Istambul

Postado em julho 17, 2012

                                                    

           Istambul é uma das cidades mais antigas do mundo, fundada no ano 657aC, quando recebeu o nome de Bizâncio. Quando o Imperador Constantino transformou-a em capital do Império Romano do Oriente ,mudou então o nome  da cidade para Constantinopla, um poderoso centro comercial de negócios com a Europa. Após a queda de Roma em 476 a parte oriental do império ainda se manteve de pé até 1453, quando os turcos otomanos tomaram a cidade e mudaram novamente seu nome chamando-a de Istambul.

          

                      Istambul, fica em dois continentes: Europa e Ásia. O que provoca  uma fascinante mistura de oriente e ocidente, história e modernidade, exótico e ocidental. Haréns dos sultões, bazares labirínticos, mesquitas, basílicas, vestígios romanos, o que a torna impressionante.

 

       

        Você com certeza vai se surpreender ao chegar em Istambul, uma cidade cheia de contrastes. A cosmopolita moderna, cidade de negócios, mescla o novo e o antigo, com hotéis modernos, bons restaurantes, lindas mesquitas, ao lado de igrejas cristãs, templos mulçumanos,  mulheres vestidas de burca, com véus que cobrem seu rosto e corpo ao lado de jovens, vestidas com roupas ocidentais, mercados árabes e palácios barrocos. Enfim, uma boa mistura de Oriente com Ocidente.

                 

  E o que também  vai lhe chamar a atenção , são as águas azul marinho do Estreito de Bósforo, e com um pôr do sol de tirar o fôlego.

                              

        Para visitar Istambul, é importante que você esteja aberto a uma nova cultura, ao diferente. Ao tirar os sapatos para entrar na famosa Mesquita Azul, para observar os diferentes hábitos do povo que tem um toque de europeu, mas ainda um modo de viver asiático tradicional. Você poderá encontrar fiéis ajoelhados em pequenos tapetes, de pés descalços, rezando virados para a Meca. Perto das mesquitas, há torneiras em que os muçulmanos se lavam antes das cinco orações diárias. Os fiéis limpam mãos, braços, pés, boca e nariz, partes do corpo mais expostas à sujeira É o resultado dessa mistura, do encontro de dois mundos tão distintos que atrai, todos os anos, muitos  turistas a Istambul .

          

      As maiores atrações de Istambul, são resultado exatamente do período de sultanatos do Império Otomano e de suas extravagantes e exóticas obras. Depois de conquistarem a Bizâncio dos gregos, os otomanos deram novo impulso à região e nas suas obras instalaram as riquezas  que trouxeram de diversas conquistas.

 

       

      Para que você possa se situar melhor, saiba que o Estreito de Bósforo separa o lado asiático , (um bairro predominantemente residencial), do lado europeu de Istambul. O lado europeu, é dividido pelo braço de mar chamado Corno de Ouro ( ou Chifre de Ouro). Ao sul fica o distrito dos Bazares e o bairro mais ântico e turístico Sultanahmet. Ao norte, do outro lado do Corno, o bairro de Beboglu e a Praça Taksim, que é a parte mais moderna e centro financeiro da cidade. O Estreito desemboca no Mar de Mármara.

                  

           O Estreito de Bósforo é que faz a divisão dos continentes. É muito interessante fazer um passeio de barco para dar uma voltinha lá pela Ásia, pegando um barco no porto de Kabatas ou Eminonu.

 

 

      Istambul, cidade  repleta  de Mesquitas, Palácios, Torres, enfim uma série de monumentos suntuosos e  importantes da história, tais como:

       Palácio Topkapi:

                                

              

         Topkapi, significa porta (kapı) redonda (top). O palácio foi construído entre 1459 e 1465, logo após a conquista de Constantinopla.

                       

           Foi o primeiro Palácio dos Sultões Otomanos, funcionando como residência e centro administrativo para o Império Otomano, um dos maiores do mundo por 300 anos Construído a pedido do Sultão Fatih Mehmet.

