Córdoba

Postado em junho 16, 2012

                                                  

           Córdoba é uma  pequena cidade , onde cada recanto é uma surpresa. Recantos  floridos, monumentos e história . É na arquitetura que a cidade se destaca com suas casas  pintadas de branco,  e pátios multicoloridos, como na antiga tradição mourisca.

 

                  

                                      A influência Moura deixou marcas evidentes por toda região.

 

            

              Quando no século VIII os árabes entraram na Andaluzia, iniciaram em Córdoba, a construção de uma cidade que rivalizasse com as grandes metrópoles do mundo árabe: Bagdad, Damasco, Constantinopla e Cairo Iniciaram assim a construção de uma infinidade de mesquitas e palácios. Entre estas mesquitas encontrava-se aquela que se viria a tornar numa referência em todo o mundo Islâmico da época. Inspirada na de Damasco, a mesquita sofreu sucessivas ampliações até se tornar a enorme floresta de colunas e arcos vermelhos e bejes que os cristãos encontraram em 1236 quando da reconquista cristã do califado da Andaluzia.

 

            

             A Grande Mesquita resume o poderio cultural, político e religioso do Islã na Península Ibérica. No entanto, a imagem mais duradoura do complexo é a impressionante floresta de 850 colunas e arcos em ferradura das salas de oração, uma visão fascinante. A mesquita é ao mesmo tempo um deslumbrante museu não oficial sobre colunas e capitéis, pois durante sua construção absorveu produtos de edifícios romanos e visigóticos.

 

         

                   Córdoba continua sendo uma típica cidade moura com ruas estreitas e sinuosas (onde os carros não cabem), especialmente na região mais antiga do centro.

 

        Enquanto aqui se encontram as sinagogas e boa parte de monumentos antigos, a vida moderna gira em torno da Plaza de las Tendillas que tem a direita a praça de Corredera, construída no final do século XVII.

 

               

       Praça das Tendillas, deve o seu nome às pequenas tendas, bazares que teve em outros tempos. Desde o século passado este lugar começou a ser o centro da cidade Edifícios modernos delimitam a praça, no centro está uma fonte com uma estátua equestre.

      Praça Corredera é uma das praças mas populares de Córdoba,  e está situada no centro da cidade. A entrada nesta praça e feita através dos arcos (chamados) Alto e Baixo. Esta praça foi cenário de festas e eventos públicos, como corridas de touros, hoje em dia também  costumam  festejar  eventos importantes.

             

A Ponte Romana foi construída na era Romana pelo imperador Augusto e durante todos os séculos foi cenário de batalhas e revoluções que da construção original restam os pilares e alguns arcos.

 

             Visitar Córdoba, que fica bem próximo de Sevilha e Granada, é passear pelas suas ruas sinuosas, encontrar recantos floridos, se encantar pela belíssima Catedral de Sevilha, e tantas outras mesquitas e praças bem cuidadas.

                             

  • Amiga:
    Está lindo. Adorei! Levou-me a visitá-la outra vez. Foi muito gostosa a nossa viagem. Parabéns pelo seu trabalho.


Gostou?!

Pagina principal