Moscou

Postado em novembro 4, 2011

 

Moscou é a capital e a maior cidade da Rússia. A cidade está localizada junto ao rio Moskva, com largas  avenidas , construções históricas, prédios modernos, e uma infinidade de letreiros com inscrições no alfabeto cirílico.

Hoje , Moscou atrai inúmeros turistas, e o ponto de partida para a nossa visita, não poderia deixar de ser no coração e na alma da cidade, Praça Vermelha,  Krasnaya ploshchad.

 


O nome Praça Vermelha, não é devido a cor dos tijolos ou dos muros, mas sim porque a palavra russa Krasnaya, pode significar bonito ou vermelho.

Dizem, que originalmente significava bonita, por estar situada à frente da Catedral de São Basílio.

Esta grande esplanada pavimentada ( praça vermelha e bela em russo), surgiu em 1493 de um bairro dizimado pelas chamas. A partir do mercado inicial, a construção progressiva de monumentos no século 17.  Local de manifestações e acontecimentos históricos. O Kremlin e a Praça Vermelha, simbolizam a grandiosidade e o poder de Moscou. É lá que pulsa o coração do país e de onde partem todas as ruas da cidade.

A Praça Vermelha é a praça mais famosa do mundo. Vizinha ao Kremlin, fica separada dele apenas por uma muralha.

Muralha do Kremlin:

O Portão da Ressurreição fica na entrada da Praça Vermelha e é composto por duas torres gêmeas que foram restauradas em 1995.

O Mausoléu de Lênin, morto em 1924, está situado na Praça Vermelha, junto às muralhas do Kremlin. Em seu interior, poderá ver o corpo embalsamado de Lênin. Pode ser visitado em alguns dias da semana, porém a fila é bem grande. As lápides brancas , são de sepulturas de outros vultos importantes, como: Josef Stalin, Brejve e Yuri Gagarin.( o primeiro ser humano a viajar pelo espaço).

Do outro lado, situa-se o shopping GUM, ( Glavny Universalny Magazin) o maior do gênero na Rússia, que abriga lojas sofisticadas e de grife, e setor de alimentação. Aqui, antigamente os moscovitas enfrentavam filas diárias para comprar alimentos e artigos necessários ao dia a dia.

O shopping GUM continua movimentado, porém, para os compradores de roupas de grife e frequentadores da praça de alimentação. O shopping ainda conta com uma belíssima arquitetura também no seu interior.

Na Praça Vermelha, a atração mais conhecida, é A Catedral de São Basílio , o Bem Aventurado. O templo foi construído por ordem de Ivan, o Terrível, para comemorar a retomada da cidade de Kazan, do poderio dos tártaros. Reza a lenda que após pronta, Ivan mandou cegar seu arquiteto, para que São Basílio, permanecesse única em sua beleza.

Ao norte da Praça Vermelha, está o Museu Histórico Nacional, construído no fim do século 19, o prédio abriga acervo que conta a história da Rússia.

Nas grandes cidades russas, o Kremlin (uma Fortaleza ) é a acrópole formada de palácios e igrejas protegidos por muralhas.

O Kremlin de Moscou, é uma grande área cercada por muralhas vermelhas, que guardam prédios importantes (parece um mega quarteirão, completamente cercado por um muro vermelho), foi construído em 1474 (por Ivan III – o Grande), representou o poder czarista até ser tomado pelo povo em 1917, durante a Revolução Russa. .

No Kremlin, encontra-se o Palácio do Kremlin, o Senado , a Torre do Grande Sino, o Canhão , a Catedral da Anunciação, enfim, um conjunto de Catedrais e outros Monumentos que vamos ver abaixo. Você poderá fazer uma visita, e pode ter a sorte de assistir a um dos desfiles de soldados. Ingresso à parte para a Câmara de Armas, mais conhecida como Tesouro do Kremlin. Há ainda a chance de você observar a exposição de jóias que acontece em um dos pavilhões do local; são peças impressionantes.

O Palácio Terem , das 11 cúpulas douradas em forma de cebola ,com o teto vermelho e branco, serviu de residência aos czares até Pedro, O Grande, decidir mudar-se para S. Petersburgo, em 1712 .

