RECIFE , OLINDA e o RESORT NANNAI !

Postado em fevereiro 28, 2014

 

RECIFE ….

E  Olinda…

Cidades irmãs separadas por apenas sete quilômetros, Recife e Olinda nasceram no período colonial e preservam com orgulho as heranças deixadas pelos portugueses e holandeses – dois povos que disputaram a ferro e fogo, literalmente, os estratégicos pedaços de terra à beira-mar. Dos patrícios restaram os encantos de Olinda, com suas ladeiras tomadas por igrejas, ateliês e restaurantes.  Maurício de Nassau e sua tropa, imprimiram como legado o bairro do Recife Antigo, hoje restaurado, alegre, colorido e movimentado.

 

Tombada como Patrimônio Cultural Mundial, Olinda faz do charme seu cartão de visitas. Com belas construções, mirantes e galerias de arte, surpreende os visitantes  com um pôr do sol digno de salva de palmas, além de  missas cantadas por monges e freiras e  desfiles de blocos de maracatu em plena tarde de domingo…

O ritmo, aliás, juntamente com o frevo, predomina no Carnaval da cidade, um dos mais concorridos do país, caracterizado pelos bonecos gigantes.

Já na capital pernambucana, o visual das ladeiras é substituído por uma paisagem cortada por rios, canais e dezenas de pontes ligando um bairro ao outro .

A Boa Viagem, bairro que dá nome à democrática praia ,onde tem espaço para todo mundo, numa extensão de 7km de águas verdes e coqueiros, pontuada ainda por piscinas naturais e um extenso calçadão.

 

O Recife Antigo, que tem a rua do Bom Jesus como referência, há muito o que ver e fazer. São igrejas, casarios coloniais , museus e a primeira Sinagoga das Américas,  que guardam a rica história do estado.

 

Ainda no Recife antigo, a Embaixada dos Bonecos Gigantes,o  espaço está  localizado na Rua do Bom Jesus 183, Recife Antigo (desde 31 de julho de 2009), abriga a exposição permanente de 50 bonecos gigantes, dentre os 110 existentes desta nova geração que materializa ícones como: Alceu Valença, Michael Jackson, Chacrinha, Ayrton Senna, Chico Science, Domiguinhos, Luíz Gonzaga, Ariano Suassuna, Lampião, D. Pedro I, Mauricio de Nassau, Capiba, Jackson do Pandeiro, Joaquim Barbosa, Djavan, Pelé, Neymar entre outros, o espaço é pura magia

 

A tradição dos bonecos gigantes, iniciada em Belém do São Francisco, ganhou as ladeiras de Olinda em 1932, com a criação do boneco do Homem da Meia Noite, confeccionado pelas mãos dos artistas plásticos Anacleto e Bernardino da Silva, em 1937 surgiu a Mulher do Meio Dia, em 1974 foi à vez do Menino da Tarde pelas mãos do artista plástico Silvio Botelho Botelho, que popularizou a tradição com criação do Encontro dos Bonecos Gigantes, onde vários bonecos de diversos artistas se encontram para um grande desfile pelo sitio histórico de Olinda na terça de carnaval.

Atualmente os bonecos permanecem em exposição o ano inteiro na Embaixada dos Bonecos Gigantes, localizada na Rua do Bom Jesus no Recife Antigo.

Para percorrer os caminhos da história, basta andar a pé pelas ladeiras de Olinda – Patrimônio Cultural Mundial – ou pelos bairros do Recife Antigo, Santo Antônio, São José e Boa Vista. Igrejas e conjuntos arquitetônicos remetem ao período em que portugueses e holandeses disputaram o estratégico território.

Caminhar  pelas ladeiras de Olinda é a melhor maneira de observar os belos casarios, as igrejas, as paisagens e ainda curtir o clima da cidade.

Comece pela Praça do Carmo e siga em direção à rua do Amparo, repleta de museus, ateliês, restaurantes e a Casa dos Bonecos Gigantes, onde ficam guardados os bonecões, que desfilam durante o Carnaval.

