Lisboa

Postado em dezembro 1, 2011

Lisboa é uma cidade iluminada. O Tejo e o Sol, quase sempre presente, fazem da capital portuguesa um espelho de cor, em que a beleza e singularidade arquitetônica não passam despercebidas. A cidade foi controlada pelos Mouros durante 450 anos.   Em meados do século XIII é que esta se tornou a capital do país.

No início da Época dos Descobrimentos, Lisboa enriqueceu ao tornar-se um importante centro para o comércio de jóias e especiarias. Quando Vasco da Gama descobriu o Caminho Marítimo para a Índia, foi  o começo da Época de Ouro da cidade. Ao longo dos séculos, Lisboa cresceu e foi mudando naturalmente.

Mais tarde, quando o centro da cidade foi destruído quase por completo pelo Terremoto de 1755, foi o Marquês de Pombal que se encarregou da sua reconstrução, criando assim a chamada Baixa Pombalina.

Em Lisboa, a  Praça do Comércio é o seu ponto principal. É também conhecida por Terreiro do Paço,  situada junto ao Rio Tejo, na zona que foi o local do palácio dos reis de Portugal,  durante cerca de dois séculos.

Os edifícios, com arcadas que circundam a praça, albergam alguns departamentos de vários Ministérios do Governo Português. E no Centro o Arco do Triunfo, da Praça do Comércio que dá início a Rua Augusta,construído para comemorar a reconstrução da cidade.

Importantes  monumentos  brilhando à luz de Lisboa e a sua região envolvente, como a Torre de Belém e o Mosteiro dos Jerônimos. O moderno espaço de lazer do Parque das Nações prova que Lisboa ainda mantém sua estreita ligação com o rio. Em contraste com isso, não perca os pitorescos bairros medievais de Alfama e Mouraria, acima do qual está o Castelo de São Jorge,que já foi residência oficial da família real.

O Castelo de São Jorge, está  situado em uma das colinas mais altas de Lisboa, o que nos permite um bela vista da cidade.

. Este Castelo, acompanhada pelo Bairro Alto na colina , o leva até ao centro da cidade baixa conhecida como a Baixa Pombalina. Lisboa está também no centro de uma região rica em diversidade.

É o mar, o rio, o clima e a natureza  que dão a esta região uma energia peculiar. Talvez seja por isso que Lisboa é uma cidade que é cheia de vida.

Para terminar o seu dia você pode experimentar a atmosfera tradicional e relaxante de uma Casa de Fado.

Você  vai  caminhar por uma Lisboa com mil anos de história., com uma zona ribeirinha que liga a monumental zona de Belém, até o moderno Parque das Nações, com inúmeras opções para visitar.

Centro Histórico de Lisboa

Situados na sua maior parte no centro de Lisboa, os bairros históricos são destino obrigatório para quem visita Lisboa, pela história, pela arquitetura, pelas pessoas .

O Bairro Alto é ótimo  para viver a cidade. Típico e popular,  possui imensos rasgos de modernidade, com lojas de roupa e de design e  muito bares.  Descobrir   suas ruas , ruelas e  becos, é imprescindível. Bons restaurantes lado a lado com livrarias intimistas, em que sempre acontecem coisas, casas de chá emparelhadas com lojas de design e lojas de roupa de alguns dos mais conceituados artistas portugueses. É um bairro apaixonante, cheio de atrações, combinando arrojo e sofisticação com tradição e antiguidade.

Depois do Bairro Alto, desça pelo Chiado, onde encontrará um ambiente ainda mais sofisticado. Ponto de encontro de jovens, artistas e intelectuais, o Chiado é a zona dos cafés emblemáticos, como “A Brasileira”, das escolas de arte, dos teatros e da história viva.

No bairro do Chiado, morou o mais ilustre poeta Fernando Pessoa, e era comum vê-lo no Café A Brasileira, onde há uma estátua que o representa, sentado numa das mesinhas.

A zona do Carmo, vizinha do Chiado, tem alguns pontos fascinantes da história da cidade, como o Convento e a Igreja do Carmo, que mantém a elegância e a imponência. Aí poderá visitar as ruínas,e também o Museu Arqueológico do Carmo, que inclui um espólio de peças pré-históricas, romanas, medievais, manuelinas, renascentistas e barrocas. O Largo do Carmo é também um local emblemático da história nacional recente, tendo sido palco privilegiado da revolução dos cravos, em 25 de Abril de 1974.