O Palácio Facetado, de estilo renascentista, está entre as catedrais da Assunção e da Anunciação. O Palácio foi assim nomeado por causa do trabalho em sua fachada, .com as paredes de calcário branco facetado.Já foi usado como sala de trono e sala de banquete dos czares.

Ambos os Palácios eram integrados ao Colossal Palácio do Grande Kremlin. Com 700 salas e enormes halls cerimoniais, hoje residência oficial do Presidente Russo.

A Torre de Trinity, antigamente era o portão por onde entravam as esposas e filhas dos czares no Kremlim, além dos patriarcas. Atualmente, é um dos portões que admite a entrada de visitantes.

A Catedral da Anunciação, um dos prédios que fazem parte deste conjunto, situada na praça das Catedrais, reinam cúpulas em forma de bulbo. (cúpulas bulbares evitam o acúmulo de neve).

A Catedral da Assunção, igreja oficial dos Czares, um gigantesco templo renascentista de linhas puras, coberto de domos de ouro.

A  Catedral de Cristo, o Salvador,  é a mais alta Igreja Ortodoxa do mundo.Tem a altura de um prédio de vinte andares. Foi construída em 1860, por ordem de Alexandre I e levou mais de vinte anos para ficar totalmente pronta. Em 1931, a catedral foi bombardeada e quase totalmente destruída, mas uma bela restauração trouxe seu esplendor de volta.

Diante da exuberância  deste conjunto de monumentos, podemos ainda mostrar aqui, o  Sino Real. O maior sino já construído. Foi fundido em 1701,  e inclui imagens de anjos e santos em alto relevo e 3 faixas de ornamentos vegetais. O lugar central da sua decoração, ocupam os retratos cunhados da realeza.

O sino tem uma história dramática, que começou com o decreto da Imperatriz Anna Ivanovna, de fundir um novo e maior sino, para quebrar o recorde do governante anterior. O sino ficou pronto , mas em 1737, houve um terrível incêndio em Moscou e o Sino Gigante caiu. Depois que o sino havia se quebrado, verificaram que o pequeno pedaço, tinha cerca de 14,5 toneladas. E então o Sino foi enterrado. Em 1834, Czar NicolaiI, ordenou limpá-lo e colocá-lo em cima do Pedestal. O Sino Real , é tido hoje como símbolo da arte de fundição russa, e admirado por todos que visitam Moscou.

Construído em 1586, por ordem do Czar Feodor I Ivanovich o Canhão , tem quase 1 metro de calibre, e um tubo de 40 toneladas. É todo ornamentado com pequenas inscrições e uma imagem do Czar. Apesar de toda a exuberância dos dois monumentos, o Canhão nunca foi usado e o sino nunca foi tocado.

Entre 1930 e 1950 Moscou presenciou o aparecimento de sete prédios enormes, em estilo gótico e tons acinzentadas. Eles tinham o propósito de demarcar o núcleo histórico da cidade e mostrar o poder de Stalin. Muitos chamam de Palácios de Stalin. Eles formam uma espécie de anel que circunda a parte mais importante da cidade e podem ser vistos de longe, pois são muito altos e diferentes das demais edificações. Hoje estes Palácios, estão ocupados por órgãos do Governo, Universidade, e até hotel.

Em poucos lugares do mundo pode-se perceber que as estações de metrô foram construídas com tamanha suntuosidade a ponto de se tornarem atração turística. Muitos consideram Palácio subterrâneo, um obra de Stalin, iniciada em 1932. E em 1939, já existia 22 estações servindo à população.

A estação Ploshchad Revolyutsii tem estátuas de bronze de cidadãos russos em tamanho natural.

A Novokuznetskaya tem painéis, no hall central da estação, com imagens de militares durante a II Guerra Mundial. A Teatralnaya é decorada com painéis no teto que mostram cenas do cotidiano do país. A entrada da Arbatskaya tem o formato da estrela vermelha soviética. O metrô russo foi um dos pioneiros. A komsomoskaya, tem um teto de mosaicos belíssimos.