Convento de São Francisco

A  riqueza da decoração em azulejos portugueses azuis, amarelos e vermelhos impressiona no conjunto do Convento de São Francisco (século 16), que compreende ainda a igreja de Nossa Senhora das Neves e as capelas de Sant´Ana e de São Roque. Também chamam a atenção as pinturas da Sagrada Família, do século 18. |(Endereço: R, São Francisco, 280 – Olinda)

Igreja e Mosteiro de São Bento:

Considerada a igreja mais rica de Olinda, São Bento é totalmente barroca – paredes de cedro talhado e coberto com ouro, painéis no teto, colunas de arenito, púlpitos trabalhados, sacristia suntuosa… O maior tesouro é o altar, com 14 metros de altura e  folheado a ouro de um extremo ao outro. A obra perfeita  já foi exposta no Museu Guggenheim de Nova York. Nas manhãs de domingo, os próprios monges abrem as pesadas portas de jacarandá e convidam os passantes para a missa cantada.

Francisco Brennand

Maior escultor vivo do Brasil, o pernambucano Francisco Brennand tem obras espalhadas por todo o Recife – a mais famosa é o obelisco no Marco Zero. Os trabalhos do artista podem ser apreciados de perto em seu ateliê de cerâmica, aberto para visitação. Instalado em uma área de 15 mil metros quadrados ,  o espaço exibe centenas de esculturas com temas fantásticos expostos em galpões e em um imenso jardim com alamedas e lagos. Em 2004 o complexo ganhou mais um motivo para ser visitado: o Espaço Academia, com desenhos e pinturas do próprio Francisco.( End. Propriedade Santos Cosme e Damião, s/n- Várzea- Recife

Recife Antigo

A melhor maneira de desbravar o bairro é andando a pé pelas suas ruas de paralelepípedos e pedras portuguesas.

Comece pela Rua do Bom Jesus, com casario peculiar holandês e galerias de arte. O tour deve incluir ainda o Observatório Cultural Torre Malakoff, que descortina uma das mais bonitas vistas da cidade; e o Teatro.Apolo -inaugurado em 1846 e fechado durante mais de um século, é hoje um dos mais concorridos cinemas de Recife. Para terminar, aprecie o visual da cidade a partir do Marco Zero, à beira do rio Capibaribe.

Bairros de Santo Antônio, São José e Boa Vista

Repletos de igrejas e conjuntos arquitetônicos, os bairros guardam muito da história do Recife. Por lá estão a Rua da Aurora e seu casario colonial; a Praça da República, emoldurada por jardins e construções neoclássicas; e templos como a Capela Dourada, expressão máxima do barroco na capital.

Passear de catamarã pelo rio Capibaribe

O passeio é uma das maneiras mais baratas e inusitadas de conhecer parte da capital, totalmente cortada por canais. O city tour aquático dura pouco mais de uma hora, percorre as três ilhas do centro do Recife e permite que os passageiros vejam de ângulos diferentes alguns cartões-postais como o Marco Zero, o Parque. das Esculturas de Francisco Brennand e o casario da Rua da Aurora. Ao longo da passeio, os guias contam a  história da capital de Pernambuco. O tour é diário e o embarque acontece no cais das Cinco Pontas, às 16h e às 20h.

Tel. 81- 3424 2845

Arena de Pernambuco :

O estádio construído em São Lourenço da Mata, a 20 km do Centro, foi inaugurado em abril de 2013 para sediar a Copa do Mundo de 2014. A arena tem capacidade para 46 mil pessoas e, por conta do conceito multiuso, poderá receber shows, convenções e outros eventos.

Os pernambucanos, já se preparam para o carnaval desde muito pequenos, há uma semana do carnaval, na Boa Viagem, há na praça, conjuntos que tocam marchinhas, e muitas crianças fantasiadas, e já dando os primeiros passos de frevo !

 

Museu do Frevo

. O frevo é uma manifestação artística brasileira, de  origem popular, que surgiu entre as classes trabalhadoras quando a capital era um foco de agitação de um estado que pregava o nacionalismo, a república e a libertação dos escravos. O frevo incorporou-se ao carnaval pernambucano, sobreviveu aos séculos, evoluiu e terminou por transformar-se em Patrimônio Imaterial da Humanidade, título que lhe foi conferido em 2012 pela Unesco.