A ligação entre o Carmo e a Baixa é feita através de outro monumento fundamental da cidade, o irresistível Elevador de Santa Justa, também conhecido como o Elevador do Carmo,  situado na Baixa Lisboeta, precisamente no bairro do Chiado e faz a ligação da Baixa ao Bairro Alto.Possui duas cabines em madeira com latão, que fazem a subida/descida por dentro da torre de 45m de altura. No topo deparamo-nos com uma belíssima vista sobre a Baixa Pombalina. Não perca a oportunidade de descer ou subir por este elevador centenário, o único elevador vertical que presta um serviço público e que foi concebido por um discípulo de Gustave Eiffel, mantendo por isso um estilo arquitetônico peculiar.

Já na Baixa  no centro comercial da cidade, encontrará um forte polo de concentração de lojas e um local único para passear.

A Rua Augusta é a artéria principal da Baixa Pombalina, unindo o Terreiro do Paço, aberto para o rio e símbolo de poder, à belíssima Praça do Rossio.

Acima do Rossio, descubra a Avenida da Liberdade. Um passeio naquela que já foi, em pleno século XIX, o “Passeio Público” da cidade e onde as elites se juntavam para caminhar .

Hoje, encontram-se na Avenida as lojas de grandes marcas, onde se realizam as compras mais cosmopolitas e mais internacionais da cidade.

NO final da Avenida, há uma praça que homenageia o Marquês de Pombal, conhecida como rotunda. No alto de uma coluna a figura do Marques aparece com a mão sobre um leão, símbolo de poder e um olhar direcionado à Baixa, sua grande criação.

Se foi no Castelo que tudo começou, a história encontra-se em toda a cidade. Com mil anos de história, Lisboa está repleta de monumentos de grande importância, que traduzem alguns dos momentos mais fundamentais da história nacional.

Ressurgida das cinzas, a Baixa de Lisboa é um grande exemplo de superação. Foi uma ds regiões mais atingidas pelo tremor. Curiosamente Alfma foi o bairro menos atingido. Quem visita Alfama hoje, não imagina que já foi o bairro mais importante de Lisboa. No bairro, os edifícios apinham-se uns contra os outros em ruas inclinadas, e vêem-se roupas penduradas nas janelas das casas, marca registrada de Alfama.

A melhor maneira de conhecer o bairro é a pé. Alfama é cheia de ruelas, becos e escadas.

Sob a coodenação do Marquês, foi redesenhada , e grandes praças foram planejadas. A Praça dos Restauradores, caracterizada por um obelisco, para comemorar a independência de Portugal, representanto a liberdade e a vitória.

A Praça da Figueira, onde se destaca uma estátua equestre de D.João I, erquida em 1971, No novo projeto que o Marques de Pombal fez para a Baixa,a praça se transformou em mercado, que foi demolido em 1950. Hoje edifícios de 4 andares circundam a praça, e são ocupados com hotéis, cafés e comércio.

Em Lisboa há igrejas espalhadas por toda a cidade,  estes  templos fazem parte da história do País, mostrando de certa foram, a evolução econômica, arquitetônica do povo português. A Sé, apesar de ter sofrido diversos terremotos  e reformas, que resultaram numa mescla de estilos Arquitetônicos , continua sendo um templo imponente. Foi erquida no lugar de uma antiga mesquita. Inicialmente foi chamada de Igreja de Santa Maria Maior.

Bem perto do Castelo, na Graça, encontra-se a Igreja e Mosteiro de S.Vicente de Fora, um dos mais imponentes e notáveis monumentos religiosos da cidade. Construído logo a seguir à conquista da cidade aos mouros, foi o resultado de um voto do rei D.Afonso Henriques a S.Vicente durante o cerco à cidade em 1147.

Bem perto, você poderá apreciar a, a Feira da Ladra. ( terças e sábados ).  Algumas coisas  inúteis e velhas, mas a maior parte das vezes irresistíveis, assim como antiguidades preciosas. É um verdadeiro passeio cultural.

Descendo até Santa Apolônia e percorrendo essa zona ribeirinha, encontramos um original edifício, a Casa dos Bicos aliadas a elementos de estilo manuelino, junta-se a importância histórica , onde foi  encontrado  vestígios arqueológicos romanos.

Continuando pela zona ribeirinha, chegará àquele que é o bairro mais significativo  em termos de patrimônio relacionado com os descobrimentos: Belém.

Foi da sua praia, que partiram as naus do navegador Vasco da Gama à descoberta do caminho marítimo para a Índia e em todo o lado se respira a grandeza do outrora império.

