Verona

Postado em dezembro 10, 2014

 

Cercada pelo rio Ádige de um lado e pelas colinas de outro, Verona, é uma dos destinos turísticos e culturais do Vêneto, com belíssima arquitetura, ruas de muito charme, e uma lista de atrações para descobrir.


 

A cidade foi declarada patrimônio da humanidade pela UNESCO por causa da sua estrutura urbana e arquitetura. Verona é um  exemplo de cidade que se desenvolveu progressivamente e sem interrupções durante dois mil anos , integrando elementos artísticos de altíssima qualidade dos diversos períodos que se seguiram, além de  representar também , o conceito de uma cidade fortificada em etapas determinantes da história européia.

A Ponte Pietra, é um marco romano que sobreviveu até hoje. É uma ponte romana em arco, cruzando o rio Adige. A ponte foi concluída em 100 a.C.

Verona é um dos locais onde se passa a história da peça Romeu e Julieta escrita por William Shakespeare No centro da cidade existe uma vila onde, pelo que conta a história, Julieta morava. Este é um grande marco da cidade, que recebe a fama de cidade dos namorados, atraindo centenas de turistas.

 

 

A Casa de Julieta, apesar de não ser tão grandiosa,  virou um santuário dedicado ao romantismo, e milhares de pessoas que visitam o lugar todos os anos escrevem nas paredes e deixam bilhetes declarando amor eterno aos seus amados. Ao entrar no pátio da casa, vê-se que as paredes estão completamente tomadas de bilhetes e inscrições, e o portão que dá acesso ao espaço de exposições, próximo da entrada da casa, tem vários cadeados com fitas coloridas que representam a união de vários casais.

Se quiser ter sorte no amor reza a lenda que você deve passar a mão em um dos seios da estátua de Julieta, que também fica no pátio. Toda esta parte do passeio é grátis, e você só terá que pagar se quiser entrar no museu localizado dentro da casa.

 

Seguindo no sentido oeste pela rua da Casa de Julieta, você chega a Piazza dell’Erbe, um dos principais pontos turísticos de Verona. Ela serve como uma espécie de prévia para a belíssima  Piazza dei Signori, que é cercada de vários prédios de importância histórica, como o Palácio do Conselho e também estátuas de figuras importantes, como Dante Alighieri. Alguns prédios da praça datam do ano de 1400 .

 

Torre dei Lamberte: esta magnífica torre tem 84m de altura, fica no meio da Piazza delle Erbe e foi construída em 1172. Em 1403 um raio caiu sobre ela e as obras de reparo só foram iniciadas em 1448 e concluídas em 1464.
O grande relógio da torre foi feito em 1779. Há 2 sinos na torre. O menor, quando tocado, era sinal de incêndio, e o maior para convocar uma reunião do conselho da cidade ou chamar os cidadãos à armas para defender a cidade

A Piazza Bra é provavelmente a praça mais famosa de Verona, já que lá ficam a Arena e outros prédios importantes, como o Palazzo Barbieri, a prefeitura de Verona. Nesta praça animada, os turistas podem aproveitar sentar em um dos vários restaurantes e admirar a paisagem de todos os belos edifícios ao seu redor, como do Portoni della Bra, que é um portal de entrada para a praça, e que tem um relógio no topo.  As portas são dois arcos e entre eles há um relógio antigo. Majestoso, feito de mármore na parte inferior e tijolos vermelhos no topo. Foi erguido em 1480.

A  belíssima igreja de Santa Anastácia,  teve sua construção iniciada em 1280 e o seu interior é impressionante, com colunas de mármore branco e vermelho, e uma bela estátua representando Santa Anastácia, adornada com flores, jóias e tecidos. Outros pontos interessantes são o órgão revestido em ouro, que reluz à luz do sol, e a curiosa estátua do Corcunda, que sustenta a pia da água benta. Um ótimo lugar para se apreciar arte religiosa e ter um momento de reflexão e paz, especialmente depois de um longo passeio pelas ruas movimentadas de Verona.

 

 

 

 

A Arena foi construída em 30 d.C. e é o terceira maior da Itália. Os espetáculos, jogos e lutas de gladiadores eram tão famosos, que alguns espectadores se deslocavam de grandes distâncias para assistir.

 

 


O anfiteatro tem capacidade para 30 mil pessoas,  e hoje é mais conhecido pelas monumentais produções de óperas que nele são apresentadas, entre elas a ópera Carmem, Aida, entre outras. A sua acústica é maravilhosa. As óperas são apresentadas de junho à agosto. Seu interior é impressionante, está praticamente intacto.


Além das ruinas do anfiteatro, no complexo existe um museu com artefatos romanos encontrados nas escavações realizadas na cidade, que vão de estátuas a vasos e pinturas. O ingresso do museu e do anfiteatro custa 6 euros, e se você gosta de história (e belos panoramas) a visita vale a pena!

 

 

 

 

O Arco dei Gavi é totalmente feito de calcário branco e os nichos na lateral original, continham estátuas dos membros da família Gavi. (membros importantes da sociedade romana veronese). Construído no século 1 d.C.,  é famoso por ter o nome do construtor gravada nela, um caso muito raro da arquitetura da época. Foi demolido durante o governo francês (1805) e reconstruído em 1932.

A Piazza delle Erbe: Nesta praça ficava o fórum no tempo do império romano.

No centro da praça fica uma coluna de mármore branco que representa o leão de São Marcos, símbolo da República de Veneza na época. Com suas inúmeras barraquinhas, deixa qualquer um maluco de tantas variedades de lembrancinhas de Verona.

Boa Viagem !

Gostou?!

Pagina principal