   Residência oficial dos sultões durante quatro séculos, é considerado o museu mais visitado da Turquia, cercado por muralhas,e impressiona desde a sua entrada com um parque muito verde e bem cuidado. Lá viviam 5 mil membros da família real, soldados e criados. Em sua arquitetura, podemos observar que era dividida em duas partes, onde viviam a dinastia (enderum) e onde viviam os empregados civis ( birun) .

 

     Nessa época o Harém era a parte mais importante da vida familiar do sultão, onde juntamente com as suas quatro esposas oficiais, com crianças ,viviam também um número considerável de concubinas.

                   

    A vida para elas era muito competitiva, com o sonho de ser eleita a favorita, dar um filho ao Sultão , que seria então o próximo candidato ao trono. 

                                

 

      A palavra Harém vem do árabe “Haram””- “proibido pela religião” e se refere à parte da casa que é proibida a todos os homens, exceto o sultão, os príncipes e os guardas eunucos. As mulheres não tinham problemas para entrar, mas, uma vez lá dentro, não podiam mais sair.

                        

      O pórtico dourado com inscrições em árabe leva o visitante à uma sala rodeada por sofás. Na parede há um vão coberto por grades douradas, que liga o local de reuniões aos aposentos do sultão.

                               

                      No outro prédio,o que impressiona é o Tesouro Imperial, jóias belíssimas, tronos em ouro, decorados com jóias, pedras preciosas, centenas de pérolas, rubis, esmeraldas, diamantes.

                      

             Abaixo, o portão de entrada para o Tesouro Imperial:

                                               

                           

                                      Você também poderá apreciar o Jardim das Tulipas.                               

 

        Fica no quarto Pátio, um jardim com terraços com vista para o Bósforo, e um conjunto de Pavilhões.

           

                 Aproveite para ir ao restaurante tradicional da gastronomia turca, com vista para o Bósforo.

              

           

         A Praça de Sultão Ahmet, geralmente é o ponto de partida, para visitar os inúmeros monumentos. A área abrigou um Hipódromo, no século 4, onde aconteciam corridas de cavalos de bigas e acontecimentos políticos, onde hoje não existe mais, apenas uma grande praça que fica entre a Hagia Sophia e a Mesquita Azul.  

                  

        O Hipódromo foi resplandecente com estátuas e Obeliscos. Foi inspirado no Circus Maximus, em Roma. Resta ainda o Obelisco de Constantino , mais conhecido como obelisco murado, o Obelisco de Teodósio e a Coluna Serpentina.

      Hagia Sofia, ( “Aya Sófya), ou Santa Sofia, que quer dizer Santa Sabedoria.

                               

         É grandiosa, imponente, e foi reconstruída por Justiniano no Século VI. Foi o centro do Império Bizantino durante quase mil anos. Mais de 10.000 operários trabalharam na construção. O mármore do interior foi trazido da Anatólia e as 4 colunas verdes da nave foram trazidas de Éfeso e os azulejos e tijolos trazidos de Rhodes.

 No interior da igreja existem mosaicos maravilhosos banhados a ouro. Toda a riqueza do Império Bizantino, na época convergiu para a Santa Sofia.

      Os terremotos danificaram suas abóbadas, os cruzados saquearam os seus tesouros e no fim do Império Bizantino foi abandonada por falta de dinheiro. Quando os turcos conquistaram Constantinopla a Igreja foi transformada numa  Mesquita.

 

        Ao lado da basílica de Santa Sofia existe uma das mais impressionantes construções de Istambul. A Cisterna da Basílica., ou Cisterna de Yerebatan. É a maior das dezenas ou centenas de cisternas construídas em Istambul no período do Império Bizantino.

