Nicoletti, inaugurada em 1936, local muito agradável para descansar, e com a Igreja de São Pedro e o Palácio dos Festivais, compõe um dos  cenários mais característicos da cidade.

DSC_0125 [640x480]

A Rótula das Bandeiras, fica na Praça Leopoldo Rosenfeldt, presta uma homenagem simbólica aos Estados Brasileiros, através das bandeiras hasteadas, é onde se encontra também uma réplica do Kikito, o cobiçado troféu que representa o ” Deus do bom Humor”, entregue aos destaques do Festival de Cinema de Gramado.

----RUAtula-das-Bandeiras--_215123 kikito

Lago Joaquina Rita Bier, idealizado por Leopoldo rosenfeldt, um espaço cercado de belas casas, hotéis e araucárias com até mais de 70 anos. O lago é embelezado com uma pequena Ilha em seu interior. Na época do Natal Luz, o Nativitaten, um show belíssimo , foi este ano realizado lá…

 

 

Lago Negro, decorado em suas margens por árvores vindas da Floresta Negra na Alemanha, por isso seu nome, formando assim um belo cenário, de águas profundas , verde-escuras, refletindo o alto dos pinheiros que se alternam com o colorido das azaléias no inverno e o azul das hortênsias no verão.  Por toda a sua margem, existe um passeio florido, uma pista de Cooper sombreada por pinheiros, que lhe convida à corrida, caminhada ou para andar de bicicleta. Porém a maior atração fica por conta dos pedalinhos, que dão  ao lago uma alegre e movimentado colorido e você poderá apreciar o florido das azaléias e hortências e também das belíssimas árvores que rodeiam o Lago.


 

Mini-Mundo, criado pela família Hoppner em 1981, representa a fantasia de uma cidade em miniatura. Mostra réplicas de um mundo imaginário e criativo. Suas miniaturas são inspiradas nas tradições , culturas e arquiteturas típicas européias. Excelente passeio principalmente para as crianças

DSC_0206

DSC_0211

Vale do Quilombo: Paisagem que mostra o quanto Gramado é privilegiada e dotada pela rica natureza.

 

 

Na estrada para Canela, ficam algumas atrações , para quem gosta de máquinas. No Hollywood Dreams Car, automóveis antigos se destacam, enquanto no Harley Motor Show, as estrelas são as motocicletas. É um espaço temático inteiramente dedicado aos apaixonados pelas motos Harley Davidson. Mais de 20 motos restauradas, abrangendo um século de verdadeiras preciosidades até os mais modernos modelos atuais.

 

Ao lado, fica  o Dreamland, o Museu de Cera da Cidade de Gramado que é o primeiro projeto do gênero, a apresentar ícones do cinema e da cultura pop em toda a América Latina.

 

Snowland , é o primeiro parque de neve indoor das Américas.

 

O espaço recria um vilarejo alpino, com direito a pista de esqui e snowboard indoor.

E para quem não sabe se equilibrar, tem uma escolinha para atender aos visitantes de todas as idades. Ao ingressar no parque, o visitante transporta sua imaginação  para um charmoso vilarejo ao sopé de uma montanha de neve.

Um lugar incrível onde pessoas de todas as idades tem a oportunidade de experimentar a sensação única de ver a neve, andar de patins no gelo, esquiar,e ainda ver boas lojas, tem espaço para alimentação, e muito mais.

Encontramos  jovens aproveitando muito , e também famílias inteiras curtindo o espaço de forma alegre e divertida.

A  Festa Gaúcha, é uma noite especial para sentir os ritmos, danças , sons e sabores do pampa gaúcho. Um espetáculo musical que alia  tradição , cultura e entretenimento. O espetáculo acontece todos os sábados e tem início a partir das 20h30.

Apenas 7km separam Gramado e Canela.  E na pequena Canela, salpicada de ararucárias e casinhas de boneca, aproveite para queimar as calorias fazendo uma boa caminhada nos bosques, florestas e parques desta cidade. E vislumbre a bela  Cascata do Caracol, com 130 metros de queda.

Se ainda estiver com espaço na sua agenda, há muitas outras atividades para fazer em Gramado, como conhecer uma fábrica de Cristais, ou fábrica de  chocolate, ou passear de jardineira pela cidade, visitando alguns dos pontos turísticos que já citamos acima….

DSC_0291

Gramado, é uma cidade que você poderá visitar em qualquer época do Ano. No verão , inverno e também na época dos festivais.  O período do Natal Luz,   realmente é imperdível, principalmente para quem tem filhos . A magia do Natal, contagia o coração de todos nós. A cidade fica linda com uma decoração impecável e com muitos shows para você apreciar.

DSC_0123

 

DSC_0324

 

DSC_0367

Uma outra  dica para você que vai visitar  Gramado, é comprar com antecedência o seu bilhete para passear no trem Maria Fumaça. Se deixar para comprar no dia, poderá não encontrar bilhetes disponíveis. O trem sai de Carlos Barbosa, durante o percurso, que é alegre e divertido há apresentações musicais e culturais .

 

Em Gramado não deixe de visitar as Vinícolas !

 

 

Boa Viagem !

 

 

 

 

Gostou?!

Pagina principal