Fazer um passeio, para conhecer as estações de Metro, é  imperdível. Se puder, vá com um guia, é muito difícil para o turista orientar-se sozinho em seu interior, até mesmo pela dificuldade da língua, e pelo diferente alfabeto cirílico, que indica as estações. Também, há que se ter bastante cuidado com os seus pertences.

Um passeio pela Rua Arbat, legendária rua de pedestres, tradicional ponto de encontro de artistas e poetas, músicos e boêmios, hoje atração turística com lojas de souvenirs, restaurantes, cafés com mesinhas no calçadão, e até o MC Donald’s, está lá !

Nas lojas de souvenirs, podem ser comprados artesanato de madeira,” matrioshkas”, caixinhas para jóias com desenhos pintados à mão, porcelana russa, bijouterias de âmbar, ….e muitas outras lembrancinhas. Você encontrará na Rua Arbat, ou também na rua Smolenskaja, uma área de pedestres com extensão aproximada de 2 km, não muito longe do Kremlin.

As “Matrioshkas” são bonequinhas feitas em madeira, pintadas em tons coloridos, que se encaixam umas dentro das outras. São típicas da Rússia. Boa sugestão de lembrança da viagem. Há muitos quiosques na Ulitsa Arbat com esses mimos.

Moscou à noite, é um passeio muito interessante, pois os Monumentos iluminados dão um colorido especial a esta bela cidade.

A Universidade Estatal de Moscou, fundada em 1755, é uma das mais antigas universidades russas. Atualmente conta em média 40.000 estudantes em cursos de graduação. O prédio, como falamos anteriormente, foi um dos chamados Palácios de Stalin.

Próximo à Universidade, você encontra o Vorobyovy Gory, o Monte dos Pardais. Devido a sua localização, à noite é bastante animada, repleta de jovens universitários. Você pode aproveitar a linda vista da cidade, se o tempo lhe ajudar.

O Famoso Circo de Moscou, fica na Tsvetnoi Boulvar, 13. Durante a Segunda Guerra Mundial, o “velho circo” 1880, alegrou multidões com imitações de soldados fascistas. Hoje acrobatas e animais domados apresentam seus números. Na entrada do teatro, o bronze do palhaço louri Kikouline e o seu carro, é parada obrigatória, para uma foto ,( mas fica muito cheia ) Se tiver oportunidade não deixe de ir. Vale a pena !

O Circo de Moscou, funciona em um teatro, e é um passeio de domingo de muitas famílias. Na entrada, alguns animais em exposição, e o espetáculo é muito bonito, e clássico.

Em Moscou é comum ouvir um concerto, assistir à ópera ou a um Balé. Seja nas salas de prestígio ou nos inúmeros pequenos teatros. Ou no Teatro Bolshoi, ( foto abaixo ). As grandes companhia Bolshoi / Kirov, não dão espetáculos no verão. Mas, o Teatro Bolshoi, é referência quando se trata de ballet Clássico. Procure no seu hotel, se há ingresso para um espetáculo. Vale a pena !

Em Moscou é evidente os contrastes do pós-comunismos. Igrejas que foram destruídas e abandonadas, foram reconstruídas e restauradas. Há um movimento intenso nas ruas, nas suas avenidas amplas. A construção de novos hotéis. E até nos” Palácios de Stalin”, hoje funciona o Hotel Radisson.

Moscou se rendeu a sociedade de consumo e hoje não tem apenas Matryoshkas, para oferecer, pois você pode encontrar em vários shoppings, roupas de grife e modelos novos da Nike. Ao caminhar por esta cidade, poderá apreciar belas paisagens, com destaque para o rio Moskva, que banha a cidade e lhe dá o nome, e suas águas originaram de belas pontes também para pedestres.

Aqui, nos despedimos de Moscou, e podemos dizer que valeu a pena !

Chislívava putí

( Boa Viagem )

  • Adorei!!! Ficou muito bonito e
    organizado.
    Parabéns!!!!!!
    Que Deus te ilumine sempre.
    bjs


Gostou?!

Pagina principal