               

   Como era comum nas guerras os soldados inimigos destruírem os aquedutos e envenenarem a água, foram construídas grandes cisternas para armazenar água.  A cisterna de Yerebatan, também chamada de Palácio Submerso, ou Cisterna da Basílica,  impressiona com a sua atmosfera mística provocada pelo efeito de luzes e pela música clássica que se escuta no seu interior. No fundo da cisterna há duas colunas cujas bases são a cabeça da Medusa ( figura grega mitológica com cobras na cabeça. Em uma coluna a cabeça é virada para o lado e na outra para baixo.) As crianças  se divertem com os peixinhos e muita gente não perde a oportunidade de jogar sua moedinha para dar sorte.

           

    

                                      A Mesquita Azul  é a maior Mesquita de Istambul.

        Construída na margem do mar de Mármara, em uma colina em frente da Igreja Hagia Sofia.

                        

       Na verdade, a mesquita é um núcleo de um grande complexo, inicialmente conhecido como a Mesquita do Sultão Ahmed, mas foi renomeada como a Mesquita Azul, devido aos azulejos azuis que adornam suas paredes  Este complexo, é composto também de túmulos, medreses (edifícios para o ensino do Islã) um hospital, um mercado coberto (bazar), banhos, fontes, cozinhas públicas para a confeção de alimentos para os pobres, armazéns, salas e, claro, o túmulo do sultão Ahmed I.

                 

    A Mesquita Azul foi construída em um grande pátio com cinco portais O portão de entrada principal está localizado em frente ao Hipódromo. Possui três entradas que levam para o pátio interior. Há outras duas entradas de cada lado da mesquita, que levam diretamente para o edifício principal.

              

       Seis minaretes cercam a mesquita e o pátio. Há uma cúpula principal, e há janelas a volta da base da cúpula.

                             

     Uma luz natural se propaga na Mesquita. A decoração das paredes e composta por azulejos azuis. Pinturas adornam as partes altas das paredes, bem como inscrições derivado do Corão.

 

     No chão, tem enorme tapete onde não é permitido entrar de sapatos. ( Na entrada é preciso tirá-los e há saquinhos para guardá-los, recomenda-se levar meias ou se preferir entre descalço) É recomendável ainda levar lenços ou pashiminas para colocar na cabeça, cobrir ombros e pernas de estiver de bermudas.

                     

        A famosa Igreja de San Salvador in Chora ( Kariye Cikmazi) é uma jóia. Desde 1984, é um museu muito importante, onde as pinturas chegam a ter um efeito tridimensional. Os mosaicos bizantinos nas paredes e teto mostram a vida de Nossa Senhora, a vida de Cristo, sob a visão da Igreja Ortodoxa.

                         

        Pronuncia-se Dollmabatchi, é o mais decorado e suntuoso Palácio de Istambul, às margens do Bósforo, e com um lindo jardim.

         Foi inspirado nos Palácios Europeus, como o de Versailles e Buckingham.  

      O salão azul, era o principal do Harém, onde a Valide ( mãe do Sultão) recebia as esposas e favoritas em dias de festas. Salas decoradas com muitos objetos de arte, lustres, escada de cristais Baccarat, porcelanas de Sévres, alabastro do Egito, mármores das ilhas do Mar de Mármara, pinturas no teto, feitas por  artistas italianos e franceses, veludos, 14 toneladas de ouro, 40 toneladas de prata, com muitos tapetes, e a vista espetacular do Bósforo.

                   

           A escadaria de cristal Baccarat e bronze com corrimão de mogno encerado é fantástica e está no salão vermelho.

 

      A magnífica sala do trono com seu salão de cerimônias, tem um enorme lustre de cristal em seu centro, presente da Rainha da Inglaterra.

    

        Um destaque para a Torre do Relógio belíssima e imponente .

  (Visitas só em grupos limitados e ao entrar é preciso colocar protetores pláticos sobre os sapatos).

