POMPÉIA

Postado em setembro 19, 2013

 

 

Pompéia  era uma típica cidade romana, situada próxima ao vulcão Vesúvio, nos arredores de Nápoles, ao sul da Itália.

 

Entre 27 d.C. e 37 d.C., a cidade viveu seu apogeu. Grandes edifícios privados e públicos foram construídos, mas um terremoto em 62 d.C. derrubou grande parte da cidade. A cidade estava sendo reerguida quando, em 24 de agosto de 79 d.C, o Vulcão Vesúvio explodiu, expelindo grande quantidade de pedras incandescentes, lava vulcânica que solidificou rapidamente, e também espalhou  muita fumaça tóxica.

 

A cidade de Pompéia foi totalmente coberta e quase toda população morreu soterrada.

 

 

Hoje,  historiadores e arqueólogos descobrem várias peças , que pela alta temperatura, durante todos esses anos, permaneceram intactas.

Portanto o que mais impressionou os pesquisadores foram os corpos petrificados, em posição de proteção, que foram atingidos pelas lavas vulcânicas.

 

 

 

 

Tais achados , tem revelado os aspectos sociais, políticos, econômicos e artísticos dessa sociedade.

 

Na verdade, por mais que tenhamos lido a respeito de Pompéia,  isto não  nos prepara para o impacto provocado por suas ruínas, que estão entre as mais famosas do mundo.

As casas, as lojas de vinhos, os banhos públicos, os bordéis, que lá estão petrificados, são como uma janela onde podemos imaginar a vida que animava essa cidade portuária ao pé do monte.

 

 

Atualmente, as ruínas do sitio arqueológico de Pompéia,  são visitadas por milhares de turistas do mundo todo.

 

Gostou?!

Pagina principal