O Mosteiro dos Jerônimos, mandado construir em 1501 por iniciativa do rei D.Manuel I e que só cem anos mais tarde viria a estar concluído. Implantado na grandiosa Praça do Império, o monumento integra elementos arquitetônicos e decorativos  , constituindo-se como um dos mais belos e grandiosos monumentos da capital.

A estes elementos arquitetônicos juntaram-se motivos  religiosos, naturalistas e náuticos, fundando-se um edifício considerado a jóia do estilo manuelino, exclusivamente português. A excelência arquitetônica é evidente, tendo sido reconhecido como Património Cultural da Humanidade pela UNESCO. Hoje, nas alas do antigo mosteiro, estão instalados o Museu da Marinha, fundamental para conhecer um pouco da história náutica portuguesa, e o Museu de Arqueologia. A igreja do mosteiro, a Igreja de Santa Maria de Belém, é um templo magnífico de três naves sustentadas por elegantes pilares que se articulam com uma abóbada ogivada, bela e única. A luminosidade, pelos filtros que os vitrais fazem dos raios solares, é extraordinária, tendo um carácter quase irreal. Os túmulos de Vasco da Gama e do poeta épico Luís de Camões encontram-se aí.

Também em Belém, junto ao rio, encontrará outro maravilhoso monumento do manuelino, classificado igualmente como Património Mundial pela UNESCO, a Torre de Belém.

Concebida no século XVI por Francisco Arruda, a Torre de Belém é constituída por uma torre quadrangular com baluarte poligonal orientada para o eixo do rio Tejo. A decoração exterior abunda com fachadas que evidenciam influências árabes e venezianas nos balcões e varandins, contrastando com o interior, bastante mais austero na sua decoração. Os elementos orgânicos do estilo manuelino estão aqui amplamente representados, ostentando a Torre de Belém a primeira representação da escultura de um animal africano, neste caso um rinoceronte.

Muito mais recente, mas invocando ainda a grandeza da época dos Descobrimentos, encontra-se em Belém o Padrão dos Descobrimentos. O monumento, de 1960, celebra o quinto centenário da morte do Infante D.Henrique, homenageando este impulsionador dos Descobrimentos mas também os navegadores portugueses mais fundamentais. Belém construiu, sem dúvida, a sua singularidade como símbolo da “idade de ouro” dos Descobrimentos.

Mas a modernidade e animação cultural estão igualmente presentes no CCB – Centro Cultural de Belém. Para passear pelos jardins extensos e de perder de vista, para admirar o rio e o Palácio de Belém , sede do governo, que é uma construção do século 16.

Para terminar o dia, vá à Antiga Confeitaria de Belém provar os docinhos mais tradicionais de Lisboa. os Pastéis de Belém.  portugues.  A tradição dos pastéis é tanta que em 2005, a Confeitaria, recebeu a Medalha de Honra da Cidade.

Parque das Nações

O Parque das Nações é hoje um espaço vivo, dinâmico e multifuncional. É a marca da Lisboa contemporânea, um local onde os lisboetas se divertem, apreciam espectáculos, passeiam, praticam esportes, fazem compras, trabalham e vivem.


Compreende a área onde se realizou a Exposição Mundial de 1998. Trata-se de um grande espaço  que juntou a cidade e o rio e que aproveitou, uma vasta frente ribeirinha com uma vista magnífica sobre a outra margem do rio e a Ponte Vasco da Gama. Inaugurada também em 1998, por ocasião da exposição mundial.
A EXPO’98 foi o marco que, há dez anos, transformou esta zona oriental da cidade num projeto com visão multidisciplinar. É uma importante parte da cidade, através da criação de um conceito novo e moderno de espaço urbano. ambientalmente integradas, que contribuíram de forma decisiva para a modernização e internacionalização de Lisboa. E que trouxeram os traços da arquitetura moderna a Lisboa, nas suas mais variadas expressões.

No Parque das Nações é, ainda, possível encontrar uma extensa zona de bares, restaurantes, esplanadas e lojas de design.

O oceanário de Lisboa : O Oceanário de Lisboa tem a missão de promover o conhecimento dos oceanos, sensibilizando os cidadãos para o dever da conservação do Património Natural, através da alteração dos seus comportamentos. Todos os anos, cerca de 1 milhão de pessoas percorrem a exposição do Oceanário, transformando-o no equipamento cultural mais visitado de Portugal. Alunos, professores, famílias e grupos organizados podem ainda experimentar um conjunto de atividades, desde visitas guiadas, workshops temáticos, palestras, concertos para bebés, festas de aniversário, e até passar uma noite especial lado a lado com os tubarões.