 

       Istkal Caddesi é a famosa rua de pedestres, bem comercial, com bondinho elétrico (lembra Lisboa) de lojas mais populares, ( que vendem de tudo para todo o tipo de público )até boutiques internacionais. Além de restaurantes , cafés, docerias. Super movimentada de dia até tarde da noite.    

 

    Descendo a Istiklal Caddesi, vamos encontrar a Igreja de Santo Antonio de Pádua. É a maior igreja católicade Istambul e foi construída de 1906 a 1912 por um arquiteto italiano.

                           

      O seu interior é simples,mas imponente.

     A vista das escadarias para a rua Istiklal é interessante porque mostra a bonita arquitetura do prédio anexo da igreja.

                           

 

  Taksim é uma grande praça, no centro do bairro de Beyoğlu, numa região bem central e movimentada, com estação de metrô, hotéis, restaurantes. Seu nome vem do reservatório de água feito de pedra que foi construído em 1732.A palavra “taksim” significa “partilhar a distribuição”, e a praça atual é considerada o coração da moderna Istambul e símbolo do governo. Além de atração turística, a praça também é local de muitas manifestações culturais e políticas.

                   

  Ortakoy  

                                   

        É uma das zonas residenciais mais sossegadas da cidade. Ao lado do terminal de balsas, a Praça Ortakov ( Iskele Meydani) é cercada de cafés e restaurantes ao ar livre. Atrás da praça  revitalizada  estão repletas de lojas de presentes e nos fins de semana, acontece nela uma popular feira de artesanato. 

               

   

 Ortakoy  é um dos bairros mais visitados pelos turistas, pois localiza-se às margens do Estreito de Bósforo, e próximo a uma das pontes de ligação entre os lado europeu e asiático .

 O bairro é bem animado a noite também, com vários restaurantes com terraços com vista para o Bósforo.  

 

Uma das dicas é saborear uma deliciosa refeição e apreciar a paisagem. Uma das comidas mais famosas da localidade é o Kumpir, lanche tradicional,  batata recheada com diversos tipos de recheio( cenoura,milho,e outros ingredientes  a escolha do freguês ) Os quiosques de Kumpir de Ortakoy, são famosos.

                                  

                    Neste bairro ainda encontramos a Mesquita de Otakoy.

 

 

 

   O Arbank Culture Art Center, é um importante centro cultural que reune exposições de pintura, escultura e teatro, com concertos de Jazz e Música Clássica, fica próximo da Praça Taksim.

        

 

   Como estar em Istambul e não visitar o Grande Bazar, que em Turco é chamado “kapalicarsi”?

                      

       Um dos maiores mercados cobertos do mundo. Com arcos e tetos pintados,  um labirinto de corredores muito movimentado e divertido, que possui centenas de lojinhas distribuídas por uma rede de passagens , formando “ruas”.

                  

       Caminhar pelos bazares em Istambul, é um prazer,  tanto para ver como para comprar. Estar neste bazar é uma forma de absorver a rica e diversificada cultura local.

                                     

        Como o Grand Bazar, é muito grande , é preciso calma e paciência para andar pelos seus corredores, e se achou algo que lhe interessa é melhor comprar , pois voltar à loja com certeza será muito difícil. A  melhor maneira de andar pelo labirinto de corredores e não se perder é usar um mapa.

 

          Vale a pena marcar por onde entrou, anote um ponto de referência para não se perder.  Abaixo segue a foto do Portão principal.

                          

      Desde o tempo de Mehmet , o Conquistador o Grand Bazaar se tornou o maior mercado coberto do mundo , com mais de 64 avenidas e ruas. No passado era o centro financeiro, hoje os vendedores nos chamam e oferecem tudo. Se gostar de você, ainda lhe oferece um café turco ou um típico chá.

                    

                                    

       O Grande  Bazar é famoso também, por seus tapetes maravilhosos de lã, algodão e seda.

                            

 Pelas jóias de ouro e prata.