O Paço do Frevo,  tem por objetivo  perpetuar a riqueza do frevo, com exposições permanentes e temporárias, escola de música, de dança, estúdio para gravação e ainda uma rádio on-line inteiramente dedicada ao ritmo.

O primeiro andar tem escola de música, estúdio de gravação, a rádio (em fase de estruturação), salas de aula coletivas e individuais e áreas para apreciação musical. No segundo ficam salas para oficinas e espaço para exposições temporárias.No terceiro pavimento fica outra exposição permanente, com estandartes em vitrines horizontais e espaço para apresentações de grupos carnavalescos.

O museu está instalado no Paço do Frevo, na Praça do Arsenal.O imóvel que sedia o Paço do Frevo foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 1998 .

Nos arredores das cidades, a beleza natural é a marca registrada. Para o Norte ou para o Sul, em um raio de cem quilômetros, destinos como Cabo de Santo Agostinho, Porto de Galinhas e Maria Farinha convidam a passeios que podem ser feitos em um dia. No roteiro, praias para todos os gostos e estilos.

Em Porto de Galinhas, um destaque para a Praia de Muro Alto, onde fica o Resort Nannai.

NANNAI  RESORT E SPA:

O Nannai Resort e Spa, está situado a apenas 54km do Recife, e a 9km de Porto de Galinhas, em uma área de 12 hectares na paradisíaca praia de Muro Alto, no litoral sul de Pernambuco.

Desde a chegada, o hóspede é recebido com um serviço diferenciado, sendo oferecido um wellcome drink, saudando a sua entrada, sempre com a simpatia dos seus funcionários.

Dentre as opções de acomodação, existem dois tipos de apartamentos e três tipos de bangalôs, com sua piscina privativa.

Apartamentos de Luxo,  40 unidades, ao lado esquerdo do hotel,com uma  varanda privativa e o super luxo, são 02 unidades,com duas amplas varandas. Todos os apartamentos são amplos, claros e ainda contam com uma varanda com uma rede, se preferir descansar…

Os Bangalôs super Luxo ( 39) unidades, independentes, entre piscinas privativas e jardins,  o Premium, situados à beira mar e o Master, apenas 2 unidades,  para quem deseja privacidade, conforto e fica também à  beira mar( no térreo tem uma cozinha gourmet, home-theater, e no andar superior, dormitório, hidromassagem com vista para o mar. Todos os bangalôs, com suas piscinas independentes, são bastante charmosos.

As piscinas do resort, percorrem todo o desenho de sua área de lazer.

No Nannai, tem quadras de tênis,fitness center, sauna, além de equipamentos para esportes aquáticos, como Caiaque, jangada e Stand up Paddle, num mar de águas mornas….

O restaurante é amplo e arejado, com varanda coberta e uma bela vista para o mar e para a piscina do hotel, e a sua gastronomia é excelente.

A política tarifária do hotel é de meia pensão, incluindo um delicioso café da manhã e um jantar com opções diversas e deliciosas. No café da manhã  um buffet repleto de frutas tropicais, deliciosos itens de pâtisserie e tradicionais especialidades regionais, como a tapioca , que não poderia faltar. Além de arroz doce, macaxeira, carne de sol, bolos de diversos sabores, enfim tudo muito gostoso.

Durante o almoço, não incluído na diária, o hotel oferece opções de la carte, com um cardápio variado. À noite no jantar, ao som de música ao vivo, nos é oferecido um buffet composto pelos mais variados pratos da gastronomia regional e internacional, com entradas frias e quentes , como uma variedade de saladas, sopas e também pratos regados aos frutos do mar. Além de opções de grelhados, massas, culinária japonesa, e maravilhosas sobremesas….

O Nannai,  nos proporcionou descanso, alegria, divertimento, um lugar lindo, com funcionários muito solícitos.

Além das acomodações amplas , por todo o hotel ,você encontra belíssimos gazebos, para leitura, um drink, ou bater um papo com os amigos.

Um resort que deixou um gosto de quero mais. Se você quer conhecer Porto de Galinhas, venha até a VerinhaTour, temos ótimas condições para você visitar o Nannai, ou outro hotel e Resort desta região.

 

Recife, Olinda, Porto de Galinhas…

Vale a pena visitar !  ou revisitar !!!!!

Gostou?!

Pagina principal