O Oceanário de Lisboa é composto por dois edifícios, ligados por uma ponte. O edifício principal, que alberga a exposição e está cercado por água, representa um navio pronto a zarpar. O edifício de apoio possui na sua fachada principal um painel com 55 mil azulejos, que reproduzem animais marinhos em tamanho gigante.

Cassino de  Lisboa: O Cassino Lisboa, localizado no Parque das Nações, mesmo em frente ao Oceanário, é o mais recente equipamento turístico de entretenimento da capital, de arquitetura minimalista e largas pa redes de vidro.  Dispõe  de uma grande sala de espectáculos, o Auditório dos Oceanos, além de bares, três restaurantes e zonas de animação, distribuídos por três pisos.


Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva: É um museu interativo de ciência e tecnologia apresentando regularmente várias exposições de carácter essencialmente lúdico, as suas exposições e atividades permitem aos visitantes explorar muitos e variados temas e experiências científicas e tecnológicas.
Torre Vasco da Gama: Com mais de 140 metros de altura, proporciona uma vista surpreendente sobre o Parque das Nações, o rio Tejo e Lisboa.

Teleférico:  Uma das melhores formas de apreciar a mais deslumbrante  vista do Parque das Nações e do rio Tejo, ao longo de um percurso de mais de mil metros.

Gare do Oriente: A Gare do Oriente, funciona como um elemento de ordenação urbana, imponente, e inclui um terminal rodoviário, parqueamento, estação de metro.

Ainda nessa região encontram-se outros pontos turísticos da cidade, como a Ponte 25 de Abril e o Cristo Rei de braços abertos, que lembra o nosso Cristo Redentor .

Arredores de Lisboa:

Não  distante do centro da cidade, estão  as estâncias balneárias  de Cascais e  Estoril e ainda  as colinas românticas da Serra de Sintra, onde a simbiose de palácios e natureza levou para a área a ser classificada como patrimônio mundial.

Sintra

Sintra é um ponto de atração inesgotável. A perfeita simbiose existente entre a natureza e o patrimônio edificado, levaram a UNESCO a considerá-la Património da Humanidade, na categoria de Paisagem Cultural, em 1995. Adorada ao longo dos tempos por artistas e escritores de todo o mundo, a paixão pela vila atingiu o seu auge no século XIX, em plena época romântica. Poetas como Lord Byron, que a intitulou de “Jardim do Paraíso Terreal”, ou escritores portugueses como Eça de Queiroz, que a notabilizou em tantas passagens dos seus livros, alimentaram uma aura na vila, que é sua por direito.


É exuberante em todos os sentidos. No fundo, é a fusão perfeita entre a riqueza natural e a beleza dos seus monumentos.  Começando pelo Centro Histórico da Vila, ergue-se o Paço Real, um dos muitos edifícios monumentais da região.  A Serra de Sintra, é imponente , com a sua verdejante vegetação, em que todos os passeios são possíveis. Sintra é um exemplo único de parques e jardins. Merecem destaque especial o Parque da Pena e os Jardins de Monserrate. É no alto da Serra, num dos seus cumes , que encontramos o Palácio da Pena, o mais completo e notável exemplar da arquitetura portuguesa do Romantismo, agora recuperado e pintado com as cores originais, destacando-se do verde selvagem. Construído a partir das ruínas do Mosteiro Jerônimo de Nossa Senhora da Pena, o palácio remonta a 1839.

Os monumentos que fazem parte da área classificada da UNESCO são inúmeros e merecem todos uma visita.  Passear pela vila e pela Serra, nos proporciona um encantamento proporcionado pela sua paisagem e pela sua típica neblina.

Aproveite para dar um passeio tranquilo a pé ou opte pelo mais pitoresco coche. As atrações de Sintra não se esgotam, principalmente no seu expoente romântico.

A proximidade com o mar faz também da região um destino único, possuindo algumas das mais belas praias atlânticas, das quais se destacam a Praia Grande e a Praia das Maçãs. Da vila para esta praia, percorrerá um inesquecível caminho ainda ligado pelos típicos eléctricos da região. Mais ao sul, o Cabo da Roca, ponto mais ocidental da Europa continental, eternizado por Camões como o local “onde a terra acaba e o mar começa…

CASCAIS  e   ESTORIL

Lisboa fica a cerca de meia hora de automóvel de Cascais e do Estoril ao longo da panorâmica estrada Marginal. O comboio também é uma excelente alternativa, deixando-o bem perto do centro da cidade. A viagem é maravilhosa e permite a descoberta da costa do Sol, onde a beleza única de Cascais se funde com o patrimônio histórico de Lisboa.