                          

 Peças em metal e cobre; artesanato de todo tipo;cerâmicas;  perfumes exóticos; lenços; peças em pedras típicas turcas; gamão em madrepérolas; casacos de couro; bolsas; roupas; camisetas; diversos tipos de souvernir;e até temperos.  Além de cafés, restaurantes, mesquitas, bancos, e muitas lojas.

                                      

       Mesmo que você não vá para comprar, a regra é pechinchar sempre, pois faz parte da cultura local. A arte de negociar é levada muito a sério. Eles dão um preço alto, você faz uma contra proposta, e se você nesta negociação, desite e ameaça ir embora, ele geralmente muda de postura e aceita para não perder a venda. Mas, tudo isso leva um bom tempo. E muitas vezes dá certo ,mas em outras não dá em nada. É preciso paciência e calma. Na cultura Turca, não se compra sem se barganhar; portanto o primeiro preço nunca será o último.

                                            

             O Mercado das Especiarias ou Mercado Egípcio, é uma mescla de sabores, cores, aromas, delícias a serem descobertas, frutas secas, iguarias, temperos, chás, um verdadeiro paraíso para os chefs… Você poderá cheirar e apreciar as especiarias com toda a tranqüilidade e a simpatia dos turcos, sempre oferecendo com orgulho doces exóticos para provarmos. Mesmo que não seja para comprar, é imperdível pelo seu colorido e variedade.

              

 

  Na região do Grande Bazar,  depois de passar horas em seu interior fazendo compras e negociando os preços, nada mais relaxante e delicioso do que um BANHO TURCO, num HAMAN. Essas casas de banho são uma herança romana. O Hamam Cemberlitas, é muito limpo e agradável. Está próximo do Grande Bazar , seguindo pela avenida do bonde até a próxima estação Cemberlitas, que leva o nome dohamam.

 

      O Hamam, possui uma recepção geral, mas os seus serviços são em alas separadas para homens e mulheres. Lá você também encontra uma loja que vende.toalhas, buchas, sabonetes e artigos para o banho.

      

 Você poderá fazer sauna, seguida de uma massagem , para a limpeza do seu corpo, feita com um tecido duro com cremes e espuma, . depois lavam seus cabelos massageando-os e depois disso, pode ficar na piscina, e saindo da piscina vai para outra massagem com óleo que é muito relaxante e depois retorna ao salão para tomar refrigerantes ou água para hidratar.

        Passar algumas horas no Hamam, com  certeza é muito relaxante !

 

      Próxima a entrada principal do  Grande Bazar, você encontrará  é a Mesquita  Beyazite , a mais antiga mesquita imperial da cidade, localizada na Praça Beyazit.

 

  A entrada da Mesquita tem 3 portas que se abrem para um pátio interno muito bonito.

                    

     Há um Átrio em mármore com a tradicional fonte de ablução , e é rodeado um um pórtico de cúpulas e colunas em granito verde.  A Mesquita Beyazit, é tradicional e atrai muitos fiéis.

                     

   Na mesma praça, ao lado da mesquita, fica o portão monumental da Universidade de Istambul, o antigo Ministério Otomano da Guerra,  Não é permitido o acesso, apenas aos estudantes identificados.

                         

 

       Como já citei acima, não se concebe uma visita a Istambul, sem passear pelo Bósforo de barco para visitar  outros monumentos importantes e apreciar a magnífica paisagem.

                                   

   Há transporte público entre as duas margens do estreito. Você poderá embarcar no Porto de Eminonu, ao lado da ponte Gálata.

            

   É bom chegar ao menos uma hora antes para conseguir um bom lugar no barco e fazer um rápido passeio pela região. Sob a ponte Gálata, há dezenas de restaurantes que servem peixes e o tradicional narguilé, espécie de cachimbo com água perfumada, muito usados pelos turcos.Aliás, se Se há um lugar maravilhoso de se comer peixes em Istambul, é a Ponte Gálata.  

