CURIOSIDADES SOBRE OS CADEADOS DO AMOR !

Postado em outubro 22, 2011

Diz a lenda que um jovem apaixonado jurou amor eterno a uma jovem e para expressar este sentimento, gravou seus nomes em um cadeado e o trancou na grade da Ponte Hohenzollern e jogou a chave no Rio Rheim. A lenda diz ainda, que o romance só seria rompido se alguém encontrasse a chave e conseguisse ainda identificar e abrir o cadeado.

A tradição do cadeado começou a se popularizar na Itália, país de grande reputação romântica. Os chamados “lucchetti d’amore” começaram a aparecer em Florença e em pouco tempo se espalharam por toda a Europa .

Na maioria dos cadeados, os casais gravam os seus nomes, mas há algumas exceções. Alguns fazem citações como a de  Shakespeare: “O que o amor tem possibilidade de fazer, ousar, logo tentá-lo.” Alguns  cadeados trazem os símbolos chineses que significam “o mesmo coração.”

Para alguns casais, um cadeado normal não é o suficiente. Muitos prenderam na grade da ponte grandes cadeados em forma de coração. Outros decoram cadeados comuns com purpurina, pedras ou flores de plástico. Deixam a criatividade fluir….

Dizem que mais de  40 mil cadeados foram presos na ponte Hohenzollern em Colônia. A cada dia o número aumenta. Na ponte Milvian, em Roma, o peso dos cadeados fez com que um dos postes de iluminação caísse. De acordo com a empresa ferroviária alemã, Deutsche Bahn, a ponte em Colônia não corre riscos.

A Deutsche Bahn anunciou que iria remover os cadeados da ponte em Colônia. As pessoas protestaram e os cadeados permaneceram, com a condição de que não atrapalhem a circulação na ponte.

Este ano, quando estivemos por lá, ficamos impressionados com o número de cadeados presos na Ponte, fui pesquisar e encontrei estas informações e resolvi lhes contar.

No Brasil, ainda não tomei conhecimento deste movimento, mas se você souber desta novidade por aqui, é só postar nos Comentários.

  • Adorei amiga! A passagem por Colônia foi tão rápida que só agora estou conhecendo em mais detalhes fatos interessantes como este. Obrigada por nos presentear com este acréscimo de informações e mais fotos.


  • Muito interessante este post, eu nem sabia que esta onda estava acontecendo. Parabéns pelos Posts feitos por aqui. Vai colaborar para todos que pretendem viajar, uma boa fonte de consulta. Valeu !


Gostou?!

Pagina principal