A Costa do Estoril é um local de descoberta obrigatória. Romântica, cosmopolita, plena de animação e  traduz da melhor forma a apresentação da região de Lisboa ao mar. Considerada por muitos a Riviera Portuguesa, o conjunto Estoril e Cascais é repleto de glamour e carisma. Contudo, a grande diversidade da sua oferta, cheia de atrativos e experiências, num espaço reduzido e de enquadramento excepcional em termos de natureza, cultura e patrimônio estende-se por toda esta maravilhosa Costa.

O Cassino de Estoril, é um dos polos mais representativos da animação nacional, oferecendo ao seu visitante um conjunto extraordinário de atividades  – desde as variadíssimas modalidades do jogo até grandes momentos de entretenimento, com espetáculos diários.

O patrimônio histórico, da pitoresca vila de Cascais, é um dos grandes motivos de interesse desta região, revelando importantes obras arquitetônicas e artísticas. A oferta cultural é riquíssima, e a natureza ocupa também um lugar de destaque.
Em complemento ao mar, os espaços verdes são também fundamentais para o equilíbrio ecológico da região. O Parque Natural Sintra-Cascais, é exemplo disso, representando não só um espaço único de proteção de espécies, mas também um ponto  de lazer. Admire as dunas selvagens e o mar indomável da Praia do Guincho, parte integrante do Parque Natural de Sintra-Cascais.

Situada perto da exclusiva Quinta da Marinha, com o seu campo de golfe e espaços de lazer, o Guincho é a praia favorita dos surfistas e de qualquer amante de desportos aquáticos, sendo também conhecido pelo seu bar de praia, as bicicletas de aluguel .

Monumentos, museus e todo o género de eventos culturais são uma constante em Cascais, desde concertos de música clássica a exposições de arte.Em Cascais e  Estoril, a vida cultural e a animação são uma constante, apoiada por uma oferta hoteleira diversificada e de qualidade.
Viradas para sul, as praias contiguamente ligadas a partir do estuário do Tejo oferecem aos seus visitantes águas calmas, finas areias e modernos equipamentos, para proporcionar toda a comodidade.

Local privilegiado para a prática de desportos náuticos, dos mais radicais aos mais sofisticados, a Costa do Estoril  , oferece condições únicas para os apaixonados pelo mar, com infra-estruturas de qualidade em que  se destaca a moderna Marina de Cascais.

Considerada a praia mais cosmopolita da costa do Estoril, o Tamariz é um dos locais de destaque , quando se fala em banhos de sol com glamour. A praia, situada a curta distância a pé do centro de Cascais, tem um excelente restaurante sobre o mar que se transforma numa discoteca muito frequentada nas noites quentes de Verão.

A vila  de Cascais reinventou-se e tornou-se uma refinada estância à beira-mar e um dos destinos mais sofisticados da área de Lisboa, exibindo uma atmosfera marítima e requintada , atraindo visitantes o ano inteiro.

Cascais foi outrora um elegante retiro de Verão da monarquia portuguesa durante o século XIX e um porto de abrigo da realeza europeia durante a Segunda Guerra MundiaL.  Com o passar dos tempos, esta atmosfera peculiar modificou-se e a cidade transformou-se num refinado pólo de cultura, com uma vibrante vida noturna e uma excelente  qualidade de vida .

Em Cascais e  Estoril, há uma grande  oferta gastronômica dos seus restaurantes. Prove alguns dos mais típicos pratos da zona, com destaque para o marisco e o peixe, como a Lagosta suada, o Robalo, o Sargo ou o memorável Linguado de Cascais.

O seu ambiente animado, criado pelos inúmeros bares e restaurantes, transforma a praça num local encantador e incontornável da cidade – um lugar especial para sair à noite! Se estiver por perto, percorra a Rua Direita, a principal rua de comércio da cidade, onde encontrará bonitas lojas e vendedores de rua. Aqui perto há também pequenos centros comerciais, e as famosas feiras de Cascais são excelentes oportunidades para adquirir peças de artesanato .

Um dos grandes sabores da vida é a adrenalina, e essa não falta à zona do Estoril, com uma oferta múltipla e variada para todos os desportistas. O Autódromo do Estoril, o mais importante circuito automobilista do país, é palco  competições nacionais e internacionais. Com um conjunto de magníficos campos, o panorama desta região para os adeptos do Golfe é,  muito aprazível.

Boa Viagem !

Gostou?!

Pagina principal