                                   Os restaurantes, em sua maioria servem o tradicional sanduíche de peixe, que também são servidos há mais de 50 anos nas embarcações tradicionais amarradas aos cais, onde os vendedores gritam “ Balik ekmek! Balik ekmek! ( Peixe no pão!, Peixe no pão! )

 

        O sanduíche de peixe é uma comida típica de Istambul e consiste em pão, peixe frito na chapa, cebola,tomate, alface, todo regado com suco de limão e é barato.

 

  Dia e noite, pescadores  incansáveis, sempre com o seu sorriso e o seu balde de peixes frescos junto aos seus pés, parece que os pescadores não dormem. Uma fila deles serpenteia a ponte, afastam um pouco os seus anzóis quando os barcos passam pelo Corno de Ouro.

              

 Você vai finalmente pisar no continente asiático, no ponto final do estreito, e admirar o início do Mar Negro e comer frutos do mar.

                          

       A medida que o barco avança pelo Bósforo o horizonte de Istambul ganha a forma dos Minaretes das Mesquitas, que decoram a paisagem e parecem furar o céu. Cruzar o estreito é entender a cidade e viajar por séculos de história.

               

As águas que dividem a Europa da Ásia, contam um pouco do passado de guerras, riquezas, conquistas e derrotas protagonizadas na encruzilhada dos continentes.

                                   

    O Palácio Beylerbevi,  um dos outros belos monumentos, que fica às margens do Bósforo, é conhecido como Palácio de verão e fica no lado Asiático.  Depois do primeiro Palácio de madeira ter sido destruído por um incêndio, foi reconstruído em estilo barroco em 1865,no último período Otomano. Ricamente decorado, a sala com lustres e candelabros de cristais da Boehmia, enorme piscina, como fonte no centro, tapetes ao redor. Oferece vistas para as águas azuis do Bósforo.

 

 

            Sua fachada foi construída na face noroeste , o que faz com que seja mais fresco no verão, já que recebe pouca luz solar direta.

                   

 

      Ao redor do Palácio , uma área de 160.000m² incluía área para caça, um zoológico e o jardim continha espécies de plantas de todo o mundo. Hoje esse jardim, possui um agradável café para os turistas .

                 

         Os Portões laterais de ferro são lindos. Eles dão passagem para o cais, onde as embarcações antigamente paravam para abastecimento do Palácio e transporte do sultão e seus convidados.

                                           

                                                              

     A melhor vista de Istambul é a do alto da Torre de Gálata, a mais antiga torre de Istambul.

 Foi construída originalmente em madeira para servir de farol, mas pegou fogo, e foi destruída. Depois restaurada durante o império otomano. Neste período foi usada como prisão, farol, armazém e torre de observação.

                

    Com elevador e um lance de escada, a vista é realmente imperdível do Estreito do Bósforo, dos terraços da cidade .

 

 

       A Torre da Donzela, uma primitiva torre na pequena ilha do Bósforo, foi erguida com um objetivo militar. A torre atual, foi construída no século XVIII. Conta a lenda que o Rei levou sua filha até a Torre porque um oráculo previu sua morte por envenenamento, sendo mordida por uma serpente, ele a trancou na torre para evitar a tragédia. Mas, ela recebeu entre uma cesta de frutas , uma cobra, ela então morre com o veneno da cobra, e daí surge o nome do lugar Torre da Donzela. Atualmente funciona um restaurante e um café, no local.

                         

         De fato, a Ponte entre o Mediterrâneo e o Mar Negro, transformou Istambul, em uma das cidades importantes e estratégicas da Idade Média e da Idade Moderna, pois ainda hoje, o Bósforo é uma indispensável rota comercial.

                           

         Diariamente, centenas de cargueiros cruzam o estreito com bandeiras dos mais diferentes países. Grandes navios turísticos, pequenos barcos que ligam as duas margens e embarcações transportando as mais variadas mercadorias disputam espaço com as gaivotas que voam de um continente para o outro.

 

      

 

 

Gostou?!

Pagina principal